Debêntures incentivadas: vantagens e desvantagens desse tipo de investimento

Por Redação Onze

Uma rodovia, um aeroporto e hospital. Essas são obras grandiosas, que beneficiam a população, mas demandam investimento elevado. É exatamente nesse contexto que entram as debêntures incentivadas.

As debêntures são títulos de dívida ativa pertencentes ao fundo de renda fixa. Na modalidade incentivada elas dão um estímulo maior ao investidor pelo fato de serem isentas de imposto de renda.

Veja neste post como as debêntures incentivadas funcionam e quais são as vantagens e desvantagens dessa modalidade. Saiba também o que são e como participar dos fundos de debêntures incentivadas!

Como as debêntures incentivadas funcionam?

A finalidade das debêntures incentivadas é a captação de recursos para custear as grandes obras nos país. Com isso, as empresas têm o apoio do governo visando melhorias para todos. Classificado como renda fixa, esse é um investimento de médio e longo prazo, considerado seguro e estável.

Quais são as vantagens oferecidas?

Algumas vantagens são bastante significativas para quem está pensando em investir em debêntures incentivadas.

Isenção do Imposto de Renda

A não incidência do imposto de renda já é um ganho, pois o investidor sabe que no vencimento não terá uma baixa no valor resgatado. A maioria dos investimentos têm IR regressivo e é uma vantagem essa modalidade ser isenta.

Maior retorno

A performance de ganhos no investimento em debêntures incentivadas é mais expressiva do que nas outras modalidades.

Diversidade de ganhos

A distribuição do dinheiro em investimentos diferentes mostra a prudência de um investidor. Diversificar é apostar em mais de uma oferta, para que uma compense as oscilações da outra.

E as desvantagens?

Em tudo que envolve investimento, existe sempre prós e contras. Embora seja um investimento atrativo, algumas desvantagens precisam ser conhecidas:

Risco de crédito

As debêntures não têm a segurança do FGC. Neste caso, o investidor pode perder dinheiro em caso de falência da empresa, ou se houver qualquer problema que impeça o pagamento dos títulos.

Prazos longos

Há um risco de liquidez, devido aos prazos mais longos para resgate. Se precisar de resgate antecipado, isso pode não ser possível, ou gerar ônus em função das taxas.

Oscilações

As oscilações do mercado podem comprometer o investimento e afetar os investidores. Tanto no tipo de rendimento, pré ou pós fixado. Ao menor sinal de mudança no cenário econômico, os investidores podem ser afetados.

O que são fundos de debêntures incentivadas?

Em caso de não ter recursos para investimento em debêntures, existe uma alternativa que é o fundo de debêntures, com valor mínimo de R$ 100,00 para aplicação. Apesar da isenção de cobrança do imposto de renda, ocorre a taxa de administração cobrada pelas corretoras, por isso, pesquise bem antes de contratar.

As debêntures incentivadas têm ramificações, e em cada uma delas existem particularidades que valem a pena você conferir antes de começar seus investimentos.

Se você gostou deste post, continue a visita em nosso blog, veja o que são as debêntures e o que você precisa saber para começar a investir com o pé direito!