Como comprar ações de forma assertiva?

Por Redação Onze

Como comprar ações

As ações são fonte de muito medo para o investidor. É só pensar em Home Broker que muitas pessoas travam na hora de tomar decisões. Porém, saber como comprar ações e construir uma carteira está ficando cada vez mais importante para os brasileiros.

Em dezembro de 2019, o índice Ibovespa bateu acima 110 mil pontos pela primeira vez na história desde a data de sua fundação. Isso significa uma melhora nas expectativas econômicas brasileiras, o que por sua vez, aumenta a confiança dos investidores nacionais e internacionais nos negócios do país.

Com um cenário mais propício e com os juros da renda fixa em queda, saber como operar na bolsa de valores é um conhecimento cada vez mais necessário. Descubra mais sobre o assunto e aprenda como escolher melhor seus investimentos!

Primeiros passos de como comprar ações

Antes de descobrir como comprar ações e se, principalmente, você está iniciando no mundo dos investimentos, provavelmente deve ter bastante dúvidas sobre o que significa alguns dos termos deste mercado e como acontecem as suas transações.

O que são ações?

Você pode entender as ações como a menor parte de uma empresa ou organização, que pode ser negociada para as pessoas como forma de obter investimentos e capital.

Se você adquire ações, pode se tornar sócio de diversas companhias, e ganhar ou perder dinheiro conforme o seu desempenho. Como são investimentos de renda variável, possuem bastante oscilação.

Por isso, para começar a investir é preciso muito conhecimento, estudo e aceitar os riscos maiores, que também podem levar a maiores rendimentos.

Para que servem as ações de uma empresa?

Do lado das empresas, abrir o seu capital ao público é uma grande vantagem. Isso porque captar investimento de quem está interessado em crescer junto no negócio é muito mais rentável do que fazer empréstimos com bancos tradicionais.

Para o investidor, é uma oportunidade de crescer o seu capital e ser sócio de grandes empreendimentos. Se a empresa der lucro, pode até receber dividendos, que é a rentabilidade distribuída entre os investidores.

Como acessar a Bolsa de Valores pela internet?

Toda ação pode ser encontrada, comprada e vendida na Bolsa de Valores, que é facilmente acessada em seu computador.

Para isso, é preciso ter uma conta em uma corretora de valores ou empresa intermediária para ter acesso ao Home Broker, a plataforma digital por onde ocorrem as negociações.

Esse sistema é uma maneira fácil e segura de você investir por conta própria e aprender como comprar ações.

Principais tipos de ações para comprar

Agora que você já sabe mais sobre o que são ações, é preciso conhecer as suas características. Isso vai te ajudar a identificar cada tipo de ação e qual será melhor para você:

  • Ações ordinárias (ON) — Ao comprar essa modalidade de ação você será considerado sócio da empresa e poderá receber dividendos, que serão baixos, pois não terá preferência especial.
    Isso acontece porque estará incluso na participação de lucros. Também tem o direito de voto nas reuniões com acionistas e também o tag along, ou seja, é reembolsado de uma fração do que foi investido caso a empresa seja vendida;
  • Ações preferenciais — Ao adquirir essa ação, recebe dividendos maiores, pois tem mais preferência. Por este motivo, tendem a ser ações mais caras.
    A diferença para as ordinárias é que você não tem poder de decisão nas reuniões com acionistas sobre o futuro da companhia;
  • Units — São aquelas vendidas como unidades, mas que são compostas por ações ordinárias e preferenciais.

Se você deseja comprar ações, é preciso também entender que elas são categorizadas pelo volume de negociação que apresentam:

  • Blue Chips — As mais valorizadas da Bolsa de Valores e pertencem a grandes e consagradas empresas do mercado.
    Possuem uma taxa de negociação muito rápida, o que quer dizer que podem ser facilmente vendidas, gerando mais segurança ao investidor;
  • Mid Caps — Pertencem a empresas de médio porte, por isso, ainda são uma boa opção para compra e venda.
    Porém, é preciso ficar atento às oscilações destas empresas, que são menos estabelecidas;
  • Small Caps — São ações emitidas por empresas de pequeno porte no mercado, por isso possuem preços mais baixos e mais riscos de oscilação na Bolsa.
    Tem o potencial de se valorizar em casos de crises internacionais, pois as pequenas empresas do mercado interno e nacional passam a ter mais importância nestes momentos.

Para quem deseja saber como comprar ações, entender desses jargões e suas características pode ajudar muito na hora da negociação. A escolha de uma delas vai depender de seus objetivos e perfil de investidor. Por isso, continue conferindo mais sobre o assunto.

Taxas cobradas no mercado

Para aprender como comprar ações é necessário também conhecer as taxas cobradas no mercado. Confira:

  • Taxa de Custódia — É o que você paga para que o título continue pertencendo a você;
  • Taxa de Performance — Você só pagará esta taxa se a sua rentabilidade for maior que a estimativa de outras aplicações;
  • Taxa de Administração — É destinada geralmente ao gestor de um fundo de investimentos que toma as decisões sobre as aplicações para um grupo de investidores;
  • Taxa de Corretagem — É o que você paga à sua corretora de valores ao fazer uma compra ou venda de ações.

Como escolher as melhores opções de investimento?

Depois de conhecer melhor como funciona o investimento em renda variável, chegou a hora de conferir dicas essenciais de como comprar ações. Se você está iniciando é preciso ficar atento nestes pontos:

Conheça o seu perfil

O perfil de investidor é a escala que define a tolerância de riscos de uma pessoa. Para investir em ações, é preciso aceitar que você pode perder o seu dinheiro em alguma decisão equivocada.

É por isso que esta forma de investimento é mais indicada para quem possui o perfil arrojado, que aceita os riscos em troca de um possível rendimento maior. Porém, saber como comprar ações e dar os seus primeiros passos no Home Broker é uma ótima maneira de começar a perder o medo de investir na renda variável.

Defina suas metas

Não adianta investir por investir. Você precisa traçar um caminho e ter objetivos. Assim, poderá fazer compras mais alinhadas com os seus valores. Se a sua meta é chegar ao primeiro milhão rápido, terá que se arriscar mais na hora de comprar, por exemplo.

Porém, se seu objetivo é comprar uma casa daqui há 10 anos, pode aplicar mais à longo prazo e aproveitar o recebimento de dividendos para construir esse patrimônio e realizar seu sonho.

Analise o mercado financeiro

É crucial que todo investidor esteja por dentro das notícias nacionais e internacionais e acompanhe a seção de economia. Isso porque as decisões políticas e acontecimentos influenciam nos preços e movimentações das ações.

É desta forma que vai poder acompanhar as oscilações e saber quando comprar e vender as suas ações de forma mais assertiva. Também fique atento às novidades sobre as empresas que deseja ser sócio ou sobre aquelas que você já tem ações, assim saberá de primeira mão sobre quedas ou valorizações.

Fique atento às análises

Para ficar mais antenado e aprender cada vez mais sobre como comprar ações, acompanhe as análises técnicas de especialistas de corretores de valores. Leve em conta diferentes opiniões e siga o desenrolar dos fatos no mercado.

Assim, irá aumentar a sua expertise e saber como pessoas que entendem do assunto olham para o mercado financeiro.

Leve em conta as taxas

Antes de escolher a sua ação, não esqueça de colocar em suas contas as taxas que serão cobradas. Isso pode fazer a diferença em sua escolha, pois podem influenciar e diminuir os lucros que poderá obter.

Quer aprender mais sobre como comprar ações? Fique ligado no blog da Onze  e confira mais dicas e informações valiosas sobre o mercado de investimentos!