Casais inteligentes enriquecem juntos: 5 dicas financeiras

Por Redação Onze

Casais-inteligentes-enriquecem-juntos

Casais em qualquer tipo ou etapa de relacionamento podem esbarrar no tabu de não falar abertamente sobre saúde financeira. A desculpa para isso muitas vezes passa pela correria do dia a dia, mas no fundo algo cultural impede que dentro de um relacionamento as finanças sejam tratadas como se deve: em conjunto.

Nesse sentido, o autor Gustavo Cerbasi resolveu tratar o tema no livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”. O título já indica onde o escritor quer chegar com o seu livro que apresenta uma série de argumentos desmistificando o assunto para depois apresentar instruções de como ter uma parceria de sucesso como casal.

No texto são encontradas muitas dicas que mostram como as diferenças devem ser trabalhadas para não se tornarem dificuldade para o crescimento financeiro, como também mostra que estas diferenças podem ser igualmente importantes à medida que se complementam e possam atuar em conjunto.

Em seu site pessoal, Cerbasi disponibiliza planilhas que auxiliam no orçamento doméstico e no planejamento financeiro. Estas ferramentas são de grande utilidade para os casais que visam seguir passos para enriquecer juntos.

Está gostando da leitura? Continue com a gente que a Onze irá mostrar agora, com base no livro de Cerbasi, como casais inteligentes enriquecem juntos. Acompanhe!

Casais inteligentes enriquecem juntos: 5 dicas

1 – Diálogo

O dinheiro é um grande causador de desgastes na vida de um casal. E não é só pela ausência, mais dinheiro também pode significar desavenças.

Quando o dinheiro falta as queixas quanto à qualidade de vida se acentuam e a falta de carinho começa a abrir brechas no relacionamento. Se o dinheiro sobra, porém não é bem administrado ou os gastos excessivos de um dos membros incomoda, aparecem motivos para brigas. Enfim, quando os dois pólos não estão na mesma sintonia fica difícil o diálogo.

O ideal para que isso não aconteça é que um dos membros tenha mais experiência com finanças e auxilie o parceiro ou a parceira a conversar mais sobre o assunto. Porém se ambos não têm o hábito de falar sobre dinheiro um problema pode se instalar.

Por isso habituar-se a falar sobre o tema é benéfico tanto o desenvolvimento de uma rotina de planejamento financeiro familiar, como para evitar que dívidas e mais dívidas apareçam e o casal se afaste.

2 – Planos em conjunto

A união é o bem mais valioso que duas pessoas podem ter. Por isso não faz sentido que um casal não seja unido também na hora de pensar nas finanças. Contudo é comum que só um dos membros seja encarregado por pensar nisso, ou que embora juntos ambos desenvolvam objetivos separados.

Para evitar isto e fortalecer a união do casal é essencial a construção de planos em conjunto. Com duas fontes de renda, mesmo que desiguais, o ideal é traçar metas que aliem os ganhos dos dois com projetos em comum. Lutar para conseguir alcançar uma fonte de renda permanente que possibilite voos maiores é o primeiro passo.

Pensar em um imóvel dos sonhos aparece como opção. Um imóvel pode ter características suficientes para agradar a ambos: localização, cômodos, serviços etc. Viagens, abrir um negócio, pensar no futuro dos filhos e das pessoas queridas, tudo isso pode fazer parte de objetivos em comum.

Assim, conseguimos ver como os planos em conjunto fortalecem um casal, pois alimentam sonhos e fazem com que ambos trabalhem para que aconteçam. Por outro lado, isto não deve ser motivo para que planos pessoais sejam esquecidos.

3 – Ajuda mútua

Como sabemos, casais inteligentes enriquecem juntos. E um segredo para isso é a ajuda mútua. Esta se revela não só pela união e apoio de um ao outro. Juntar os patrimônios também faz parte do processo.

Nem sempre as rendas são iguais, sendo na maioria das vezes discrepantes. Apesar disso a renda conjunta deve ser vista como mais um passo para o fortalecimento da união e para a construção de riqueza permanente. O dinheiro unido ajuda a buscar melhores oportunidades, inclusive de investimentos.

Este equilíbrio formado por ajuda mútua possibilita o pagamento de contas, poupar e investir, e deve ser feito sem desconsiderar a autonomia de cada um. Por isso, aconselha-se separar duas partes iguais da renda para cada um desfrutar como bem entender. Assim, a renda unida principal está destinada para as contas e empregada em algo, mas ainda o casal consegue gastar com particularidades.

4 – Sem segredos

A infidelidade financeira é um grande problema que pode se instalar entre um casal. Muitos casos acontecem de pessoas que fazem dívidas e escondem do parceiro.

Os motivos podem ser diversos e o problema precisa ser encarado em conjunto assim que a situação é revelada. Mas a primeira medida a ser tomada é separar as contas para que uma pessoa não drene os esforços financeiros da outra.

Assim que a situação é estabilizada, o projeto do casal deve voltar como o planejado, todavia o melhor é antever quaisquer problemas.

5 – Fundos separados para emergências e gastos

Todo casal, principalmente com uma família formada, deve ter recursos separados para imprevistos e gastos emergenciais. Recomenda-se, pensando em manter o orçamento estabilizado, que uma reserva tenha em média o valor por volta de seis meses de despesas familiares.

Para ter esse dinheiro reservado, mas não parado, o ideal é buscar investimentos que tenham liquidez diária. Hoje, muitos investimentos em renda fixa rendem mais do que a poupança e oferecem essa possibilidade de saque, um exemplo são os títulos públicos do Tesouro Direto.

Conseguiu aprender o porquê casais inteligentes enriquecem juntos? Além do diálogo e da união os investimento à longo prazo são imprescindíveis e a Onze lhe ajuda com ferramentas exclusivas para isto. Conheça a Onze!