Autoengano: fuja dessa armadilha que o afasta das metas

Por Redação Onze

Talvez você nem tenha percebido, mas, certamente, já passou por um momento de autoengano. Muitas vezes sutil, o problema cresce quando essa armadilha da mente se transforma em hábito e nos coloca em uma realidade paralela. 

Aprender a reconhecer os momentos em que mentimos para nós mesmos pode não ser um exercício fácil, mas é necessário. Ele nos ajuda a desenvolver o autoconhecimento e a compreender quem realmente somos e o que nos motiva. 

Ao longo do artigo, explicamos como o autoengano afeta a rotina, trazemos dicas para fugir dele e também uma análise de como ele impacta muitas de suas metas financeiras. 

Siga a leitura!

O que é autoengano?

Um processo inconsciente de defesa, o autoengano surge como uma reação à ansiedade e ao medo gerado pelo conflito entre o que pensamos e quem queremos ser. Como uma barreira de proteção, repetimos para nós mesmos mentiras que nos permitem ignorar a realidade e o quão cruel ela pode ser. 

Serve para os pais que culpam as más companhias do filho por condutas inadequadas ou mesmo para o profissional que insiste em dizer que não é promovido porque o chefe tem uma implicância gratuita com ele.

É claro que as duas situações poderiam muito bem ser verdade. Por que alguém não acreditaria nisso? E é justamente por esse motivo que o autoengano pode ser tão nocivo e difícil de perceber

Como o autoengano se manifesta?

O autoengano não surge de uma hora para a outra, claro. Ele é resultado de uma série de etapas repetidas em diferentes momentos e situações da vida – em comum, elas sempre têm as sensações negativas despertadas. 

Inicialmente, um problema real ocorre. Para se proteger dele, a mente cria uma causa irreal que o justifica.

A grande questão é que, apesar da falsa impressão, o problema não foi solucionado. Com o passar do tempo, a tendência é que ele se agrave. Quanto mais o ciclo avança e o medo aparece, mais ainda se intensifica a mentira. 

Como exemplo, imagine que você quer fazer uma viagem internacional com a sua família, mas tem dificuldade para economizar e juntar dinheiro. Em vez de atacar a causa (seus gastos impulsivos), passa a culpar a sorte ou o salário que entra todo mês, que julga ser baixo.

Internamente, você reforça a ideia de que está tudo bem com sua vida financeira e que o único obstáculo para realizar sua meta é a baixa remuneração. A realidade, porém, é que o problema persiste e não foi resolvido ou sequer abordado. 

Impactos do autoengano na sua vida

Quando o autoengano é uma realidade, nos tornamos incapazes de perceber o quanto as nossas próprias ações influenciam situações negativas que vivenciamos diariamente. 

Isso torna mais difícil assumir a responsabilidade e também nos distancia de quem realmente somos. Como consequência, não sobra espaço para fazer uma autocrítica e evoluir. 

No lugar de lidar com os problemas e as implicações que eles trazem, elaboramos uma realidade distinta, mais fácil de absorver. É o cenário perfeito para atrasar metas e realizações, como iremos mostrar na sequência.

Autoengano x metas financeiras

O autoengano pode afetar a relação que construímos com o dinheiro. Um exemplo clássico é a definição de metas financeiras irreais.

Ou seja, projetar as suas vontades em um objetivo sem, de fato, avaliar se ele é palpável para aquele momento. Afinal, você queria muito que se transformasse em realidade. Para fugir do sentimento de fracasso, a culpa é terceirizada.

O mesmo vale para todos aqueles gastos para os quais você diz “é só hoje” ou “é barato”, ignorando o impacto que podem causar, a longo prazo, na realização dos seus verdadeiros sonhos. 

Como evitar o autoengano e alcançar o sucesso

Depois de ver alguns exemplos, não é difícil entender como o autoengano pode impactar a nossa vida de forma negativa. Por isso, vale a pena seguir algumas dicas que ajudam a evitar que ele acabe se transformando em hábito. 

A primeira delas é se permitir ser quem você realmente é, com todas as qualidade e defeitos. Aceitar que não somos perfeitos, mas que podemos melhorar sempre, é o passo inicial para encarar a realidade com mais confiança.

Outro ponto importante é fazer escolhas conscientes e inusitadas. De vez em quando, saia do automático e busque cultivar novos hábitos, conhecer lugares em que nunca esteve e até mesmo mudar trajetos habituais. 

Ao desenvolver a autoconsciência, abrimos o nosso pensamento e o leque de possibilidades. É sobre perceber que não existe um caminho único a ser seguido – e que está tudo bem admitir se você nem sempre fez a escolha certa sobre qual deles trilhar. 

Trabalhar o conceito de saúde financeira também é um aspecto essencial, pois impacta muitas das escolhas que fazemos diariamente. Ele nos remete à ideia de tomar decisões que permitam uma relação saudável com o dinheiro.

Nessa relação, o estresse e a ansiedade dão espaço para a definição de metas financeiras inteligentes, que realmente podem ser cumpridas e que nos ajudam a melhorar a qualidade de vida e ter mais segurança sobre o que o futuro reserva.

É o que acontece quando você decide investir em previdência privada. Nos planos patrocinados oferecidos pela Onze, por exemplo, empresa e colaboradores contribuem mensalmente, o que permite que a quantia não pese para nenhum dos dois.  No futuro, o valor acumulado pode fazer toda a diferença para uma aposentadoria mais tranquila. 

Quer saber mais? Faça contato conosco!