Como cuidar do bem-estar do funcionário em uma empresa

Por Redação Onze

bem-estar do funcionário

Que atenção você dá ao bem-estar do funcionário em uma empresa? Essa é uma reflexão importante, pois gira em torno de um assunto cada vez mais em evidência.

Quando falamos do capital humano de uma organização, nos referimos ao seu bem de maior valor. Sem ele, nada acontece, entregas não chegam aos clientes e resultados financeiros não se tornam possíveis.

Não por acaso, as técnicas de recursos humanos vêm se aprimorando ao longo dos anos, direcionando seu foco ao bem-estar do funcionário, especialmente em empresas que desejam reter seus talentos.

Neste artigo, não vamos apenas destacar por que a qualidade de vida dos colaboradores é imprescindível para os negócios de sucesso, como também apontar caminhos para investir nessa estratégia.

Siga acompanhando e boa leitura!

Por que cuidar do bem-estar do funcionário?

Recentes pesquisas apontam que empresas que investem no bem-estar do funcionário são até 235% mais eficientes. Isso acontece porque colaboradores que enfrentam problemas profissionais e pessoais diminuem drasticamente a sua produtividade.

Estudo realizado pela PwC – empresa de consultoria e auditoria – apurou que 46% dos colaboradores estavam com problemas relacionados a dinheiro. O levantamento ainda registrou que 30% dos funcionários ficavam distraídos durante o trabalho por causa das suas finanças.

Além disso, quase metade deles se disseram desatentos por três horas ou mais, semanalmente, para lidar com problemas referentes às questões financeiras pessoais.

A verdade é que, preocupados com contas e dívidas, os profissionais não atuam com a mesma capacidade daqueles que estão bem.

Assim, organizações que apoiam e dão suporte aos seus funcionários conseguem melhorar seus resultados. Além disso, é claro, elas colaboram para que tenham condições mais favoráveis em todos os âmbitos de sua vida.

Dessa forma, trabalhar o bem-estar do funcionário em uma empresa é mirar no aumento da produtividade. E, consequentemente, melhorar os resultados do negócio.

3 dicas para cuidar do bem-estar do funcionário em uma empresa

Como a gente viu, as principais causas para a redução dos níveis de bem-estar do funcionário estão relacionados ao chamado estresse financeiro”.

Nesse sentido, a empresa pode ajudar sua equipe na construção de finanças pessoais mais saudáveis e equilibradas. Veja, então, sugestões para criar um ambiente favorável para seus colaboradores, com mais tranquilidade e satisfação:

1. Entenda a situação da equipe

Antes de começar a criar programas de remuneração mais eficientes, distribuir bônus e aumentos, procure entender seus funcionários. Alguns deles podem estar passando por apertos financeiros causados por um imprevisto de saúde. 

Outros, podem ter ampliado a família e, em consequência, o orçamento ficou pequeno. Podem haver, ainda, trabalhadores que estejam investindo em estudos e, por causa disso, encaram agora limitações e novas preocupações com o dinheiro.

Para cada tipo de estresse financeiro, estude e avalie uma opção viável para que a empresa possa colaborar com a situação. Não dá para virar as costas e fazer de conta que o problema não a atinge.

2. Forneça educação financeira

Se os negócios vão bem, provavelmente, o seu departamento financeiro também está tendo bons resultados. Assim, da mesma forma que a empresa consegue colocar as contas em dias, seus funcionários também se beneficiam ao aprender como fazer.

Depois que os problemas da equipe já foram detectados, reúna membros das finanças da organização e discuta alternativas com eles. Além disso, os profissionais da área podem fornecer instruções e dicas práticas para um orçamento pessoal eficiente.

Caso essa educação financeira não seja possível dentro da própria equipe, busque o serviço de consultores, professores e assessores para ensinar aos funcionários as melhores práticas em finanças. São lições que eles podem aplicar em casa e que levarão como lembrança da empresa para toda a vida.

3. Conceda benefícios acertados

Agora que a empresa já sabe o que afeta o bem-estar dos funcionários e os instruiu, é a hora de oferecer benefícios e auxílios financeiros reais.

Bônus, vales e até aumentos devem ser analisados criteriosamente e distribuídos conforme as necessidades e desempenho dos trabalhadores, além das disponibilidades da empresa.

Você sabia que pode, inclusive, contribuir com a aposentadoria do seu colaborador e que essa é uma forma de ajudar bem-estar do funcionário em uma empresa?

Que tal um plano patrocinado de previdência privada?

Com as incertezas sobre o futuro e instabilidade da Previdência Social, administrada pelo INSS, muitos trabalhadores ficam inseguros quanto à sua aposentadoria. Assim, a preocupação com a renda a ser recebida depois que parar de trabalhar é uma das causas do estresse financeiros dos funcionários.

Nesse sentido, oferecer um plano patrocinado de previdência privada aos colaboradores é uma ótima maneira de contribuir para seu bem-estar.

Através desse formato, a empresa paga uma parcela do investimento juntamente com o trabalhador. Assim, ele receberá um valor complementar com a participação direta da organização para a qual trabalhou.

Vantagens da previdência privada para funcionários

Os planos patrocinados são uma ótima alternativa para ambos os lados. Para o profissional, há maior segurança e estabilidade quanto a seu futuro financeiro.

Além disso, o investimento com patrocínio da empregadora tende a ter taxas menores, uma vez que as patrocinadoras não podem ter lucro com a operação. E, por fim, o trabalhador contribui menos do que em outros tipos de previdência e, mesmo assim, recebe mais na aposentadoria.

Patrocinar planos de previdência complementar para os funcionários também é uma boa opção para os negócios. Confira algumas vantagens:

  • Maior retenção de talentos, pois desejam usufruir do benefício
  • Diminuição do turnover (rotatividade de empregados)
  • Melhora da qualidade de vida e bem-estar do funcionário da empresa
  • Melhora da produtividade da organização.

Não resta dúvidas que contratar um plano patrocinado para sua equipe pode ter impacto importante sobre o negócio, auxiliando no bem-estar do funcionário.

Não foi por acaso que a Onze nasceu como a primeira PrevTech do Brasil, transformando a previdência privada corporativa do país. Somos uma gestora de investimentos independente, que oferece planos de previdência para o público corporativo. 

Assim, trabalhamos com a alocação inteligente dos recursos depositados pelos colaboradores e pela empresa. O plano é adicionado à carteira de benefícios que a organização oferece e, dessa forma, contribui com a maior tranquilidade financeira e bem-estar do funcionário.

Gostou da ideia? Faça contato com a Onze!