Estratégias para se aposentar aos 45 anos

Por Redação Onze

Estratégias para se aposentar aos 45 anos

Aposentadoria é o sonho de todo trabalhador. Depois de contribuir por anos, ele aguarda o momento de parar de trabalhar e poder aproveitar a família e tudo o que construiu.

No entanto, com a economia atual do país e as mudanças na legislação, depender da aposentadoria pública torna esse sonho mais distante. O tempo de contribuição tende a aumentar e o valor recebido diminuir. É tempo de buscar estratégias e alternativas de aposentadoria privada.

Veja como investimentos podem te ajudar a se aposentar aos 45 anos e ter tempo para aproveitar com conforto o que conquistou.

 

Como se aposentar aos 45 anos?

Aposentar em qualquer idade depende de comprometimento e investimento de capital para que, no futuro, você possa ter uma renda mensal sem trabalhar.

Por isso, para conseguir um plano de aposentadoria para os seus 45 anos, é necessário ter foco, planejamento, uma reserva de emergência e um bom plano de investimento. Entenda melhor:

Tenha foco no seu projeto

É importante lembrar sempre que a sua aposentadoria, nesse momento, depende de você e da sua capacidade em poupar dinheiro e investir para ter retorno. Com isso, o primeiro passo é uma mudança de hábitos.

Decidir aposentar aos 45 é fácil, mas não sai do papel a menos que você comece a trabalhar para isso. Procure fundos de investimentos compatíveis com sua realidade, pesquise taxas de rendimento e mude seus gastos para que você tenha o que investir.

Planeje com cuidado

Falar em aposentadoria é algo que soa distante, mas o planejamento deve começar cedo. É ele quem vai permitir que você se aposente com uma renda confortável sem que tenha que se sacrificar muito por esse ideal.

Planejar suas finanças te ajuda a ter controle de gastos, a ser mais responsável com seu dinheiro e ter um volume bom de capital para investir em seu futuro.

Tenha uma reserva de emergência

Reservas de emergência são a sua fonte de segurança contra imprevistos. Suponhamos que você comece a investir mensalmente em sua aposentadoria e, após um tempo, perca o emprego. Sem uma fonte de renda, você será incapaz de continuar investindo e, na maioria das vezes, vai acabar gerando dívidas para manter seu padrão de vida.

Por isso, o ideal é que você crie uma reserva de emergência, separando o suficiente para que você consiga manter seu padrão de vida sem dívidas, de 6 meses a 1 ano.

Opções indicadas de investimento

Um bom investimento depende de diversos fatores, levando em consideração o rendimento previsto para o montante, o IPCA, o prazo no qual você quer acessar os recursos do fundo e diversas outras variáveis.

Acompanhe aqui as opções mais indicadas de investimento para tomar sua decisão.

Quer saber mais sobre o IPCA? Clique no link e acesse a explicação.

Poupança

A mais conhecida e tradicional forma de guardar dinheiro é a poupança. É um investimento seguro e conservador que oferece rendimento de cerca de 6% ao ano. No entanto, é o investimento que mais exige disciplina.

A poupança não tem exigências: você deposita quanto quiser e pode retirar o dinheiro quando necessitar. Para pessoas que não têm muito controle de gastos esse é um risco, não fazendo depósitos mensais ou utilizando o dinheiro que era para a aposentadoria com outros gastos.

Plano de previdência privada

Se você não possui disciplina no momento de poupar, a previdência privada é uma boa opção. Toda a administração do dinheiro fica a cargo de uma instituição financeira. No entanto, ela é um investimento que não pode ser feito a curto prazo.

O ideal é que sua previdência privada seja iniciada o mais cedo possível, no máximo até seus 30 anos de idade. O tipo de previdência depende da sua contribuição com o imposto de renda sendo PGBL, para quem faz declarações completas, e VGBL, para declarações simplificadas ou isentos.

Investimento em ações

São investimentos com mais alto rendimento e flexibilidade, no entanto, é o investimento com mais riscos. Ações são a compra de uma porcentagem da lucratividade de uma empresa. Se a empresa está crescendo e lucrando no mercado, seu rendimento é alto, mas se ela começa a perder rendimento ou declara falência você pode perder tudo o que investiu.

O conselho dos especialistas é gerenciar os riscos, acompanhando de perto o mercado de ações. Se você é jovem, pode se arriscar mais e ser mais agressivo nos investimentos; se for mais velho, o ideal é ser mais conservador, reduzindo os riscos de comprometer seu patrimônio.

Fundos de investimentos

Fundos de investimentos são a opção mais diversificada para sua aposentadoria, sendo possível encontrar áreas de ativo alto, ou seja, bom rendimento, como é o caso do fundo imobiliário. Outra grande vantagem é a isenção de imposto de renda que os fundos de investimento proporcionam.

No fundo de investimento seu dinheiro é aplicado para financiar projetos, sendo administrado por financiadoras e administradoras. Tomando o fundo imobiliário como exemplo, seria o mesmo processo de comprar e colocar uma casa para alugar, vivendo do dinheiro recebido do aluguel enquanto a imobiliária cuida da burocracia.

Aposente com 45 anos com o investimento certo

A Onze Invest é uma casa de investimento que tem como meta principal auxiliar seus clientes a ampliar o patrimônio financeiro a longo prazo. Com planos de previdência privada desenvolvidos para eliminar as taxas abusivas e pouco transparentes que o mercado atual pratica, a Onze oferece o melhor e mais personalizado atendimento online.

Invista com inteligência e use as estratégias corretas para se aposentar aos 45 anos com a Onze Invest.