Conheça o investimento BDR — Brazilian Depositary Receipts

Por Redação Onze

BDR

Saiba o que é o BDR e como esses certificados permitem aos investidores brasileiros comprarem ações estrangeiras.

O que é BDR

O BDR (Brazilian Depositary Receipt) é traduzido livremente como Certificado de Depósito de Valores Mobiliários. Basicamente, se trata de um título que possibilita aos investidores brasileiros adquirir ações de instituições estrangeiras.

Por meio de certificados elaborados por organizações depositárias financeiras, surgem os chamados recibos de ações, que são conjugados às ações originais sob custódia em seu país de origem. Eles podem ser comercializadas como ações no Brasil.

Se trata de uma opção muito vantajosa para investidores que desejam investir em empresas de outros países sem altos custos, ainda que ofereça os mesmos direitos garantidos aos acionistas estrangeiros.

Quais são os BDRs em vigor atualmente

Existem três principais tipos de BDRs patrocinados que estão em vigor atualmente. São eles:

Nível I: são certificados negociados apenas em mercados de balcão. O requisito mínimo para realizar a compra, seja por parte de pessoa física ou jurídica, é de 1 milhão de reais investimentos.

Nível II: aqui os certificados podem ser negociados na Bolsa de Valores ou em mercado de balcão. No que concerne o padrão de demonstrações contábeis, nesse caso, só é possível aceitar o padrão brasileiro.

Nível III: é utilizado, de forma exclusiva, em casos de Oferta Pública de novas ações, ao mesmo tempo no Brasil e no estrangeiro.

A diferença entre BDR e ADR

Ao contrário do BDR, o ADR (American Depositary Receipts) é aplicado aos norte-americanos (assim como o DBR é utilizado pelos brasileiros).

Os ADRs se restringem ao uso dos americanos, ou seja, representam os direitos de valores imobiliários de instituições que não se encontram em solo dos Estados Unidos.

Dessa forma, é por meio de uma empresa financeira confidente dos Estados Unidos que os valores imobiliários podem ser negociados dentro de corretoras de valores que se encontram no mercado de valores mobiliários americanos.

Vantagens e desvantagens de investir no BDR

  • Possibilidade de elaborar as estratégias, além de diversificação de investimentos e planejamento com ativos brasileiros e estrangeiros.
  • Acesso mais facilitado aos valores mobiliários de empresas estrangeiras, sem que haja necessidade de pagar custos relativos à remessa de recursos para o Exterior.
  • Ainda que o investidor tenha que lidar com as variações de preços de um ativo de outro país, as operações são todas realizadas no Brasil, e a liquidação é realizada em reais.

Como investir em BDR

Da mesma forma como acontece com ativos brasileiros que são negociados, os BDRs são de responsabilidade da BM&FBovespa.

Dessa forma, para que se possa investir nos BDRs, é preciso procurar por instituição financeira (banco), por um agente intermediário especializado, ou por corretora de valores autorizados e regularizados.

Acompanhe tudo sobre BDR e outros tipos de investimentos com os conteúdos da Onze

A Onze Investimentos se preocupa com o investidor brasileiro e, por isso, oferece os mais diversos conteúdos sobre BDR e investimentos diversos, para que você tenha a base das informações que são cruciais antes de aplicar recursos.

Com auxílio da equipe de profissionais da Onze Investimentos também é possível saber qual o melhor tipo de investimento para o seu caso e como realizar o monitoramento de investimentos de longo prazo.