Guia sobre a certificação PQO: como se preparar?

Por Redação Onze

pqo

A certificação PQO (Programa de Qualificação Operacional) foi criada pela Bolsa de Valores Oficial do Brasil, a Brasil Bolsa Balcão (B3), com o intuito de atestar a qualificação de profissionais e instituições que atuam no mercado financeiro junto à B3.

Ela ainda promove a qualificação continuada desses profissionais para que eles estejam sempre atualizados. Por isso, se você pretende atuar no mercado financeiro, é fundamental garantir a sua certificação PQO.

Confira o artigo abaixo e entenda como ela funciona, descubra como é a prova e em quais modalidades é possível se certificar. Também conheça quais são os seus efeitos no mercado financeiro.

O que é  a certificação PQO?

A certificação PQO (Programa de Qualificação Operacional) faz parte de um Programa de Certificação de Profissionais que foi criado em 2006 pela então BM&FBovespa, atualmente a B3.

O objetivo principal do programa é garantir a possibilidade de atestar que determinado profissional realmente tem o conhecimento necessário e está devidamente qualificado para atuar nos diferentes tipos de transações financeiras disponíveis na B3.

Além disso, como a certificação PQO possui validade de cinco anos, é necessário fazer a prova novamente para conseguir a recertificação após esse período.  Portanto, a necessidade de refazer os testes a cada cinco anos funciona como um estímulo para que o profissional se mantenha em constante atualização e se esforce para garantir o alto padrão de qualidade operacional no mercado financeiro.



Quem precisa ter a certificação?

A certificação pode ser obtida por qualquer profissional ou pessoa interessada em atuar no mercado financeiro, independentemente de vínculos com a B3 ou com empresas que fazem a intermediação de operações. É necessário apenas escolher uma entre as diferentes modalidades de certificação e realizar a prova.

É importante mencionar ainda que a certificação PQO é obrigatória para os profissionais que estejam vinculados a empresas que participem de negociações e liquidações junto à B3, sejam agentes de custódia ou membros de compensação.

Porque ter uma certificação PQO?

A certificação PQO é garantia de que um determinado profissional tenha capacitação para atuar em determinados segmentos do mercado financeiro. Dessa forma, com a garantia de que o especialista está atualizado e capacitado adequadamente, certamente ele consegue fazer a gestão dos investimentos de forma correta.

Como funciona a prova?

Quem está interessado em obter a certificação PQO deve procurar a B3 Educação. Os testes são realizados nos escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. A prova de certificação consiste em 60 questões e os testes de recertificação possuem 30 questões.

Além disso, nos dois tipos de prova as questões são de múltipla escolha e são realizadas nos computadores da B3 com três horas de duração. É preciso acertar no mínimo 60% das questões para conseguir o certificado.

Caso você não consiga o certificado na primeira tentativa, não se preocupe. É possível refazer a prova quantas vezes forem necessárias. No entanto, é importante ficar atento porque a certificação PQO pode ser tirada em diferentes modalidades.

Confira a seguir quais são as principais certificações oferecidas pela B3:

PQO Operações

Essa modalidade de certificação PQO é indicada para aqueles profissionais que fazem a intermediação de operações na B3. Ou seja, é quem garante que será debitado ou creditado às compras e vendas de ações da conta do investidor.

PQO Compliance

A certificação PQO Compliance é indicada para os profissionais que supervisionam os procedimentos e controles internos de corretoras. Ele é fundamental no combate a lavagem de dinheiro, fraudes, clientes fantasmas, constituição de garantias inexistentes ou mesmo falsas, dentre outros.

PQO Risco

Já a certificação PQO modalidade risco, é a certificação para os profissionais que fazem o monitoramento do risco das operações realizadas na B3. Eles precisam prestar atenção nos percentuais de chamada de margem, alçadas e salvaguardas para liberar determinadas transações.

PQO Comercial

Outra modalidade de certificação PQO, a Comercial, é necessária para os profissionais que fazem a distribuição dos produtos que são negociados no sistema da B3. Esses profissionais estão em constante contato com os cliente e recebem ordens de venda e de compra de ações.

PQO Back Office

A certificação na modalidade Back Office é aplicada para aqueles profissionais que são responsáveis por fazer a liquidação, registro, controlar as garantias, custódias e cadastro dos clientes. Como é a modalidade mais completa, essa certificação é também a mais difícil de ser tirada. Ela ainda pode ser dividida em três outras qualificações:

  • Custódia: para quem atua com as atividades relacionadas à custódia;
  • Liquidação: para os profissionais que exerçam atividades relacionadas a liquidação de operações junto à B3;
  • Registro: indicada para quem atua nas atividades que estejam relacionadas ao registro de operações na B3.



Guia sobre a certificação PQO: como se preparar?

Qual a diferença que a certificação proporciona no mercado?

O principal intuito da certificação PQO é justamente garantir que profissionais capacitados e atualizados atuem no mercado financeiro. Afinal de contas, profissionais que possuem a certificação possuem mais conhecimentos e, consequentemente, conseguem prestar um melhor serviço para os clientes. Em poucas palavras, ela atesta as habilidades e as competências do profissional.

Ainda dentre os diferenciais dessa certificação, como o mercado financeiro possui uma grande diversidade de áreas de atuação, é preciso ter um conhecimento específico sobre cada uma dessas áreas. Portanto, a certificação PQO é capaz de beneficiar diferentes partes durante o processo de investimento:

  • Setor financeiro Já que assegura que somente profissionais habilitados atuem no mercado;
  • Profissional Que pode se diferenciar dos demais e ainda atuar de forma mais específica e focada dentro do mercado financeiro;
  • Cliente Que pode contar com profissionais mais capacitados para auxiliar nos investimentos.

Dito isso, é sempre recomendado que na hora de procurar um administrador ou gestor para a sua carteira de investimentos, através de corretoras ou não, você tenha certeza de que está trabalhando com um profissional certificado.

Conheça mais sobre investimentos pessoais e como investir melhor o seu dinheiro para 2020 no blog da Onze Investimentos.