O que você precisa para planejar o futuro e ter tranquilidade financeira

Por Redação Onze

planejar o futuro

Planejar o futuro financeiro é uma das medidas mais importantes para quem deseja ter uma aposentadoria tranquila. Afinal, a sua renda ao parar de trabalhar vai depender, especialmente, da maneira como você organiza as finanças nos dias de hoje.

Tendo esse cenário em mente, elaborar e gerenciar o orçamento pessoal e doméstico é um passo decisivo para a sua segurança financeira (e da sua família também), tanto no presente, quanto no futuro.

Quer aprender como fazer um planejamento para o futuro? Então, está no lugar certo. Neste artigo, vamos trazer todas as etapas para alcançar esse objetivo, assumir o controle do seu dinheiro e fazê-lo trabalhar a seu favor.

Acompanhe as dicas!

Por que planejar o futuro?

Para entender melhor por que você deve planejar o futuro, vamos imaginar um cenário juntos? Pense na sua aposentadoria: depois de longos 30 a 40 anos de atividade profissional, finalmente, chega a hora de “pendurar as chuteiras” e parar de trabalhar.

Quando esse momento chegar, a sua fonte de renda deixa de ser o salário ou a retirada da empresa na qual é dono e passa a ser o benefício concedido pelo INSS.

Apesar de não ter mais a rotina do trabalho, suas despesas diárias ainda vão se manter, certo? Estamos falando de alimentação, de moradia, de saúde, de transporte, de vestuário, de lazer e de tantas outras contas continuarão rodando.

Será que o benefício pago pelo INSS cobriria todos os seus gastos – somados aos da sua família? Se você acha que não, está aí um excelente argumento para que você comece a poupar hoje para ter uma aposentadoria mais tranquila.

Planejar o futuro financeiro é criar os cenários para daqui a 5, 15, 30 anos e estabelecer orçamentos saudáveis e realizáveis para cada período. Assim, o quanto antes você conseguir estabelecer um equilíbrio nas suas contas, investir e se organizar, menores serão os esforços atuais para cobrir as finanças futuras.

Planejamento x Estratégias Financeiras

O planejamento para o futuro, envolvendo as finanças, funciona como um guia, um roteiro a ser seguido. Como analogia, pense em um plano de viagem, por exemplo.

Nesse caso, o viajante define um destino e pesquisa pelas alternativas que o transportem do seu ponto de origem até o local de chegada. Ele analisa ainda, meios de transporte, hospedagem, alimentação e, enfim, elege o melhor caminho que o leve até onde deseja chegar

Planejar suas finanças passa, basicamente, pelas mesmas tarefas. Você deve ter um objetivo claro em mente e estudar de que forma ele pode ser alcançado.

Nesse meio tempo, precisa entender como a sua situação atual pode ser transformada na realização dos seus objetivos. Ou seja, como as suas contas de hoje podem se transformar no orçamento futuro desejado.

Será necessário, ainda, entender que ações podem ser utilizadas e se revelam como fundamentais para o alcance dos resultados. Dentre elas, estão as seguintes:

  • Estabelecer o corte de custos
  • Trabalhar para o aumento de receitas
  • Buscar a negociação de dívidas
  • Fazer investimentos financeiros.

Tudo isso só reforçar que determinar metas, prazos, estratégias e táticas para seu orçamento é muito importante ao planejar o futuro. Além de organizar o processo, seus objetivos serão uma motivação para que o projeto não seja abandonado pelo caminho, assim que o primeiro revés acontecer.

Como fazer um planejamento para o futuro: passo a passo

Planejar seu orçamento não é só anotar os recebimentos e gastos. Um plano que seja saudável para o futuro exige estratégia e análise.

Quer aprender como fazer? Veja, nos próximos tópicos, como fazer seu planejamento para o futuro e manter seu dinheiro sob controle para realizar sonhos e metas.

1. Organize contas

Quanto do seu orçamento está comprometido com contas básicas, dispensáveis e investimentos? Não sabe? Então, hora de pegar papel e caneta – ou criar uma planilha – e listar todas as suas rendas e despesas.

Sem organização orçamentária, nem o presente, nem o futuro financeiro estão garantidos. Portanto, estruture o seu orçamento por, pelo menos, 6 meses à frente.

2. Estipule objetivos, metas e prazos

Com as fontes de renda e de gastos anotadas, você consegue ter mais clareza sobre o quanto entra de dinheiro. Ainda mais importante, dá para enxergar o quanto e por onde sai cada centavo.

É nesse momento que você deve fazer análises:

  1. Diagnóstico da situação financeira
  2. Definição de objetivos, metas e prazo.

Ao estudar seu orçamento, você vai encontrar os gargalos e desperdícios financeiros. Além disso, vai entender onde dá para mexer e onde não é possível alterar.

É aí que entra a segunda etapa: somente após uma visão crítica da situação real das suas finanças, você consegue definir um objetivo financeiro e planejar o futuro. A partir dele, divida o caminho em metas e prazos realizáveis, porém desafiadores, para manter a motivação.

3. Invista em previdência privada

Por fim, pensar em planejamento para o futuro financeiro passa por fazer uma reserva mensal para a aposentadoria. Ou seja, poupar hoje para aproveitar a renda lá na frente.

Vamos a um exemplo bem simples: se uma pessoa tem 45 anos, quer se aposentar aos 65 com R$ 500 mil em conta, precisa fazer uma reserva mensal de R$ 2.083.

Nesse mesmo objetivo, um investidor de 25 anos desembolsará metade do valor para ter a mesma poupança na aposentadoria. Ou seja, quanto antes começar a planejar o futuro e investir, menores serão os esforços financeiros atuais.

Assim, depois que você organizar suas finanças e criar objetivos, invista em previdência privada. Essa é uma aplicação financeira que tem uma série de vantagens a considerar.

Por exemplo, você recebe ao fim do plano o valor total aplicado somado aos rendimentos de todo o período investido. Dessa forma, você faz uma reserva para a aposentadoria e, de quebra, ainda vê os juros trabalhando a seu favor.

Como a primeira PrevTech do Brasil, a Onze vem transformando o cenário. Somos uma gestora de investimentos independente, que oferece planos de previdência para o público corporativo.

Com a gente, você tem uma alocação inteligente de recursos que faz todo o sentido para a empresa que deseja propiciar maior tranquilidade financeira e satisfação para seus colaboradores.