Custo de Oportunidade: entenda o conceito e como calcular

Por Redação Onze

Quando se está começando a investir, se ouve falar em custo de oportunidade. É um conceito que se aplica tanto sobre investimentos em renda fixa quanto em renda variável. Ele está relacionado ao processo de escolhas de aplicações.

Não se trata de uma perda de dinheiro real, que acontece de maneira quantitativa. O custo de oportunidade é um conceito que se baseia na qualidade. No que poderia ter sido ganho e não foi quando uma escolha foi feita.

Para entender melhor esse conceito, na prática, preparamos um artigo com os tópicos mais relevantes em relação ao custo de oportunidade.

O Custo de Oportunidade na economia

Na economia, o custo de oportunidade é uma chance que é descartada em detrimento de outra.      Todos os agentes econômicos realizam escolhas que visam o melhor benefício.

Em outras palavras, no âmbito econômico, quando se decide comprar um determinado bem, se está renunciando a uma outra oportunidade.      Ou seja, o comprador está      abrindo mão de investir dinheiro em outra aplicação financeira.

Esse dilema é conhecido como trade-off, quando se ganha uma coisa e se perde outra (custo de oportunidade) diante de uma situação de escolha.

Os principais tipos de Custo de Oportunidade

Existem quatro principais tipos de custo de oportunidade.

1. Escondido

O custo de oportunidade escondido é aquele que não está claro. O custo de oportunidade está camuflado na decisão de escolha do investimento.

2. Aberto

O custo de oportunidade aberto é contrário ao escondido. Neste tipo, não é considerado      o conceito de camuflagem dos custos sobre as operações. Ou seja, não está embutido na operação.

3. Contábil

O custo de oportunidade contábil se refere ao âmbito empresarial. Quanto uma empresa teve seu lucro sacrificado por ter investido em determinado recurso ao invés de outro.

4. Ambiental

Custo de oportunidade ambiental é o máximo é o que se pode de lucrar quando se usufrui de determinado recurso natural.

Qual a real importância do Custo de Oportunidade para o investidor?

No âmbito financeiro, o custo de oportunidade se aplica quando o investidor escolhe diferentes tipos de investimentos em detrimento de outros. Geralmente, os investimentos mais rentáveis são os escolhidos.

Para determinar o custo de oportunidade deve-se calcular a taxa de rentabilidade do investimento que deixou de ser feito.

Isso é importante para saber o real custo de oportunidade que foi perdido ao não se escolher por determinado ativo.

Exemplo de Custo de Oportunidade

Com demonstrações práticas de custo de oportunidade é mais fácil entender esse conceito. A seguir, vamos demonstrar com um exemplo como o custo de oportunidade funciona.

Quando uma empresa está decidindo demitir um funcionário para contratar outro, ela vai precisar considerar o custo de oportunidade de mantê-lo. Desse modo, ela vai precisar fazer muitos cálculos financeiros para decidir se essa vai ser a melhor decisão para a empresa no que diz respeito aos custos.

Entretanto, existem outros critérios subjetivos, como, por exemplo, o comportamento desse funcionário no ambiente de trabalho.

Como calcular o Custo de Oportunidade

Não existe uma fórmula para calcular o custo de oportunidade uma vez que se trata de um conceito muito subjetivo.

Nos casos em que é possível mensurar o custo de oportunidade, geralmente o cálculo é feito a partir do lucro que se ganharia com a opção que não foi a escolhida.

Invista com Onze Investimentos

O custo de oportunidade é um conceito importante para quem quer realizar a compra de ativos. Caso deseje começar a realizar transações no mercado financeiro, conheça as opções de ofertas da Onze Invest!

A casa de investimentos Onze Invest faz a gestão do patrimônio financeiro de longo prazo do investidor brasileiro tanto em renda fixa como em renda variável. Acesse o site para mais informações!