Por que a ação da Gerdau é tão popular?

Por Redação Onze

por-que-a-acao-da-gerdau-e-tao-popular

Por que razão as ações da Gerdau estão entre as mais negociadas na bolsa brasileira? No dia 21 de setembro, por exemplo, a ação GGBR3 teve um volume de 1,17 milhões de negociações. O que torna a Gerdau uma empresa tão interessante para o investidor?

Quem investe em ações costuma procurar pelas chamadas blue chips. Blue chip é o nome que se dá a empresas que são mais consolidadas no mercado. Entre as ações que têm este perfil no mercado de capitais brasileiro está a da Gerdau.

A Gerdau é uma empresa siderúrgica centenária que nasceu no Rio Grande do Sul e hoje é uma multinacional, com operações industriais em 14 países nas Américas, Europa e Ásia. Hoje o Brasil responde por 45% da margem EBITDA da empresa, com o restante distribuído no resto do mundo. Isso reduz a sua volatilidade e sua exposição aos riscos relacionados a economia de um país.

As ações da Gerdau fazem parte dos índices IBrX 100 e IBrX 50, que reúnem respectivamente as 100 e as 50 ações mais negociadas na B3. Este é um indicador de que as ações da empresa apresentam alta liquidez.

As ações da Gerdau também têm participação relevante no Ibovespa, principal índice de mercado de ações brasileiro. Por isso, normalmente seu valor oscila alinhado ao mercado, exceto quando há notícias específicas que impactam o seu negócio. Isto também traz previsibilidade ao comportamento do ativo, o que traz segurança ao investidor.
Por conta dessas características, as ações da Gerdau acabam sendo uma opção conservadora para quem quer aplicar sua poupança em renda variável. Isso porque a oscilação dos papeis acaba sendo mais previsível, o que traz segurança ao investidor.

O setor siderúrgico interessa aos investidores, porque é bastante conhecido dos analistas. E mais, este conhecimento consolidado permite que sejam feitas projeções mais precisas sobre a performance financeira das empresas e o potencial de mercado, o que também traz segurança ao investidor.

O setor siderúrgico no Brasil tem uma presença relevante na economia nacional. De acordo com o Instituto Aço Brasil, o país é o quinto maior exportador líquido de aço, ou seja, as exportações de aço brasileira superam as importações em 13 bilhões de toneladas. O setor contribui com US$ 5,8 bilhões para o saldo comercial brasileiro, e a indústria do aço brasileira exporta para mais de 100 países.

Ou seja, as ações da Gerdau são populares porque elas trazem segurança e previsibilidade ao investidor.