Lista de ações – B3

Por Redação Onze

lista de ações b3

O excelente rendimento das ações têm atraído cada vez mais a atenção de investidores no Brasil. Eles preferem esse tipo de aplicação porque ela oferece alta liquidez e rentabilidade financeira. Mas, para obter bons resultados, é preciso conhecer bem o mercado financeiro e as empresas que estão na lista de ações da B3

Confira neste artigo a relação das ações listadas na B3 e mais informações sobre o mercado de ações. 

O que são ações?

As ações são títulos que representam uma fração do capital de uma companhia. As empresas ofertam suas ações na Bolsa de Valores (B3) com o objetivo de obter recursos para financiar novos projetos e aumentar seu valor de mercado. 

Para os investidores, as vantagens de comprar ações são excelentes. Afinal, eles se tornam acionistas e podem receber os lucros obtidos pela companhia durante o período. 

Outro benefício de se investir em títulos de renda variável é que as ações são aplicações com alta liquidez. Ou seja, é possível vender os títulos rapidamente no mercado e fazer novos investimentos em ações mais valorizadas. 

Por outro lado, esse tipo de aplicação também é considerado de alto risco. Isso porque os investidores podem ter perdas caso a empresa tenha prejuízo ou tenha um desempenho ruim no mercado. 

Mas é claro, os riscos podem ser minimizados desde que haja uma boa análise do mercado financeiro. Também é importante acompanhar as altas e baixas do mercado para saber os melhores momentos para investir. 

Aproveite e descubra como comprar ações de forma assertiva



Principais ações do mercado

Atualmente, existem mais de 400 empresas de capital aberto que vendem suas ações na bolsa de valores brasileira. Contudo, algumas delas ganham destaque por serem mais negociadas e em volumes maiores no mercado de capitais

Veja, a seguir, uma lista de ações da B3 que juntas representam cerca de 43,5% das negociações realizadas na bolsa de valores: 

VALE3

A VALE3 refere-se ao código de ações da Vale do Rio Doce. A mineradora têm ações negociadas não apenas no Brasil, mas também nas bolsas de valores da China, Nova York e Hong Kong. 

A empresa é considerada uma das mais importantes mineradoras do mundo. Para ter uma ideia, metade da produção da Vale é comprada pela China. Isso contribui para que o seu valor de mercado seja alto e suas ações sejam sinônimos de bons lucros. 

ITUB4

ITUB4 é o código das ações do Itaú Unibanco. A instituição ocupa o posto de maior banco privado do Brasil e está na listas das maiores companhias financeiras do país. 

Atualmente, o Itaú tem uma carteira com mais de 40 milhões de clientes, 4.000 agências e mais de 30 mil locais de atendimento. A cotação da ITUB4 desperta atenção dos investidores por suas ações serem muito negociadas na bolsa. 

BBDC4 

A BBDC4 está na lista de ações da B3 e refere-se aos títulos do Banco Bradesco. Controlado pela Fundação Bradesco e Companhia Cidade de Deus, o banco é o segundo maior do país. 

Em 2020, o Bradesco possui mais de 71 milhões de clientes, 4.600 agências e aproximadamente 99 mil colaboradores. O valor de mercado do banco aumentou significativamente após as várias incorporações feitas com outras empresas ao longo dos anos. 

As ações preferenciais (BBDC4) e as ordinárias (BBDC3) do Bradesco representam cerca de 10% no índice da B3. É importante destacar também que a BBDC4 é a que oferece maior liquidez. 

ABEV3 

A ABEV3 é o código das ações da AMBEV. A empresa tem destaque por ser a maior cervejaria localizada na América Latina. Ela está presente em 17 países da América Latina e América do Norte, sendo líder de mercado em 5 desses países.

A empresa é controlada atualmente pela AB InBev e tem como principais sócios  Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles. Além de estar na lista de ações B3, a AMBEV tem ADRs negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. 

PETR4

O PETR4 é o código das ações preferenciais da Petrobras. A empresa estatal tinha uma avaliação de mercado de R$358 milhões em 2018 e comercializa os produtos no Brasil e em mais de 17 países no mundo inteiro. 

A Petrobras se destaca no cenário mundial por ter uma produção de mais de 2 milhões de barris de petróleo e outros derivados diariamente. Atualmente, as ações preferenciais da PETR4 são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Buenos Aires, Madrid e Nova York. 

Ações listadas na B3



A lista de ações da B3 está dividida em 17 categorias diferentes. Nela, o investidor encontra títulos das principais empresas que possuem papéis negociados na bolsa de valores brasileira. Veja a seguir quais são as principais delas, mas você acessar a lista completa aqui

 

  • Nome de pregão: PETROBRAS PN

 

Código da ação: PETR4

Setor: Petróleo e gás 

 

  • Nome de pregão: PETROBRAS ON

 

Código da ação: PETR3

Setor: Petróleo e gás 

 

  • Nome de pregão: VALE ON

 

Código da ação: VALE3

Setor: Mineração

 

  • Nome de pregão: ITAUUNIBANCO PN

 

Código da ação:  ITUB4

Setor: Financeiro e operações bancárias 

 

  • Nome de pregão: BRADESCO PN

 

Código da ação: BBDC4

Setor: Financeiro e operações bancárias 

 

  • Nome de pregão: BRASIL ON

 

Código da ação: BBAS3

Setor: Financeiro e operações bancárias 

 

  • Nome de pregão: JBS ON

 

Código da ação: JBSS3

Setor: Consumo e varejo

 

  • Nome de pregão: SUZANO PAPEL ON

 

Código da ação: SUZB3

Setor: Indústria e comércio de celulose e papel

 

  • Nome de pregão: AMBEV S/A ON

 

Código da ação: ABEV3

Setor: Fabricação e distribuição de bebidas alcoólicas 

 

  • Nome de pregão: LOCALIZA ON

 

Código da ação: RENT3

Setor: Aluguel e gestão de frotas 

 

  • Nome de pregão: MAGAZ LUIZA ON

 

Código da ação: MGLU3C

Setor: Consumo e varejo

 

  • Nome de pregão: VIAVAREJO ON

 

Código da ação: VVAR3

Setor: Consumo e varejo

 

  • Nome de pregão: B3

 

Código da ação: B3SA3

Setor: Consumo e varejo

 

  • Nome de pregão: P.ACUCAR-CBD PN

 

Código da ação: PCAR4

Setor: Consumo e varejo

 

  • Nome de pregão: ITAUSA PN

 

Código da ação: ITSA4

Setor: Financeiro e operações bancárias 

 

  • Nome de pregão: CIELO ON

 

Código da ação: CIEL3

Setor: Financeiro e operações bancárias 

 

  • Nome de pregão: ELETROBRAS ON

 

Código da ação: ELET3

Setor: Energia e saneamento

 

  • Nome de pregão: KROTON ON

 

Código da ação: KROT3

Setor: Outros

 

  • Nome de pregão: NATURA ON

 

Código da ação: NATU3

Setor: Consumo e varejo

 

  • Nome de pregão: BRF SA ON

 

Código da ação: BRFS3

Setor: Consumo e varejo

Continue acompanhando o Blog da Onze Investimentos para ter mais dicas de investimentos para 2020 e de como diversificar a sua carteira.