Previdência tem come-cotas? Entenda a cobrança e tire suas dúvidas

Por Redação Onze

Previdência tem come-cotas

come-cotas é uma forma de antecipação do recolhimento do Imposto de Renda em investimentos financeiros. Dessa forma, mesmo quando a aplicação permanece ativa, sem que ocorra o resgate, a cobrança é feita e o valor relativo ao tributo, descontado.

Neste artigo, a gente esclarece tudo sobre a cobrança de antecipação tributária e como ela impacta a rentabilidade dos investimentos. Acompanhe!

O que é come-cotas?

Diversos tipos de aplicações financeiras são tributadas pelo Imposto de Renda (IR). Boa parte delas, inclusive, tem incidência do IRRF, que é o Imposto de Renda Retido na Fonte.

Como o nome sugere, o IRRF é descontado do investimento diretamente na sua origem. Assim, o investidor que tem ativos tributados na fonte já resgata seus rendimentos com o valor do IR descontado.

Vários fundos de investimento são tributados com o IRRF. É o caso dos fundos DI, cambiais, de renda fixa e multimercados, por exemplo.

A aplicação do Imposto de Renda é regressiva. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro passa investido, menores serão as suas taxas. Mais à frente, a gente confere a tabela regressiva do IR para entender melhor a sua aplicação prática.

Mas como o imposto é retido pela União? Bem, é aí que entra o come-cotas. O recolhimento do IR é feito semestralmente nos fundos, com a menor alíquota cobrada pelo tributo.

Assim, no último dia de maio e no último dia de novembro, o investimento é tributado com o Imposto de Renda. Lembre-se que a taxa utilizada sempre será aquela referente ao prazo mais distante.

O come-cotas aplica a menor taxa do IR a fim de antecipar o recolhimento do tributo. Mas pode ser que o investimento seja resgatado antes do tempo e, assim, o come-cotas deverá ser compensado – como veremos, a seguir.

Como o come-cotas funciona?

Para entender como funciona o come-cotas, vale observar a tabela regressiva do Imposto de Renda, sobre a qual falamos antes.

Basicamente, ela se divide entre fundos de curto e longo prazo. Confira:

Fundos de Curto Prazo

Prazo da aplicaçãoAlíquota do IR
Até 180 dias22,5%
Acima de 181 dias20%

Fundos de Longo Prazo

Prazo da aplicaçãoAlíquota do IR
Até 180 dias22,5%
Acima de 181 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

O come-cotas, como vimos, utiliza sempre a menor taxa do IR. Assim, a cada 6 meses, os fundos de curto prazo são tributados com IRRF em 20%, enquanto os de longo prazo consideram uma alíquota de 15%.

O Imposto de Renda, porém, deve incidir somente sobre o valor final da aplicação. Ou seja, o IR deve ser calculado sobre montante inicial somado aos seus rendimentos.

Como o come-cotas aplica as menores alíquotas do IRRF, pode haver diferença da cobrança da tributação quando o investimento é resgatado antes do prazo de 181 dias (fundos de curto prazo) e 721 dias (fundos de longo prazo).

Por exemplo, um investidor aplicou R$ 1.000 em um fundo de investimento. No período de 18 meses, houve três come-cotas à taxa de 15%. Mas chegando em 20 meses (ou 600 dias), ele decide fazer o resgate do valor aplicado. Nesse caso, o Imposto de Renda que deve ser recolhido é de 17,5%, considerando a faixa de tempo da tabela regressiva do IR.

Assim, no ato do saque do investimento, além dos 15% já descontados da aplicação, ainda haverá a diferença entre o tributo devido (17,5%) e o já efetivamente recolhido (15%).

Previdência tem come-cotas?

Alguns formatos de investimentos são tributados com o Imposto de Renda. Como a gente conferiu, vários tipos de fundos têm o recolhimento do tributo diretamente na fonte.

Ao mesmo tempo, outras aplicações financeiras contam com a isenção do IR, como os fundos de ações, imobiliários e fechados. E no caso da aposentadoria complementar? Será que previdência tem come-cotas?

A boa notícia é que os fundos de investimento em previdência privada estão livres da cobrança antecipada do IR, o que amplia a sua margem de rentabilidade. Uma preocupação a menos, não é verdade?

Taxas e tributos na previdência privada

A sua dúvida se previdência tem come-cotas foi respondida. Contudo, vale fazer uma observação sobre a previdência privada: apesar de serem isentos da antecipação tributária, existem outras taxas que incidem sobre o investimento.

Fique de olho nas taxas de administração, carregamento e performance. Afinal, os valores incidem diretamente sobre a aplicação realizada, além de qualquer movimentação realizada, podendo diminuir os seus rendimentos.

A taxa de administração, por exemplo, tem incidência periódica sobre os valores aplicados. A de carregamento, por sua vez, pode ser aplicada tanto a cada novo aporte quanto no momento do resgate do seu saldo.

Assim – mesmo não tendo o come-cotas – observe todos os custos que você pode ter com os planos de previdência privada, faça os cálculos e encontre aquele que é adequado ao seu perfil de investidor.

Por aqui, a gente já preparou vários conteúdos bem bacanas para que você consiga fazer essa análise com mais embasamento. Acesse o site da Onze e encontre o melhor plano de previdência privada para você.

A Onze é uma gestora de investimentos independente, que oferece planos de previdência para o público corporativo, de maneira que sejam adicionados à carteira de benefícios que a empresa oferece a seus funcionários. Assim, eles obtêm maior tranquilidade financeira e maior satisfação por ter seu trabalho valorizado pela sua organização.