Cinco dicas financeiras para se proteger em crise

Por Redação Onze

se proteger em crise

Saber como se proteger em crise é uma dúvida de muitas pessoas. Esse é um problema vivido por muitos brasileiros e que pode se agravar quando o país também não vai muito bem. Parece um efeito bola de neve e quanto mais o tempo passa a situação piora mais.

Um dos principais motivos para isso ocorrer é a falta de planejamento e gestão das suas próprias finanças pessoais. Esse fato pode ser comprovado observando pessoas que conseguem passar por momentos de dificuldades financeiras e se reerguer posteriormente.

Certamente, eles souberam aplicar cada um dos elementos que mencionaremos neste artigo que você vai conferir a partir de agora. Acompanhe!

Como se proteger em crise?

Você certamente já deve ter lido muitos conteúdos ensinando sobre finanças e como sair da crise. Entretanto, a maioria deles ensina um conceito muito simples e que todo mundo já sabe, ou seja: não gastar mais do que ganha.

Entretanto, quando alguém está em crise o processo já foi instalado e, simplesmente, não gastar além de seus rendimentos não é uma dica nada proveitosa para essas pessoas.

Então, separamos 5 estratégias realmente eficazes que podem, de fato, fazer com que você possa contornar esse momento.

1. Tenha um fundo de emergência

O primeiro e mais importante passo para se proteger em crise é ter um fundo de emergência. O grande problema das pessoas que enfrentam dificuldades financeiras e ter que recorrer a terceiros para conseguir levantar fundos para arcar com suas despesas mensais ou extraordinárias.

Quando você necessitar recorrer a um banco ou instituição financeira, saiba que até poderá resolver uma situação momentânea, entretanto, estará contraindo mais uma dívida que impactará negativamente em suas finanças.

Por isso, é fundamental contar com esse tipo de suporte. Mesmo que você não esteja passando por momentos difíceis pense em fazer uma boa reserva o quanto antes e, caso o seu momento seja de crise financeira, sempre que sobrar uma quantia, reserve-a para a composição do seu fundo.

2. Invista

Os valores que você destinou para o seu fundo de emergência, bem como, aqueles que já tem guardados precisam ser investidos. Quando alguém ler esse tipo de afirmação surgem dois tipos de ideia na mente.

Primeiro, colocar o dinheiro em uma poupança e ter um rendimento insignificante ou, segundo, investir em grandes empresas, fundos e outra modalidades extremamente arriscadas.

Poucas pessoas sabem que existe um meio termo entre esses dois extremos. Atualmente, existem investimentos capazes de fornecer excelentes rendimentos, porém, com riscos pequenos.

Alguns, inclusive, possuem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que assegura suas aplicações até um limite de R$ 250.000,00. São exemplos de títulos com essas características:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI), entre outras.

Além disso, é possível colocar o seu dinheiro em títulos que não contam com a garantia do FGC, mas que são extremamente rentáveis e seguros, como é o caso do Tesouro Direto.

O mais importante é que você tenha do seu lado uma empresa especializada para mostrar as melhores e mais seguras opções para você guardar o seu dinheiro em tempos de crise.

A Onze é uma dessas empresas especializadas que podem ajudar em muito a multiplicar o seu dinheiro mesmo em momentos de dificuldades financeiras em que tudo parece que vai acabar dando errado.

3. Evite correr grandes riscos

Também é fundamental evitar correr grandes riscos. Muitas pessoas, quando estão em momentos de crise são confrontadas com “oportunidades” em que será necessário dispor de determinada quantia em dinheiro.

Cuidado com isso! O subconsciente acaba sendo facilmente estimulado erroneamente a acreditar que determinado produto ou serviço pode fazer com que você saia das dívidas e consiga vencer a crise.

Isso não significa que determinadas oportunidades, de fato, não podem ser efetivamente boas. Entretanto, nesse momento, correr riscos pode não ser algo proveitoso para você.

Assim, caso isso ocorra, pense em resolver a sua situação financeira primeiro e, depois, aproveitar possíveis oportunidades de ganhos ou negócio.

4. Elimine as dívidas

Outro ponto muito importante é eliminar ao máximo a quantidade de dívidas da sua vida. Existem algumas que, se você adiantar o pagamento, podem ter valores consideravelmente reduzidos e seja possível, inclusive, a sua quitação integral.

Em momentos de crise tudo pode acontecer e, caso ocorra algum problema que faça você diminuir seus ganhos mensais, não sofrerá maiores complicações pela falta de pagamento de possíveis credores.

Sendo assim, sempre que sobrar um dinheiro após pagar todas as contas do mês e guardar a quantia determinada no seu fundo de reservas, procure adiantar parcelas ou quitar outras dívidas. Seu bolso agradecerá no futuro.

5. Avalie o futuro

E, por falar em futuro, vale a pena lembrar que tempos de crise não duram para sempre. Por mais que possa parecer impossível ver uma luz no fim do túnel ela sempre chegará e esses momentos de dificuldades financeiras passarão, deixando apenas um aprendizado de valor inestimável que você poderá levar pelo resto de sua vida.

Sendo assim, mesmo que possa parecer um sonho distante, é necessário que você planeje o futuro e saiba como será quando todo esse momento passar.

Tenha em mente como você agirá desse momento em diante e quais as estratégias que vai adotar para blindar o seu patrimônio e evitar passar pela mesma situação no futuro.

Momentos de instabilidades econômicas no cenário nacional ou mundial sempre ocorrerão, o que definirá se eles o impactarão de forma negativa é a maneira com a qual você encara suas finanças e gerencia suas despesas e receitas.

Fazer as coisas do jeito certo o colocará em uma posição de tranquilidade e, caso algum problema venha a ocorrer, você saberá exatamente como se proteger.

Se você seguir cada uma dessas dicas certamente saberá como se proteger em crise. Mesmo que não esteja passando por dificuldades no momento, é importante conhecer essas estratégias e coloca-las em prática. Assim, é possível evitar problemas no futuro e, caso eles ocorram, você certamente estará melhor preparado.

Gostou dessas dicas? Confira os posts abaixo, podem ser muito interessantes para um investidor novo!