Vale a pena fazer a previdência privada Caixa? Confira nossa análise!

Por Redação Onze

previdência privada caixa

Em tempos de reforma da previdência e aumento da expectativa de vida da população, a aposentadoria tem se tornado bastante incerta para grande parte dos brasileiros.

Por isso, planos privados tem se tornado cada vez mais atrativos aos olhos dos trabalhadores, já que representam uma alternativa promissora de estabilidade financeira a longo prazo.

A previdência privada consiste em um fundo de investimentos de contribuição mensal que se acumula com o objetivo de gerar uma quantia fixa de renda posteriormente.

É semelhante, nesse sentido, à previdência social, em que uma contribuição fixa mensal dá direito a uma aposentadoria. Existem tipos de previdência privada e múltiplas opções de tempo de investimento, valor de contribuição mensal e formas de rendimento, bem como ofertas por bancos e seguradoras diversas.

Quando se pensa em investimentos desse tipo, a Previdência Privada da Caixa Econômica Federal é uma das mais conhecidas entre os brasileiros.

Famosa por suas possibilidades de investimento e taxas interessantes ao cliente, a instituição financeira do governo pode representar uma opção segura e vantajosa para os consumidores que desejam contratar esse tipo de serviço.

No entanto, antes de realmente fazer a opção pela Caixa e fechar o contrato, é importante entender quais as condições de pagamento, tempo de investimento, taxas e estabilidade para decidir se a previdência privada Caixa é realmente a opção mais interessante para o seu perfil financeiro e de consumidor.

Pensando nisso, preparamos uma análise completa de todos esses itens para você. Confira!



Previdência privada Caixa: vale a pena?

Prós

Segurança: a Caixa atende seus clientes tanto nas agências físicas quanto pela internet. Todas as informações enviadas para o banco passam por modelos de segurança criptografados, o que garante a proteção das informações confidenciais que são fornecidos – nome, documentos, endereço e dados financeiros estão a salvo de invasões.

No entanto, é preciso ter cuidado com sites e ligações maliciosas, que pode solicitar seus dados indevidamente. A Caixa não solicita dados confidenciais, como senhas, por SMS ou whatsapp. Fique atento!

Estabilidade: a Caixa é um banco do governo federal. Ou seja, as suas chances de falência podem ser consideradas menores do que as de instituições privadas.

Outro ponto importante é o tipo do plano previdenciário que será feito. Basicamente, existem duas modalidades: Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL).

A principal diferença entre os dois é a tributação. O PGBL é o mais indicado para pessoas que efetuam a declaração do imposto de renda (IR) pelo formulário completo. Para essas pessoas, o PGBL é interessante porque pode ser deduzido da declaração até um limite de 12% da renda bruta. No entanto, quando houver o resgate do dinheiro, deverá ser pago imposto sobre ele. Perceba que, nesse caso, o imposto será então pago pelo montante final, que é a soma entre o investimento e seu rendimento ao longo do tempo.

Já o VGBL é mais interessante para as pessoas que fazem a declaração simplificada ou para que é isento da declaração de imposto de renda. O pagamento do imposto, nesse caso, é somente sobre os rendimentos e não incide sobre o montante que está sendo acumualado com o plano previdenciário.

Reputação: a Caixa conta com unidades em praticamente todas as cidades e regiões do país. Além disso, existem muitos canais de atendimento que podem ser acessados para falar com um de seus representantes, o que costuma ser uma coisa positiva aos olhos do cliente. Em relação às reclamações em ambiente digital, o site Reclame Aqui aponta uma nota de 8,1 para a Previdência Caixa, o que corresponde a categoria Ótimo. Além disso, praticamente todas as postagens estão respondidas, o que também é interessante para sinalizar que o atendimento acontece e costuma ser satisfatório.



Contras

Retenção: o objetivo de uma previdência privada é ter uma renda fixa em um momento futuro da vida, tal qual uma aposentadoria regular. Isso significa que um investimento nessa categoria implica em uma retenção momentânea do dinheiro, que está sendo acumulado em prol de rendimentos mais altos e de um montante que poderá ser utilizado depois.

No caso da Caixa, porém, o resgate da previdência funciona como um saque simples que é realizado antes antes do período combinado. Para efetuá-lo, é preciso aguardar um período de carência e um intervalo de 60 dias entre um saque e outro. Vale a pena lembrar, porém, que esse resgate reduz o montante acumulado e, consequentemente, o valor do rendimento que irá estar disponível adiante.

Taxas: como qualquer agência bancária, a Caixa realiza a cobrança de taxas sobre os valores pagos para seus planos de previdência. Incidem as taxas administrativas e a taxa de carregamento. Não existe a cobrança de taxa de entrada, porém, o que pode ser considerado um diferencial em relação a outras opções. Contudo, o pagamento das taxas e dos impostos são despesas que devem ser consideradas na hora de calcular o investimento e o retorno da operação.

Renda: existem muitas opções de valor de parcela e de tempo de investimento e cada perfil de usuário deve avaliar qual a melhor Previdência Privada Caixa para investir. No entanto, é preciso ter em mente que se trata de um investimento de longo prazo e contínuo; ou seja, é preciso que o valor seja pago todos os meses, assim como acontece com a contribuição com o INSS.

Por isso, é fundamental considerar que o comprometimento da renda deve ser avaliado com muita cautela. É importante estar com as finanças organizadas para poder ver exatamente o quanto pode ser disponibilizado para o investimento e também qual a quantia e a modalidade que deve ser escolhida.

Ter informações completas e bem detalhadas é o primeiro passo para a escolha de um investimento, qualquer que seja ele. A Onze oferece uma série de dicas de especialistas para você e nossa consultoria especializada permite que clientes de todos os níveis de experiência possam se tornar investidores bem sucedidos e contentes. Venha conferir!

Leia também