5 dicas para montar um portfólio equilibrado de investimentos

Por Redação Onze

portfólio equilibrado

Na hora de escolher onde investir o seu dinheiro, é fundamental que você tenha um portfólio equilibrado. Aliás, esta é a chave para que você consiga obter sucesso a longo prazo com os seus investimentos.

Por isso, se você tem interesse em diversificar a sua carteira de investimentos, confira o artigo a seguir. Descubra o que é um portfólio equilibrado e quais ativos não podem faltar na sua vida de investidor.

O que é um portfólio equilibrado?

Um portfólio equilibrado, ou uma carteira de investimento equilibrada, é quando o investidor tem o seu dinheiro aplicado em diferentes tipos de ativos e de diferentes classes. Por exemplo, os ativos estariam divididos em fundos imobiliários, ações e renda fixa.

Essa diversificação é importante porque os investimentos estão sujeitos a uma grande diversidade de fatores que podem afetar a rentabilidade dos seus ativos. Entre esses fatores, podemos citar desde o crescimento econômico de um país até a saúde financeira da empresa que você tem ações.

Além disso, quando você diversifica o seu portfólio, você também fica menos exposto aos riscos porque o dinheiro não está aplicado em um único título. Desta forma, quando a renda fixa não estiver rendendo muito, por exemplo, os fundos imobiliários podem oferecer um melhor retorno financeiro.

Fórmula 60/40

Alguns especialistas recomendam que ao escolher os ativos, o seu dinheiro seja investido seguindo-se a fórmula 60/40.

Isso significa que 60% do seu patrimônio estaria investido em renda variável, ou seja, ações, opções, fundos de investimento imobiliário (FIIs) e BMF. Enquanto isso, os outros 40% do seu patrimônio estariam aplicados em renda fixa. Alguns exemplos são: tesouro direto, CDB, LCI, LCA e CDB.

Isso lhe garante a possibilidade de poder arriscar um pouco, mas, ao mesmo tempo, mantendo uma boa parte do seu dinheiro em uma aplicação mais segura, mesmo com rendimento baixo.

Entretanto, para quem está entrando no mundo dos investimentos agora, é melhor ter cautela. O mais recomendado, nesse caso, seria manter 60% no patrimônio em renda fixa, e 40% em renda variável.

Mas, é claro que isso depende do seu perfil de investidor e se você precisa de retorno financeiro a curto, médio ou longo prazo.

Perfil de investidor

Antes de começar a investir, é importante que você descubra qual é o seu perfil de investidor. Afinal, ele irá te ajudar a traçar as suas estratégias de ganhos. De forma resumida, os perfis são:

  • Conservador Aquele que não tolera riscos e prefere ganhar menos do que perder dinheiro. Possui apenas ativos de renda fixa;
  • Moderado Tolera exposição a risco no curto prazo, mas quer estabilidade a longo prazo. A maior parte do dinheiro está aplicada em renda fixa, e uma parte menor em renda variável;
  • Arrojado Mais tolerante ao risco, conhece melhor o mercado financeiro, concentra a maior parte dos investimentos em renda variável.

Vale lembrar que o seu perfil pode mudar ao longo dos anos. Por exemplo, se ao começar a investir você era conservador, conforme for adquirindo maior estabilidade e maior conhecimento do mercado financeiro, você pode ser tornar um investidor arrojado.

Objetivo do Investimento

Outro ponto fundamental na hora de ter um portfólio equilibrado, é saber em quanto tempo você terá o retorno financeiro. O ideal é que você mire sempre no longo prazo, mas é importante conhecer quais são as outras opções:

  • Curto prazo Pode ser entre algo entre 2 semanas e 2 anos. Mais indicado para quem é mais experiente. Para quem está iniciando e tem um prazo de até 7 meses, as opções podem ser o tesouro direto, LCI, LCA e CDB;
  • Médio prazo Entre 2 e 5 anos. Neste período fica mais fácil de fazer investimentos com menos risco. Pode-se manter a maior parte em renda fixa e uma parcela menor em renda variável;
  • Longo prazo Acima de 5 anos. É geralmente onde a maioria dos investidores faz planos. Nesse caso, pode haver uma diversificação do portfólio entre renda fixa e variável, conforme a necessidade e o desejo do investidor.

Quais os principais ativos que um portfólio equilibrado deve ter?

Veja agora quais são os ativos que todo portfólio equilibrado deve ter.

Ações

Para quem quer riqueza a longo prazo, esse é provavelmente o ativo mais importante do seu portfólio equilibrado. Mas, investir em ações sem ter a devida experiência pode resultar em grandes perdas. Portanto, comece com pouco.

Além disso, é importante estudar o mercado de ações e conhecer o valor de mercado da empresa que você deseja adquirir as ações. E ainda, opte por diversificar os setores do mercado, por exemplo, compre ações de empresas da área de tecnologia, finanças, alimentação, etc.

Fundos Imobiliários

Em tempos de taxa Selic baixa, geralmente os Fundos Imobiliários se aquecem. Portanto, neste momento da economia, esse tipo de investimento tem crescido.

Nos FIIs, você passa a ser indiretamente o dono de algum imóvel, como shopping, hospitais, galpões logísticos, dentre outros, e recebe aluguéis desses locais. Eles são administrados por gestores e ainda são relativamente seguros.

Renda Fixa

Por mais que essa não seja a melhor opção para quem quer enriquecer, é uma ótima forma de iniciar os investimentos. Além disso, alguns investidores preferem juntar uma quantia maior de dinheiro para conseguir aplicações melhores.

E nesse caso, muitas das opções de renda fixa são indicadas para isso. Pelo menos assim você não vai perder dinheiro, ou perde pouco, o valor de compra. Desde que não esteja na poupança, claro!

Como obter um portfólio equilibrado?

Como você deve ter percebido, são muitas as opções de investimento para que você possa ter um portfólio equilibrado.

Confira agora algumas dicas importantes para garantir uma carteira de investimentos diversificada e segura:

  1. Conheça o seu perfil de investidor. É a partir dele que você poderá saber quais são os investimentos mais indicados entre renda fixa e variável;
  2. Tenha um objetivo para o seu investimento. Saber para que você está investindo e em quanto tempo você precisará de um retorno é fundamental para conseguir aplicar em ativos que possam ser mais rentáveis a curto, médio ou longo prazo, e ainda diversificar entre eles;
  3. Inicie pelos investimentos menos arriscados. É natural que o investidor queira sempre obter melhores rendimentos, mas para quem está iniciando, é melhor evitar grandes riscos;
  4. Estude sempre. Isso pode parecer meio óbvio para quem investe, mas estudar e conhecer melhor a respeito do mercado financeiro é crucial. Somente assim você consegue traçar melhores estratégias para o seu dinheiro. E conforme você ficar mais experiente e aceitar um pouco mais a volatilidade, poderá se arriscar no mundo da bolsa de valores;
  5. Para quem investe em ações, é essencial acompanhar os balanços das empresas que você possui ativos. Isso facilita a tomada de decisões e saber quando é hora de vender um ativo ou de adquirir mais.

O mais importante é conhecer e estudar a respeito do investimento que você quer realizar. E para te ajudar, temos diversos artigos para que você consiga investir melhor o seu dinheiro. Continue acompanhando o blog da Onze Investimentos.