Aluguel vs. casa própria: qual a melhor opção?

Por Redação Onze

Aluguel vs. casa própria

A compra da casa própria é vista pelos brasileiros como um investimento sólido e uma necessidade para garantir um futuro tranquilo. Por isso mesmo, o ato de comprar um imóvel é visto praticamente como uma exigência para o sucesso familiar.

Desde ‘ter um imóvel em seu nome’ a ‘eliminar despesas com aluguel’, são várias as razões gravadas na mente dos (as) chefes de família para decidir comprar uma casa ou apartamento em vez de simplesmente alugar. Todavia, é importante analisar bem a relação aluguel vs. casa própria. Será que é mais vantajoso seguir no aluguel e aplicar uma parte de seu dinheiro ou adquirir um imóvel ainda é mais atraente financeiramente?

Será que comprar uma casa traz mesmo as vantagens prometidas? Continua sendo a melhor opção de investimento a longo prazo?

Confira o artigo abaixo e entenda um pouco mais sobre o mercado imobiliário brasileiro e compare as rentabilidades de cada opção para escolher a melhor alternativa. Alguel vs. Casa própria: quem sai ganhando neste embate,

Mercado imobiliário brasileiro

Em agosto de 2019, segundo dados do IBGE, o setor de construção civil obteve a primeira alta significativa após mais de 4 anos de quedas. Foi registrado um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Após meses de porcentagens tímidas, a retomada das obras estimulou os investimentos. Incentivado pelos juros baixos e projeções positivas para a economia o setor gera 1 em cada 5 empregos no país. Isso mostra que estamos superando a queda nos investimentos oriundos da bolha imobiliária e a estagnação do crescimento que vinha acontecendo até então.

O aumento das buscas, impulsionado pela verticalização das cidades e a tendência em valorizar o uso espaço urbano, principalmente nas capitais, aquecem essa mudança. Tais dados confirmam a expectativa positiva do mercado imobiliário, que projeta crescimento de 10% a 15% nas vendas de imóveis até o final de 2019.

Pagar aluguel é desperdiçar dinheiro?

No Brasil, a crença popular é, invariavelmente, de que alugar é uma maneira de ‘jogar dinheiro fora’, já que o valor gasto todos os meses será investido em algo que ao final não será seu. Entretanto, sair do aluguel e comprar pode não ser a melhor opção se você busca garantir um fundo financeiro no futuro.

Por isso, se você tiver um orçamento familiar sólido, é possível planejar um investimento utilizando o valor da entrada da casa própria e suas mensalidades. Inclusive elas podem acabar sendo muito mais caro do que o valor cobrado pelo aluguel de um imóvel. Com os ganhos, pode-se quitar o aluguel e ainda fazer uma reserva, tendo assim, chances de conseguir um melhor negócio depois.

A depender dos juros praticados pelo seu banco, manter-se no aluguel pode ser mais produtivo. Segundo o economista Rafael Seabra, basta realizar uma simulação de financiamento de um imóvel e averiguar o valor do aluguel, para perceber que os juros pagos superam o custo da locação.

Comprar uma casa própria é investimento?

Segurança, rentabilidade e garantia de retorno maior do que investir o dinheiro. Essas são as características-chave de um bom investimento. Veja algumas dicas de como poupar dinheiro que irão lhe ajudar a guardar o necessário para investir.

Para quem tem intenção de financiar, a estimativa é um pouco mais complexa, já que outros fatores precisam ser considerados. É preciso saber:

  • o período do financiamento;
  • a quantia total paga pelo imóvel;
  • os juros aplicados;
  • a quantia disponível para a entrada;

Nesse sentido, a Caixa Econômica Federal (CEF) continua oferecendo as melhores taxas de crédito do mercado imobiliário, com um patamar mínimo de 6,75% ao ano mais a Taxa Referencial (TR) e máximo de 8,5% ao ano.

Outra métrica para se ter em mente são as taxas associadas à compra da casa própria. Além do valor da entrada e o necessário a comprometer mensalmente, é preciso reservar um valor para o pagamento de tributos, que podem custar entre 4% e 8% do valor do imóvel:

  • Taxas administrativas;
  • Documentos e certidões negativas;
  • Encargos de corretagem;
  • Escritura pública;
  • ITBI, etc.

Já no caso da compra de um imóvel à vista, ao comparar a aquisição com outros tipos de investimento, é preciso analisar alguns aspectos da rentabilidade. Uma delas é a taxa de retorno do imóvel: quando o retorno da aplicação superar a taxa de retorno, comprar deixa de ser a melhor opção naquele momento. Saiba mais aqui.

O que você precisa estar atento para fazer uma boa compra com financiamento

Antes de procurar um financiamento para adquirir a sua casa própria, é preciso prestar atenção em alguns pontos. Confira.

  • Para quem opta pelo financiamento, o ideal é assegurar o maior valor possível para a entrada do imóvel. A ideia é deixar o mínimo possível de parcelas para pagar, reduzir os juros e negociar o valor para baixo.
  • Busque todos os bancos disponíveis, pesquise as taxas de juros e as condições oferecidas. Também simule o financiamento, conheça a agência e sua política para empréstimos imobiliários se não quiser ter surpresas desagradáveis.
  • Defina seu perfil. Após a pesquisa, eleja o banco que mais combina com o seu perfil econômico e conheça os seus programas de crédito. Você é elegível para o Minha Casa, Minha Vida? Se sim, cogite a alternativa. O programa disponibiliza condições de financiamentos e taxas de juros vantajosas.
  • Sua renda. Sua renda mensal é adequada para lidar com esse novo custo sem impactar a qualidade de vida da família? Em geral, economistas aconselham que o valor gasto com a prestação da casa própria não envolva mais do que 30% da receita mensal familiar líquida.
  • O ideal é pagar o máximo possível na entrada para amortizar os juros e conseguir uma boa negociação. Porém, se o orçamento não comporta isso logo de cara, utilizar o FGTS ou outras fontes pode ser uma boa opção.

Aluguel vs. Casa própria: afinal, o que vale mais a pena?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os fatores que influenciam a decisão do aluguel vs. casa própria, queremos ajudar você a começar seu plano de investimento imobiliário.

Escolher entre alugar e comprar vai depender de diversos fatores, desde a sua condição financeira atual, as opções de investimento e rentabilidade para o futuro e como você deseja gerenciar suas finanças.

Se você ainda não está certo de qual opção contempla melhor o seu orçamento, veja aqui como montar uma planilha de gastos e comece a planejar agora o seu futuro.