Como funciona previdência privada e como investir

Por Redação Onze

Como funciona previdência privada e como investir

Não sabe como funciona a previdência privada? Em poucas palavras, é um plano de aposentadoria desassociado do INSS e que se constitui como um investimento de longo prazo.

Oferecido por bancos e instituições financeiras, esse tipo de previdência é indicado para quem quer fazer investimentos no futuro ou quer uma renda complementar à aposentadoria pública. Siga com a leitura e descubra como funciona a previdência privada no Brasil.

Como funciona a previdência privada: perguntas e respostas

Para ajudar, selecionamos abaixo as principais dúvidas sobre como funciona previdência privada. Confira:

O que é a previdência privada

Previdência privada é um plano de aposentadoria separado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao invés disso, o plano é oferecido por bancos, cooperativas e corretoras.

Na modalidade, você contribui mensalmente ou de uma única vez com o valor que puder investir, desde que ele cumpra o mínimo exigido pela instituição financeira.

O dinheiro investido fica rendendo por anos. Assim, quanto mais tempo você puder deixá-lo aplicado, maior será o retorno no longo prazo. No futuro, você pode resgatar o valor investido acrescido de juros, de uma única vez ou de forma parcelada.

Para quem é indicada a previdência privada?

A previdência privada é indicada para pessoas que têm renda superior ao teto de contribuição e benefício do INSS e para pessoas que desejam fazer um investimento de longo prazo para, no futuro, ter renda complementar.

Quais são os tipos de previdência privada?

No Brasil, existem dois tipos de previdência privada:

PGBL: Plano Gerador de Benefícios Livres

Esse modelo é indicado para trabalhadores com renda alta e que fazem a declaração de Imposto de Renda completa.

O dinheiro investido mensalmente pode ser deduzido, o que possibilita ao profissional aumentar a restituição no Imposto de Renda. No momento do resgate do dinheiro, é necessário pagar imposto sobre o valor total depositado mais o rendimento do período.

VGBL: Vida Gerador de Benefícios Livres

Já o modelo VGBL é indicado para trabalhadores que fazem declaração de Imposto de Renda simplificada, ou que não declaram.

Apesar de não ser abatido no Imposto de Renda, a vantagem é que, no momento do resgate, a cobrança do imposto é feita somente sobre os rendimentos.

Como é a tributação na previdência privada?

São dois modelos tributários: regressivo ou progressivo. No modelo regressivo, quanto mais tempo o valor ficar investido, menor será o imposto cobrado no resgate:

  • Até 2 anos: 35%
  • De 2 a 4 anos: 30%
  • De 4 a 6 anos: 25%
  • De 6 a 8 anos: 20%
  • De 8 a 10 anos: 15%
  • Acima de 10 anos: 10%

Já o modelo progressivo tem alíquota de 15% sobre o valor resgatado com incidência de IR na fonte, de forma antecipada.

No recebimento da renda, a incidência de Imposto de Renda é feita de acordo com a tabela do IR, aumentando de 0 a 27,5% conforme o valor recebido.

Quais são as taxas para investir na previdência privada?

Além da incidência de Imposto de Renda, as instituições financeiras que oferecem planos cobram diferentes taxas:

Qual é a diferença entre a previdência privada e o INSS?

De forma resumida, o INSS tem administração pública, contribuição obrigatória para trabalhador formal, sendo ela fixa e mensal, de acordo com o valor do salário.

Já a previdência privada, como o próprio nome diz, é administrada por instituições privadas, e o trabalhador pode escolher o valor da contribuição e a periodicidade em que será feita.

É possível fazer portabilidade de previdência privada?

Sim, é possível fazer portabilidade de duas formas. Uma delas é interna: mudar o plano de previdência privada na instituição em que você já realiza os investimentos. A outra é externa: mudar a instituição financeira ou banco, caso você encontre taxas menores.

Qual é a rentabilidade da previdência privada?

A rentabilidade da previdência privada depende do gestor e do tipo de alocação proposta pelo gestor.

Há fundos de previdência privada que investem 70% dos seus recursos em ações, por exemplo, o que pode propiciar um rendimento mais elevado do que o da renda fixa no longo prazo. Além disso, a previdência privada oferece benefícios tributários que favorecem sua rentabilidade em muitos casos.

Como funciona a previdência privada e primeiros passos para investir

Agora que você sabe como funciona previdência privada, confira as etapas essenciais para começar a investir.

1. Analise os planos das instituições financeiras

O primeiro passo é identificar as instituições financeiras confiáveis que oferecem planos. Aqui a dica é comparar as ofertas para encontrar as melhores taxas e escolher entre PGBL e VGBL.

Nos sites dos bancos, também vale utilizar simuladores de previdência privada para identificar o plano ideal.

2. Fique atento a taxas e ao rendimento

É importante ressaltar a recomendação: dê atenção especial às  taxas cobradas e aos percentuais de rentabilidade históricos, que variam conforme as instituições financeiras e a proposta de alocação de recursos do gestor.

3. Avalie quanto você pode investir e qual é seu objetivo

Antes de fazer previdência privada, você precisa ter certeza de que é o melhor caminho para render seu dinheiro. Se você busca lucro em curto prazo, não é a opção indicada.

Mas, se você quer investir em longo prazo, saber quanto você pode aplicar por mês é fundamental para simular os efeitos das taxas e impostos.

4. Conte com uma assessoria de investimentos

Por fim, ter o apoio de uma assessoria de investimentos é fundamental para tomar as melhores decisões financeiras  — até para avaliar se a previdência privada é o investimento mais indicado para você.

A Onze é uma aliada nessa jornada: você recebe orientação para investimentos de longo prazo e tem acesso a planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia brasileira.

Além disso, o blog da Onze tem sempre conteúdos atualizados e didáticos sobre investimentos para você entender melhor sobre o universo financeiro. E aí, gostou das dicas?

Acesse nosso artigo de previdência privada e entenda mais sobre suas opções.