8 dicas para economizar no mercado

Por Redação Onze

como-economizar-no-mercado

De modo geral, poupar dinheiro é uma atitude válida para qualquer pessoa que se preocupa com o futuro, pois quem economiza tende a garantir uma vida mais segura e tranquila em relação as finanças. Por isso, hoje você vai conferir dicas valiosas para economizar no mercado, já que pequenos detalhes podem melhorar esse cenário.

O valor final da compra costuma ser motivo de indignação para qualquer pessoa que tem a missão de abastecer a geladeira e a despensa. Saiba agora mesmo como fazer compras de maneira econômica.

Como economizar no mercado: 8 dicas

Você já deve ter sentido a sensação de economizar no mercado ao mudar pequenos hábitos na hora das compras. Essa percepção é real. Há estratégias muito fáceis de aplicar e que rendem uma economia considerável ao final do mês. Conheça algumas delas.

1. Prefira comprar na segunda quinzena do mês

Economizar no mercado é uma questão de estratégia, e entender como as redes funcionam é fundamental para aumentar o valor de compra do dinheiro destinado para as compras.

A maioria dos consumidores compra no início do mês, quando recebem o salário e o vale-alimentação. Isso faz com que a segunda quinzena não seja tão produtiva para os supermercados, levando muitos deles a realizarem promoções atrativas com o objetivo de melhorar o fluxo de caixa.

2. Aproveite as oportunidades

As opiniões se dividem na hora de decidir se é melhor fazer uma grande compra mensal ou ir ao mercado toda semana. Quando, na realidade, a melhor maneira de economizar no mercado é aproveitando as oportunidades.

Produtos não perecíveis – como os de limpeza – valem a pena ser estocados, comprados em atacado ou nas ações promocionais “compre 2 e leve 3”. Já as carnes, frutas e legumes podem ser aproveitadas na promoção da semana do mercado.

3. Pesquise os preços

A pesquisa de preços é dica básica para economizar em qualquer tipo de produto ou serviço e hoje é muito mais fácil fazer essa triagem.

Além dos famosos panfletos distribuídos nos sinais e das promoções estampadas nas paredes externas dos supermercados, grande parte dos estabelecimentos estão nas redes sociais, publicando suas promoções.

Siga as páginas dos mercados que você cruza pelo caminho quando vai ao trabalho ou para a faculdade e fique de olho nas ofertas.

4. Adote a lista de compras e seja fiel a ela

A dica pode parecer simples e óbvia, mas acredite, nem todo mundo segue uma lista de compras. Avalie os itens que estão faltando em sua despensa e geladeira, escreva exatamente o que vai precisar comprar e não desvie dela!

Quanto mais organizada, melhor. Por exemplo, você pode se antecipar e pensar no cardápio da semana. Ou ainda, listar os produtos necessários por sessões para que ao chegar ao mercado, você nem pense em visitar os departamentos que não estão na sua lista.

5. Faça anotações sobre os preços

Para saber se vale a pena comprar um produto ou não, é necessário avaliar se ele realmente está em promoção ou não. Vamos supor que tenha acabado o detergente: um pack com 8 embalagens pode ser tentador, mas será que o preço realmente vale a pena?

Quando você tem um histórico sobre os valores, pode comprar de maneira inteligente: se não tiver valendo a pena, compre só a quantidade necessária e aguarde a próxima promoção para fazer o seu estoque.

6. Não faça compras com fome

Você já viu essa dica em algum lugar? Saiba que não é uma lenda! Ir ao mercado com fome é dar sorte para o azar – nesse caso, acabar gastando mais do que deveria.

O cheiro da padaria, os congelados aparentemente baratos e os alimentos prontos podem ser tentadores, mas muito provavelmente não fazem parte da sua lista de compras. Além disso, preparar a própria refeição sai muito mais barato do que os produtos processados.

7. Experimente novos produtos

Realmente, produtos clássicos e famosos costumam oferecer qualidade. No entanto, dê uma chance as marcas não tão conhecidas.

Sabe aquele produto para limpeza da cozinha que não custa nem 3 reais? Compre um frasco para experimentar. Você pode se surpreender!

8. Acesse os sites

Você sabia que sites de grandes empresas, como a P&G, publicam promoções que valorizam – e muito – o dinheiro gasto em compras?

A marca já praticou promoções de cashback devolvendo até R$50,00 em produtos comprados. Basta você cadastrar o cupom fiscal, o código dos produtos e sua conta bancária. Fique atento!

Por que economizar no mercado?

Se toda economia de dinheiro é válida, melhor ainda quando ela acontece em relação as compras feitas no supermercado. Seguindo nossas dicas, você pode levar mais produtos para casa com o mesmo valor que gastaria em uma compra mais limitada.

Como já mencionamos no início deste post, poupar é o segredo para que você conquiste as coisas materiais que deseja e tenha um futuro mais tranquilo.

Se você não sabia por onde começar, ou achava difícil, não há mais desculpas! Comece agora mesmo a economizar no mercado e veja seu dinheiro render mais.

Ajude seus amigos a equilibrarem as finanças. Compartilhe este post nas redes sociais.