Saiba como fazer a consulta e verificar o extrato do tesouro direto

Por Redação Onze

tesouro direto

As aplicações no tesouro direto têm aumentado muito nos últimos anos. Muitos investidores iniciantes começam aplicando seu dinheiro no tesouro direto. Sem dúvidas, é um tipo de investimento que oferece muitos benefícios, como maior segurança, mais acessibilidade e mais facilidade em relação a outros tipos de investimentos.

É claro que, como em qualquer aplicação, é necessário um estudo prévio. Não se pode começar uma aplicação financeira sem planejamento e sem definir uma estratégia. É importante saber, por exemplo, o valor mínimo para investir, taxas, rendimento e prazo para resgatar o seu dinheiro.

Neste artigo, você vai saber mais sobre esse investimento, como começar a aplicar e como consultar o seu extrato do tesouro direto. Essas são informações importantes que todo investidor deve saber antes mesmo de começar a comprar títulos do tesouro direto.

O que é tesouro direto

O tesouro direto é um tipo de investimento que se baseia na negociação de títulos públicos atribuídos a pessoas físicas. Essa aplicação é recomendada para pequenos investidores. O tesouro direto é considerado uma opção de investimento segura, portanto, é indicado a investidores com perfil conservador. A compra e venda de títulos é feita por meio da internet.

O investimento oferece muitas vantagens pois é acessível, apresenta uma rentabilidade satisfatória e liquidez diária. Além disso, é um dos investimentos com menor taxa de risco do mercado. É possível começar a investir no tesouro direto com um valor mínimo de R$ 30,00.

Os investidores precisam definir um prazo para a retirada do seu dinheiro. Esse intervalo vai variar de acordo com o objetivo de cada um e quanto cada investidor pode esperar para sacar o seu dinheiro. Quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, maior a rentabilidade.

Quais etapas para consulta do saldo tesouro direto

É possível acompanhar seus rendimentos no tesouro direto por meio do site ou aplicativo da sua corretora. Para quem não deseja realizar a consulta do extrato do tesouro direto pela corretora, é possível acessar o pelo site do Portal do Investidor.

Bastar acessar o portal e preencher os campos indicados com CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha de acesso. Em seguida, você será direcionado para dentro do site do Tesouro BM&FBOVESP.

Nele você verá um resumo das suas aplicações e recados importantes sobre títulos públicos à disposição. Basta clicar em consultar e depois em extrato consolidado. Pronto! É só escolher o período que deseja realizar a consulta.

Compreenda o extrato do tesouro direto

Você pode desconhecer algumas terminologias importantes que são necessárias para entender melhor o extrato do tesouro direto. A seguir, separamos as principais para lhe ajudar a compreender seus resultados.

No seu extrato, você encontrará o valor da rentabilidade bruta acumulada. Nesse campo, você saberá rentabilidade de cada título. O valor do imposto não é incluído nesse item. Já o valor bruto é o saldo da aplicação, não levando em conta o imposto.

É importante saber também o que é o valor líquido. Trata-se da quantidade de valor disponível para resgate. O tempo de aplicação são os dias corridos até a data de consulta.

Quem pode investir no tesouro direto

O tesouro direto é uma aplicação muito democrática. É possível começar a investir com um valor relativamente pequeno. Caso você tenha se interessado por essa modalidade, saiba que para investir no tesouro o investidor precisa apenas possuir o CPF e se cadastrar em alguma Instituição Financeira que opera no tesouro direto.

>>> Saiba mais: Investimentos mais rentáveis: saiba quais são e comece a aplicar.

Conheça a Onze Investimentos

O tesouro direto é um investimento seguro e uma excelente opção para quem busca por uma aplicação de baixo custo. Se você está pensando em começar a realizar aplicações e tem o interesse em aumentar seu patrimônio por meio de investimentos, conheça os produtos financeiros da Onze Investimentos!

A casa de investimentos possui os melhores gestores do mercado, bons investimentos e apresenta taxas justas e transparentes. Acesse o site para mais informações sobre o tesouro direto!