Entenda como comprar e investir em ouro

Por Redação Onze

O ouro faz parte da história humana como um dos ativos mais valorizados do mundo. A sua importância remonta à antiguidade, quando já era considerado um símbolo de poder e tinha a sua cor dourada relacionada ao sol, o que criava uma aura mágica ao metal.

A partir dos anos 1800, ele passou a ser usado também como referência para o sistema monetário internacional, por meio do chamado “padrão-ouro”. Basicamente, o valor de uma moeda era determinado com base em uma quantia fixa do metal. Contudo, esse modelo foi abandonado no século XX.

Ainda assim, o ouro não perdeu a sua credibilidade e permanece como      um ativo de grande prestígio. Por isso, neste post, vamos explicar como investir em ouro e como funciona esse mercado de investimentos.

Leia também: Bom ano: conheça as melhores aplicações financeiras em 2020

Como investir em ouro?

O investimento em ouro no Brasil geralmente é feito por meio de contratos da B3, antiga Bovespa. Para isso, é preciso abrir uma conta em uma corretora de investimentos, responsável por intermediar as operações.

Os contratos de ouro são negociados com base em lotes-padrão de 250     g. Os valores do grama de ouro são cotados com base nas movimentações da Bolsa de Nova Iorque. O custo de cada grama em dólares precisa ser multiplicado por reais para chegar no resultado final do valor.

Em geral, o lote-padrão tem a desvantagem do custo elevado, sendo que uma unidade gira em torno de R$ 15 mil, valor que pode subir dependendo das variações do mercado e da cotação do dólar americano.

Também é possível fazer negociações fora da B3, no chamado Mercado de Balcão. A maior vantagem é que, nesta opção, o investidor pode aplicar em quantidades fracionadas de ouro, menores do que o lote-padrão. Contudo, essas operações têm regras mais flexíveis de negociação.

Além disso, o investidor pode investir em ouro a partir de um fundo de investimento cujo lastro é do próprio metal. Porém, nessa opção é preciso arcar com uma taxa administrativa de manutenção do fundo.

Como comprar ouro?

Outra opção para quem quer investir em ouro é comprar o metal físico. Isso pode ser feito em corretoras de valores autorizadas, bancos ou distribuidoras. Nesses casos, é possível comprar quantidades menores, a partir de um grama (1     g). Também existe a possibilidade de deixar o investimento em custódia da instituição, ou levá-lo consigo.

Muita gente pensa que joalherias também são uma boa opção para investir em ouro. Entretanto, essa não é uma boa alternativa, pois as jóias      não têm seu valor definido de forma objetiva, com base apenas na gramatura. Outros fatores acabam influenciando no preço, como design e marca, o que pode variar de caso a caso.

Taxas envolvidas na operação

Como toda aplicação, o investimento em ouro também sofre com a incidência de algumas tarifas. O Imposto de Renda é cobrado sobre rendimentos maiores que 20% por mês. Os rendimentos menores são isentos de cobrança.

Além disso, corretoras e bancos também cobram uma taxa de custódia e de corretagem, as quais são calculadas com base na cotação do ouro.

Vantagens e desvantagens      para levar em conta no investimento em ouro

A agora que você já sabe como investir em ouro, confira as principais vantagens desse metal:

  • Segurança em momentos de instabilidade econômica;
  • Baixa desvalorização;
  • Aceitação em todo o mundo;
  • Diversificação dos investimentos.

Já as maiores desvantagens são:

  • Pode sofrer desvalorização se houver queda no dólar;
  • Baixa liquidez do investimento;
  • Alto risco de segurança no caso do ouro em barras.

Continue lendo sobre investimentos no site da Onze!

A      Onze disponibiliza um blog completo com os melhores artigos sobre investimentos e finanças. Acesse o site e confira todos os conteúdos!