Método Pomodoro: como usar para melhorar a produtividade

Por Redação Onze

Bastante popular entre aqueles que buscam melhorar a produtividade em suas tarefas, o método Pomodoro pode ajudar você a utilizar o tempo de forma muito mais proveitosa e eficiente. 

Para tanto, o foco dessa técnica que surgiu na Itália é um só: evitar que as distrações do ambiente se sobreponham à necessidade de foco para concluir uma atividade, seja ela pessoal ou profissional. 

Ao longo do artigo, vamos explicar como você pode se valer do método Pomodoro de forma simples e prática. Siga acompanhando!

Método Pomodoro: o que é?

O método Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo que pode ser aplicada a qualquer tipo de tarefa, seja para melhorar o desempenho nos estudos ou no trabalho. 

Tudo começou no final da década de 1980, quando o italiano Francesco Cirillo entrou na universidade e queria encontrar uma forma de focar em sua formação. 

Para isso, ele decidiu utilizar um timer de cozinha. Curiosamente, o seu tinha o formato de um tomate – em italiano, pomodoro. Durante 25 minutos, ele girava. Ao final do prazo, um barulho era emitido.

Ao longo desse intervalo, Cirillo se concentrava ao máximo em suas tarefas, sem admitir qualquer interrupção. Ao perceber o quão eficiente o método era, resolveu lançar um livro compartilhando a técnica.

Para que serve o método Pomodoro?

A utilização do Pomodoro está ligada à ideia de reduzir a ansiedade diante de um número elevado de tarefas a cumprir. 

Ao aumentar a concentração e o foco durante períodos delimitados, é possível medir a produtividade e entender melhor como as suas horas estão sendo gastas. 

Todo esse esforço serve para minimizar as distrações e aquela sensação de desperdício de tempo. Ou seja, fazendo melhor uso dos minutos disponíveis para a realização de tarefas.

Prós e contras do método Pomodoro

Um dos principais benefícios do método Pomodoro é incentivar a organização das tarefas programadas para o dia, facilitando a definição de prioridades. 

Além disso, ao ver a quantidade de atividades que consegue realizar em pequenos intervalos de tempo, a sua motivação tende a aumentar. A facilidade de aplicação da técnica também é um ponto positivo. 

Por outro lado, vale uma pequena ressalva: o método pressupõe que não somos capazes de nos manter focados por um período maior do que 25 minutos, o que pode não ser a realidade de todos. 

Cada pessoa possui um ritmo próprio, que pode envolver períodos mais longos de concentração. Ou seja, é importante considerar as suas particularidades e entender como você responde à técnica. 

Como usar o Pomodoro: passo a passo

Gostou do que viu até aqui sobre a técnica? Agora, veja um passo a passo sobre como incluir o método Pomodoro em sua rotina e ganhar em produtividade

1. Crie uma lista de tarefas

Comece o seu dia listando todas as tarefas que precisa realizar. Isso vai permitir que você estime melhor o seu tempo, defina prioridades e estabeleça metas. Ou seja, invista em organização.

2. Marque no cronômetro 25 minutos

Não é preciso ter um timer como o de Cirillo para marcar a passagem do tempo. O despertador do celular, por exemplo, é um ótimo aliado nessa hora. 

Caso queira entrar ainda mais no clima, no entanto, é possível baixar aplicativos criados especialmente para a aplicação do método Pomodoro. Flat Tomato e Meu Pomodoro são algumas das opções. 

O importante é que, durante esses 25 minutos, você mantenha foco total na tarefa. Uma boa dica é deixar o celular offline e evitar que as notificações desviem a sua atenção.

3. Faça uma pausa durante cinco minutos

Ao fim do ciclo, faça uma pausa de cinco minutos para descansar ou mesmo verificar o seu e-mail ou mensagens no celular. Também é importante já riscar da sua lista qual ou quais foram as tarefas realizadas durante os 25 minutos anteriores. 

4. Repita o processo

Quando a pausa acabar, recomece o processo: mantenha o foco durante 25 minutos e faça uma pausa de cinco minutos. No total, você deve completar quatro pomodoros (ciclos). 

5. Realize uma pausa de 30 minutos

Ao término dos quatro pomodoros, é hora de fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Esse é o momento para relaxar, tomar um cafezinho ou fazer um lanche. Quando acabar, é hora de reiniciar todo o processo. 

Uma dica importante é cancelar o pomodoro em andamento caso surja alguma situação que não pode esperar. No momento em que estiver livre, recomece. 

Como a produtividade ajuda na saúde financeira

Como deu para perceber, apostar na produtividade é também uma forma de melhorar a qualidade de vida. Afinal, se você finaliza as tarefas com agilidade e no prazo estabelecido para elas, sobra mais tempo para aproveitar a vida e os momentos de lazer. 

Tudo, é claro, desde que respeitando os próprios limites e necessidades de pausa, que podem ser muito particulares.

Quem também agradece é a sua saúde financeira, já que aumentar a produtividade pode também ter impacto nos rendimentos. Com um dinheiro extra, dá até para programar o futuro com muito mais tranquilidade. 

Já pensou, por exemplo, em investir em uma previdência privada? A Onze, primeira PrevTech do Brasil, é especialista em oferecer soluções pensadas para o público corporativo. 

É o caso dos planos patrocinados, nos quais o colaborador tem um valor descontado mensalmente de sua folha de pagamento, ao mesmo tempo em que a empresa também contribui com a sua aposentadoria. Todo o valor é depositado em um fundo de previdência em nome do funcionário.

Quer saber mais sobre a modalidade? Entre em contato conosco!