LCI têm Imposto de Renda?

Por Redação Onze

lci tem imposto de renda

O fato dos investimentos em LCI não terem Imposto de Renda é, sem dúvida alguma, um grande atrativo para o investidor. 

Acompanhe o artigo a seguir para que você possa entender melhor o que é LCI, qual é a sua rentabilidade e liquidez e quais são as taxas cobradas. Vamos lá?

O que é LCI?

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é um investimento de renda fixa, geralmente pós-fixado. Esses títulos são emitidos por diferentes bancos para conseguir arrecadar recursos e oferecer capital para pessoas físicas e empresas do setor imobiliário.

Ou seja, ela nada mais é do que um empréstimo de dinheiro que o investidor faz para o banco e, em troca, o investidor recebe o dinheiro de volta após algum tempo, corrigido com juros. Já o banco, por sua vez, irá emprestar esse dinheiro aos seus clientes que forem solicitar crédito imobiliário.

Esse título foi criado pelo Governo Federal para conseguir obter recursos para o crédito imobiliário (LCI), assim como para o crédito agrícola no caso da LCA. Então, como uma forma de incentivar que o investidor aplicasse em LCI e LCA, o Governo deixou essa aplicação livre da cobrança de Imposto de Renda (IR).

Qual a rentabilidade e liquidez das Letras de Crédito?

Assim como outras aplicações financeiras, as letras de crédito (LCI e LCA) também possuem as suas próprias características com relação à rentabilidade e à liquidez. A seguir explicaremos melhor cada uma delas.

Rentabilidade

A rentabilidade da LCI e da LCA, geralmente, é pós-fixada, ou seja, ela irá pagar um determinado percentual do CDI, ou taxa DI, pelo período que o dinheiro permaneceu investido. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) corresponde à taxa de juros aplicada às operações que ocorrem entre as diferentes instituições bancárias. Muitas aplicações financeiras baseiam os seus rendimentos nessa taxa.

Em termos de comparação, a rentabilidade da LCI e da LCA costuma ficar um pouco abaixo da rentabilidade de CDBs. 

Entretanto, há incidência de IR sobre os rendimentos do CDB, enquanto que a tributação não incide sobre LCI / LCA. Assim, é necessário calcular a rentabilidade líquida do CDB ou outro investimento similar para fazer uma comparação correta.

Também estão disponíveis no mercado financeiro, apesar de serem menos comuns, algumas LCI e LCA que são pré-fixadas, ou seja, a rentabilidade é determinada no momento do investimento ou indexadas à inflação. 

Alguns dos exemplos de remunerações possíveis de serem encontradas no mercado:

  • Com rentabilidade pós-fixada: 95% do CDI;
  • Com rentabilidade pré-fixada: 10% ao ano;
  • Atrelada ao IPCA: 5% ao ano + o IPCA.

Liquidez

A liquidez representa a facilidade com que você pode resgatar o investimento e ter o dinheiro de volta, caso precise utilizá-lo. Nesse caso, as LCIs, desde 2024, passaram a ter carência mínima de 12 meses. Isso significa que, caso você faça a aplicação e precise resgatá-la antes desse período, isso não será possível.

Além disso, quando o investidor aplica o seu dinheiro em uma LCI, há um período de aplicação e, mesmo que os 12 meses mínimos já tenham passado, podem haver restrições para quem precisar fazer resgate antecipado. Há até mesmo alguns casos em que esse resgate não é sequer permitido.

Portanto, a principal recomendação é não investir a sua reserva de emergência nesses ativos, tendo certeza de que você poderá deixar o seu dinheiro aplicado até o final do investimento. Por isso, para ter uma boa reserva de emergência, é melhor optar por ativos que tenham liquidez diária, como é o caso de parte dos CDBs.

LCI têm cobrança de IR e outras taxas?

Uma das características importantes que devem ser verificadas antes de aplicar o seu dinheiro é a tributação que cada investimento possui. Alguns títulos possuem incidência de IR, de IOF (Imposto Sobre Operação Financeira), taxas de administração da corretora, entre outros tributos.

No caso do LCI, não há cobrança de imposto de renda e nem de IOF, considerando que o investidor manterá a LCI por pelo menos 12 meses. Porém, caso venda a LCI no mercado secundário antes de 30 dias, haverá incidência de IOF sobre a rentabilidade obtida.

Portanto, é uma excelente opção para diversificação de carteira para os investidores conservadores e que podem deixar o dinheiro rendendo por médio ou longo prazo.