Como juntar dinheiro para morar sozinho?

Por Redação Onze

Morar sozinho é o que muitos desejam para conquistar a independência financeira e ter mais liberdade. Contudo, administrar as despesas envolvidas é considerado um desafio e é necessário planejar com calma para que essa mudança não se torne um pesadelo.

Dessa forma, saber como juntar dinheiro para morar sozinho pode ajudar você nesta nova etapa. Afinal, organizar o orçamento de acordo com a sua renda e estilo de vida fornece mais segurança financeira.

Se você quer ficar por dentro de nossas dicas sobre como é possível se organizar financeiramente para ter um espaço só seu, continue acompanhando a leitura!

Como juntar dinheiro para morar sozinho?

Algumas estratégias são eficientes para juntar dinheiro com o objetivo de morar sozinho. Por isso, selecionamos sugestões que funcionam neste caso e ajudam na organização financeira. Conheça!

Entenda o seu orçamento

O primeiro passo para organizar o seu orçamento é entender quanto você tem disponível para usar com despesas, como aluguel, alimentação, energia e assim por diante. Esse é o ponto de partida para todas as demais decisões, já que é mais fácil escolher outros aspectos de acordo com um valor x.

Para fazer isso é importante levar em conta pontos, como salário e despesas que já têm no momento. O ideal é registrar todos os gastos fixos em uma planilha ou agenda para garantir um controle do orçamento e o tamanho dele.

Montar um panorama geral dos custos é um método eficiente, pois ajuda a detectar fatores que podem estar sobrecarregando o orçamento. Assim, você verifica quais ajustes serão realizados para gerar mais economia e ter um planejamento financeiro enxuto e adequado para os seus ganhos.

Quite suas dívidas

Uma sugestão é eliminar uma ou mais dívidas que comprometem parte de seu orçamento financeiro. É claro que existe despesas maiores que talvez não seja possível quitar no momento. No entanto, comece aos poucos e busque pagar aquelas que têm uma parcela menor, pois isso facilita o planejamento financeiro e fornece mais liberdade durante sua transição para a nova casa.

Quitar as dívidas é uma forma de minimizar as despesas no futuro, já que ao morar sozinho você terá que assumir outras responsabilidades, como o pagamento de aluguel, condomínio, financiamento, energia e por aí vai. Por isso, quanto mais enxuto for o número de gastos, mais fácil será para ter um controle financeiro eficiente.

Defina metas

Se você tem o objetivo de morar sozinho é importante estabelecer metas que o ajudem a alcançá-lo. Assim, é importante entender o quanto deseja economizar e quais esforços serão feitos para juntar dinheiro. Estude o seu orçamento e determine uma quantia fixa que será reservada todo mês.

Fazer isso será útil para eventuais despesas que você terá quando morar sozinho e funcionará como uma reserva financeira caso algum imprevisto ocorra. Dessa forma, é possível ter mais tranquilidade ao gerenciar suas despesas fixas e, também, aquelas inesperadas.

De quanto preciso para morar sozinho?

Antes de morar sozinho é relevante saber o quanto você precisa para conseguir administrar os gastos da casa. Se isso não for feito existe o risco de seu orçamento não ser suficiente para cobrir todas as despesas. Então, é válido conhecer quais serão as principais responsabilidades financeiras e com isso planejar qual será o valor o necessário para pagar suprir suas necessidades.

Caso você ainda não tenha conhecimento de tudo que está envolvido e o quanto, em média, custa cada morar sozinho, separamos alguns parâmetros que podem ajudá-lo.

Em primeiro lugar, é importante entender que cada pessoa tem um estilo de vida diferente e que isso inclui despesas e prioridades muito particulares, isto é, as despesas precisam ser compatíveis e alinhadas com as suas necessidades e a região em que você reside. Dessa forma, analise o quanto você gastaria seguindo estas seguintes despesas!

  • aluguel e condomínio;
  • alimentação;
  • contratação de serviços (internet, TV a cabo e outros);
  • luz e água;
  • gás;
  • transporte;
  • lazer e etc.

Estes são os itens que precisam fazer parte de sua lista ao contabilizar a média de gastos durante o mês. Analise os valores de acordo com a sua rotina e estipule qual é o montante que cabe dentro do seu orçamento.

Quais são os maiores desafios de morar sozinho?

Apesar de ter mais liberdade e independência financeira, morar sozinho também tem desafios que podem gerar muita dor de cabeça. Nesse sentido, o planejamento é a melhor saída. Afinal, quanto você se prepara para os obstáculos a frente fica mais fácil lidar com a situação e não desistir.

Logo, um dos maiores desafios é os imprevistos que ocorrem, como perda do emprego, gastos inesperados, reformas e por aí vai. Nesses casos, ter uma reserva financeira é fundamental para não passar aperto e manter o pagamento das contas em dia.

Ao morar sozinho somente você é o responsável pelas despesas da casa e, por isso, é tão importante guardar um valor fixo para um possível revés financeiro ou gastos extraordinários.

Além disso, buscar maneiras de economizar e reduzir o total de gastos pode ajudar você a destinar uma quantia extra para uma reserva financeira ou outros objetivos.

Como vimos ao longo do post, juntar dinheiro para morar sozinho exige um estudo do orçamento financeiro disponível em comparação aos custos da moradia. Assim, algumas estratégias são importantes para você não se perder em seu planejamento, como quitar as dívidas e estabelecer metas que ajudam a manter uma reserva. Também é necessário conhecer quais são os principais custos e criar um parâmetro sobre o quanto você precisará para conquistar sua independência.