Momentum: Investir seguindo tendências

Por Redação Onze

momentum

No mundo dos investimentos, conhecer os indicadores mais importantes é fundamental para a tomada de boas decisões e garantir retornos financeiros positivos. No entanto, para isso, o investidor deve ter em mente que não há apenas uma única maneira de se analisar as ações disponíveis no mercado.

Isso porque cada analista tem as suas ferramentas e maneiras próprias de enxergar o mercado de ações. Confira o artigo abaixo e conheça mais sobre o indicador Momentum e como investir seguindo tendências.

O que é o Indicador Momentum?

De modo geral, pode-se entender o Indicador Momentum como uma ferramenta que determina a tendência de um ativo específico. Formado por meio de gráficos, geralmente na forma de osciladores, indica com que rapidez o preço do ativo se move.

Possivelmente, também pode determinar se algum movimento de preços vai continuar em sua trajetória ou mudará para outra.

Assim, esse indicador pode ser usado em qualquer ativo e também em qualquer período. Por esse motivo, muitos investidores, sejam iniciantes ou experientes, acreditam que o Indicador Momentum é extremamente útil para fazer investimentos inteligentes.

Indicador Momentum: investir seguindo tendências

O Indicador Momentum faz um comparativo do preço atual do ativo com seu preço de vários períodos anteriores. Dessa forma, quanto maior a diferença entre os valores, maiores serão as leituras do indicador. E se não houver nenhuma diferença, o indicador permanece no número 0.

O analista irá decidir o quanto de diferencial ele quer comparar. Portanto, o cálculo feito pelo Indicador Momentum é o preço atual menos o preço n vezes os períodos simples (n é o número de períodos escolhidos).

Em resumo, caso o preço atual for superior ao preço passado, então o indicador Momentum será positivo. Mas, em contrapartida, quando o preço atual se torna menor que o preço do passado, o indicador Momentum é considerado negativo.

Leia também: Value at Risk: saiba como avaliar os riscos de seu investimento.

Como utilizar o Indicador Momentum?

Existem duas maneiras em que o Indicador Momentum pode ser utilizado. São elas os sinais de compra e venda. Assim, você analisa se está vendendo uma posição comprada ou comprando para cobrir uma posição vendida.

De toda a forma, se o indicador Momentum retorna a zero, a maior parte ou todo o lucro provavelmente diminuiu. Ou pior, o investidor caiu de sua posição vencedora  e assumiu uma posição perdedora, com rentabilidade negativa.

Conheça agora duas maneiras em que você pode utilizar o Indicador Momentum para investir seguindo tendências.

Potencial de Compra

Pode ser usado quando o indicador Momentum estiver acima da linha zero porque significa que a tendência dos ativos reverte o seu curso. Portanto, atinge seu nível mais baixo ou excede as máximas recentes. Para os investidores, isso geralmente é considerado um sinal de alta.

Potencial de Venda

Já o potencial de venda é usado quando o indicador momentum fica abaixo da linha zero. O cruzamento da linha zero para baixo geralmente pode significar duas coisas: ou o ativo está revertendo sua tendência de alta ou está atingindo níveis abaixo dos mínimos recentes. Geralmente, os investidores interpretam esses eventos como sinais de baixa.

Mas, de acordo com especialistas, os possíveis sinais de compra e venda não devem estar vinculados apenas ao uso do indicador Momentum. E identificar divergências sobre diferentes indicadores é importante para a análise técnica final.

E para isso, além do Momentum, existem outros indicadores fundamentais para todos os investidores. Por meio deles, se tem conhecimento sobre dados disponíveis que resultam em um claro retrato da situação e desempenho recente das empresas.

Vale lembrar ainda que nenhum deles deve ser usado individualmente para analisar uma ação. Os investidores devem usá-los de forma conjunta para analisar o cenário total.

Principais indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são importantes porque medem a saúde financeira de uma empresa, assim como a sua rentabilidade.

Eles também podem ser utilizados para analisar  empresas de capital fechado. Desta forma, os principais indicadores são:

  • ROE (Return on Equity);
  • ROIC (Return on Invested Capital);
  • Dívida Líquida;
  • Dívida Líquida sobre Patrimônio Líquido;
  • Margem Bruta;
  • Margem Operacional;
  • Margem Líquida.

Return On Equity (ROE)

O ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido ou Return on Equity) é calculado por meio da divisão do Lucro Líquido na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) pelo Patrimônio Líquido, declarado no Balanço Patrimonial.

Esse indicador financeiro serve para medir o quanto uma empresa gera de lucro para cada real aplicado pelo acionista. Essa é a forma de a empresa gerar retorno para o capital próprio investido.

Return on Invested Capital (ROIC)

Do inglês Return Over Invested Capital, é o Retorno Sobre o Capital Investido. Ou seja, é o capital próprio somado ao capital de terceiros. Esse método é comum para determinar o desempenho financeiro de uma empresa e apresenta, em termos percentuais, quanto dinheiro a organização tem capacidade de gerar com o capital investido.

Similar ao ROE, O ROIC tem suas diferenças. Enquanto o ROE refere-se apenas ao retorno sobre o capital próprio, o ROIC refere-se ao retorno sobre o capital total investido.

Para calcular o ROIC deve-se subtrair os dividendos pagos durante o ano do lucro líquido e dividir a diferença pelo capital investido. Logo, a fórmula do ROIC é:

ROIC = Resultado Operacional / Valor Contábil do Capital Investido

Dívida Líquida (DL)

É a Dívida Bruta descontada das disponibilidades e aplicações da empresa. Em resumo, é a Dívida Total da companhia menos o caixa (do Balanço).

Dívida Líquida sobre Patrimônio Líquido (DL/PL)

A Dívida Líquida sobre Patrimônio Líquido mede quanto do patrimônio líquido da empresa equivale à sua dívida líquida. Assim, indica quanto uma empresa possui do seu patrimônio em dívidas. Para os analistas, quanto menor este indicador melhor.

Margem Bruta

É o Lucro Bruto dividido pela Receita Líquida, indicando a porcentagem de cada R$1,00 de venda que sobrou após o custo dos produtos e/ou serviços vendidos. Mede a rentabilidade após os custos, mas antes das despesas. Portanto, informa quanto a empresa está ganhando de resultado imediato da sua atividade.

Margem Operacional

Divide o resultado operacional da empresa sobre a receita líquida, mostrando qual foi o lucro operacional obtido pela empresa a cada unidade de venda realizada. Neste indicador, operacionais maiores indicam maior lucratividade.

Margem Líquida

É o Lucro Líquido dividido pela Receita Líquida. A Margem Líquida mede a fração de cada real de vendas que resultou em lucro líquido.

Agora que você já sabe o que é o Indicador Momentum e como investir seguindo tendências, aproveite e conheça como a equipe de profissionais da Onze pode te ajudar a gerir seu patrimônio financeiro em longo prazo.