Como comprar ações da Gerdau

Por Redação Onze

como-comprar-acoes-da-gerdau

A Gerdau é uma das maiores siderúrgicas do Brasil. A empresa foi fundada por uma família de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul em 1901 e, desde então, vem expandindo suas áreas de atuação. Atualmente, a Gerdau está presente em 14 países nas Américas, Europa e Ásia. Ela ocupa a liderança no segmento de aços longos da América Latina e é uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. A empresa também é a maior recicladora do Brasil, transformando anualmente milhões de toneladas de sucata em aço.

Em 2018, a Gerdau faturou R$ 46 bilhões e registrou um EBITDA de R$ 6,7 bilhões. Ela produziu 14,5 milhões de toneladas de aço bruto, e o principal mercado importador foi o da América do Norte. O Brasil corresponde a cerca de um terço das vendas e das receitas da empresa.

A Gerdau é listada na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil Bolsa Balcão), na bolsa de valores de Nova York, a NYSE, e na bolsa de valores de Madrid. No Brasil, suas ações são vendidas de forma unitária desde  2003.

As ações da Gerdau estão entre as mais populares da bolsa, por conta de seu tamanho e por relevância para o mercado de capitais. Por isso, é uma opção interessante de investimento no mercado de renda variável. Entenda mais sobre os papéís da Guerdau e o que pode influenciar a cotação.

Observe o setor de construção civil

A Gerdau é o maior fornecedor de aço longo do Brasil, utilizado para construção civil. A operação brasileira responde por 32% do faturamento da empresa e 45% do EBITDA. Dessa parcela, 75% são aços longos utilizados para a construção civil. Por isso o desempenho do setor de construção afeta diretamente os negócios da empresa. Quanto mais canteiros de obra existirem, mais mercado para a Gerdau.

A expectativa para o setor de construção civil em 2019 é positiva, com a retomada gradual de empreendimentos, especialmente os residenciais.

Observe o mercado internacional, especialmente a China

A China é o maior produtor e exportador de aço do mundo. Por isso, mudanças na economia chinesa impactam globalmente o preço e a oferta de aço. O mercado europeu, o segundo maior do mundo, acompanha de perto o cenário de preços chinês, porque depende do aço bruto asiático para alimentar suas plantas de laminação, onde o aço é beneficiado e ganha valor agregado. Também no Sudeste Asiático, os preços praticados no Japão, Coreia e Singapura estão de alguma forma vinculados ao chinês.

No mercado de aços longos para construção, a Gerdau concorre com indústrias da China e da Turquia. Com isso, o preço praticado no Brasil acaba sendo também influenciado pela cotação chinesa.

Como a siderurgia tem baixo poder de definição de preços no mercado, as oscilações internacionais impactam diretamente a margem de lucro das empresas, e com a Gerdau não é diferente.

A melhora no resultado operacional de 2018 foi, em partes, devido a um aumento na cotação do aço no mercado internacional. Com isso, a receita da Gerdau por tonelada vendida também cresceu. Para saber as projeções de preço das ações da Gerdau, vale observar as tendências de preço para produtos siderúrgicos.

Observe o câmbio

O câmbio interfere nos resultados da Gerdau de duas maneiras. Uma delas é seu impacto direto no preço, que é definido internacionalmente. Outra é na conversão dos resultados obtidos no exterior, que respondem por 65% do faturamento da empresa.  Quando o valor do dólar sobe, tanto os preços do aço quanto os resultados obtidos no exterior sobem em reais. Da mesma forma, quando o dólar cai de preço tudo cai igualmente.

Por outro lado, os preços de alguns insumos, como ferro gusa e sucata, também são cotados em dólar. Isso significa que eventuais ganhos nos preços são absorvidos por altas de custo de matéria prima. Além disso, essas oscilações não são imediatas: enquanto o preço internacional sobe automaticamente, o local depende de negociações diretas com os compradores, e isso leva tempo.

Observe o mercado de ações

Se não há novidades nos seus mercados de atuação, as ações da Gerdau tendem a ser influenciadas por esses movimentos. O Ibovespa capta momentos de euforia ou desânimo no mercado – os chamados bull market ou bear market – e ondas de euforia ou desânimo impactam os principais ativos do mercado, inclusive os papéis da Gerdau.

Se o mercado está em alta, a Gerdau tende a entrar em alta junto, e vice-versa. Por isso, as perspectivas para o Ibovespa podem afetar também a performance do banco.
Por fim, um aviso: quando falamos em ações mais consolidadas como as da Gerdau, ganhos elevados de curto prazo são mais raros. Mas ganhos de longo prazo podem ser muito interessantes.

Diferenças entre GOAU3 e GOAU4

As ações GOAU3 são os papéis ordinários da Metalúrgica Gerdau, a holding controladora da Gerdau S.A. Já os papéis com a sigla GOAU4 são ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau.

As ações preferenciais são aquelas que distribuem dividendos maiores, por isso são mais buscadas pelos pequenos investidores. Já as ações ordinárias também dão direito a dividendos, mas eles são 10% menores que os distribuídos para os investidores com papéis preferenciais.

A metalúrgica Gerdau faz parte do grupo das empresas de Nível I da B3. Isso significa que ela atende a algumas regras de govenança, como: prestação de informações completas aos investidores e dispersão acionária (pelo menos 25% do capital precisa ser pulverizado).

O Nível I é o primeiro em uma escala de três graus de governança corporativa (Nível I, Nível II e Novo Mercado). O Novo Mercado é o mais alto entre eles.

A família Gerdau detém 42% das ações ordinárias (GOAU3) da Metalúrgica Gerdau, por meio da INDAC – Indústria, Administração e Comércio. A Gerdau S.A, controlada pela Metalúrgica Gerdau, possui 37% dos papéis ordinários da holding. A gestora Gerval Investimentos possui 2% e os 41% restantes estão distribuídos entre investidores minoritários.

Já as ações preferenciais (GOAU4) são pulverizadas – quase 60% dos papéis estão divididos entre os acionistas minoritários.

Diferenças entre GGBR3 e GGBR4

As ações GGBR são os papéis da Gerdau S.A, uma das empresas controladas pela Metalúrgica Gerdau. Os papéis GGBR3 são os ordinários e os GGBR4 são os preferenciais. Veja acima a diferença entre os dois tipos de ações.

A estrutura acionária da Gerdau S.A é bem mais simples. O principal detentor de ações ordinárias é a Metalúrgica Gerdau, holding controladora, com 84% dos papéis. Os outros 16% são minoritários. Já nos papéis preferenciais, a estrutura também é pulverizada, com mais de 70% de ações negociadas entre investidores minoritários.

Ações em bolsas no exterior (GGB e XGGB)

Na bolsa de valores de Nova York, a NYSE, a Gerdau está listada pela sigla GGB. Os papéis GGB são ADRs lastreados em ações preferenciais na B3. Um ADR (American Depositary Receipt) é um título que permite a compra de ações em bolsas no exterior. Ou seja, o investidor americano compra ações da Gerdau por meio de um ADR e tem a mesma garantia dos investidores brasileiros que compraram papéis preferenciais da empresa (GBR4).

Um mecanismo parecido é usado na bolsa de valores de Madrid, na Espanha. A Gerdau está listada pelo título XGGB, que é um DR (Depositary Receipts) muito similar ao ADR, lastreado pelas ações preferenciais.

Como comprar ações da Gerdau?

Trata-se de um processo simples. Assim como na compra de qualquer outro papel da B3, basta que você tenha uma conta em uma corretora de valores e compre papéis dentro da plataforma de home broker.

Já a compra de papéis GGB ou XGGB, na bolsa de Nova York e na bolsa de Madrid, respectivamente, é um pouco mais complexa. O caminho mais direto é abrindo uma conta em uma corretora no exterior. Também vale verificar se a sua corretora, no Brasil, faz esse tipo de transação. Caso não seja possível qualquer uma dessas opções, procure um fundo de investimento em ações que tenha papéis da companhia.