Entenda a diferença entre liquidez e rentabilidade

Por Redação Onze

diferença entre liquidez e rentabilidade

Para entender e falar sobre a diferença entre liquidez e rentabilidade é necessário observar, separadamente, cada um desses fatores. Ao contrário do que muita gente pode pensar, é importante não partir diretamente para as ações práticas no mercado financeiro.

Uma análise conceitual pode ser importante para tirar dúvidas e, também, garantir que suas escolhas sejam as mais sólidas.Além dos exemplos em liquidez e rentabilidade, se faz necessário entender, ainda, um outro conceito fundamental nessa relação: o risco.

E, é claro, neste artigo vamos trabalhar ainda outra situação fundamental ao tratar desses conceitos – em um insight que muita gente não possui – que é, justamente, estabelecer a relação entre liquidez e rentabilidade.

O que é liquidez

De uma forma bastante resumida, é possível afirmar que liquidez é, simplesmente, a maneira de transformar bens ou investimentos em dinheiro.

Para entender de forma completa e satisfatória a diferença entre liquidez e rentabilidade é necessário examinar esses fatores um a um. Ela está relacionada também à velocidade. Sendo assim, liquidez diz respeito à velocidade em que se pode transformar investimento em dinheiro no bolso.

Um exemplo clássico é o da duplicata: suponhamos que você tenha uma duplicata para receber esse valor em um período de 60 dias. Mesmo não sendo uma espera assim tão longa, não se trata de algo que tenha liquidez. O dinheiro só vai estar no seu bolso dentro de dois meses.

Nas operações bancárias, existem produtos com liquidez diária, que são aqueles em que você pode pedir o saque em um movimento simples e o dinheiro segue para a conta corrente.

Essa mesma liquidez ocorre com o dinheiro em conta (basta seguir a um caixa eletrônico), ações em geral (principalmente no caso do papel bastante negociado, como Petrobras, por exemplo, que proporciona uma venda bem rápida) etc.

Para ter um outro exemplo de algo que não tem muita liquidez, podemos levar em conta os imóveis e as obras de arte. Se você tem um apartamento para ser vendido, é preciso levar em consideração um tempo médio até que ele seja convertido em dinheiro.

O que é risco

Na relação que rege a diferença entre liquidez e rentabilidade, é fundamental compreender o papel do risco. Mas, afinal, o que é risco, quando estamos falando de finanças? Falando no significado da palavra em si, podemos dizer que risco é a possibilidade de insucesso de uma ação.

No mercado financeiro, o risco de um investimento pode ser exemplificado da seguinte maneira. O indivíduo faz um investimento com uma promessa de uma rentabilidade de 50% em um ano.

No entanto, isso não significa que, de fato, ele vai receber exatamente esse valor ao término do período. Existe o risco de esse rendimento não atingir esse índice proposto. Quanto maior for a promessa de retorno ao término do período, geralmente maior é o risco que o acompanha.

O que é rentabilidade

Já que estamos falando aqui sobre a diferença entre liquidez e rentabilidade, sendo que já tratamos anteriormente sobre o conceito de liquidez, é claro que, agora, falta a última parte dessa equação.

Rentabilidade é o retorno. Pode ser compreendida como a diferença entre o valor que investimos e a quantia que resgatamos. Quando um dinheiro é aplicado em algum tipo de investimento, ele é levado para uma visão do futuro. Como o investidor deixa de ter a liquidez, pois a quantia vai ficar investida, passa a receber essa remuneração, em forma de valorização.

É importante deixar claro que a rentabilidade também não é fixa e pode sofrer variações. Por isso, faz-se necessário compreender que existe a rentabilidade nominal e a rentabilidade real.

É preciso levar em consideração descontos como imposto de renda e inflação para chegarmos ao valor mais fiel da rentabilidade de um investimento – e, assim, saber se ele é bom ou não.

A relação e a diferença entre liquidez e rentabilidade

Agora que já entendemos um pouco dos conceitos, separadamente, é possível falar sobre a diferença entre liquidez e rentabilidade.

Todo investimento a ser feito merece receber uma análise que prioriza três grandes eixos. São eles:

  • Liquidez;
  • Rentabilidade;
  • Risco (também chamado de segurança).

E, acredite, praticamente nenhum produto vai lhe oferecer essas três premissas de forma vantajosa para seu investimento. É nessa hora que entra em jogo o poder de ponderar e decidir com sabedoria.

A liquidez é uma característica do investimento que pode lhe proporcionar o dinheiro de forma rápida no caso de uma mudança de ideia ou de um imprevisto, como uma emergência, por exemplo.

Geralmente, uma rentabilidade alta costuma não proporcionar uma liquidez alta – e para transformar o investimento em dinheiro, vai ser preciso reduzir seu preço na hora da venda.

Nesses casos, é preciso optar por caminhos que ofereçam uma maior liquidez, para que o resgate do valor seja feito com rapidez e facilidade.

Se estamos falando de um valor que, certamente, não precisará ser utilizado em um curto período de tempo, é possível pensar a longo prazo e, assim, optar por um produto com maior rentabilidade. A diferença entre liquidez e rentabilidade é fundamental para nortear o futuro financeiro de seus investimentos.

Gostou do artigo? Então confira outros conteúdos sobre finanças, aqui na Onze!