Tudo que você precisa saber sobre Due Diligence e como isso afeta seus negócios

Por Redação Onze

due diligence

Você já ouviu falar no processo de due diligence? No dia a dia de quem trabalha com investimentos, ter bons dados disponíveis é considerado um dos pontos mais importantes para ter sucesso.

Afinal de contas, são as informações que estão ao alcance do investidor que o ajudarão a decidir quais estratégias adotar e analisar os riscos de cada operação. Desse modo, os seus objetivos podem ser atingidos facilmente, até mesmo quando o mercado tem um cenário desafiador.

Entender o que é a due diligence, portanto, é algo fundamental para o sucesso de seus projetos e investimentos. Para ajudá-lo a lidar com esse desafio, preparamos o post a seguir. Continue a leitura e veja como uma boa due diligence pode gerar bons resultados a médio e longo prazo!

O que é Due Diligence

O processo de Due Diligence é uma atividade voltada a levantar dados sobre uma empresa antes que um investimento ocorra. Ou seja, ele é um estudo detalhado sobre a situação do negócio e toda a sua estrutura interna. Desse modo, é possível obter mais dados para definir a viabilidade de um investimento e alinhar expectativas corretamente.

Quando o processo deve ser feito?

A Due Diligence deve ser aplicada em vários processos. Ele é mais comum em operações de fusão e aquisição de empresas. Esses projetos demandam um grande número de dados para que todos os envolvidos possam ter as suas demandas atendidas.

Com os dados levantados pela Due Diligence, quem trabalha com projetos de fusão e aquisição pode reduzir riscos e ter uma visão completa sobre a viabilidade da operação. Também é possível ajustar valores com mais facilidade e traçar planos de melhorias com precisão. Desse modo, o retorno com o projeto será mais robusto.

A Due Diligence pode ser executada, também, quando startups buscam investimentos de terceiros. Nesse caso, ela mostrará ao investidor que a empresa tem grande potencial de crescimento. Além disso, auxilia outras pessoas a identificarem como a companhia está estruturada e a efetividade das medidas administrativas adotadas.

Para quem realiza investimentos no mercado de ações, a Due Diligence também é útil. Com ela, o investidor pode identificar facilmente as melhores oportunidades conforme as suas metas. Assim, estruturar uma estratégia de investimentos robusta será mais algo simples e prático.

Quais são as etapas da Due Diligence?

Mapeamento do negócio

Nesse momento, é feito um levantamento básico da estrutura administrativa do negócio. Essa observação inicial auxilia o investidor a direcionar melhor o seu levantamento de dados. Além disso, mitiga riscos e poupa o tempo de quem fará o trabalho de busca por informações.

Em outras palavras, essa etapa auxilia o levantamento de dados a ser direcionado exatamente para as pessoas que trabalham com as informações mais importantes. Além disso, reduz o risco de algum dado crítico não ser inserido no processo, gerando mais riscos a médio e longo prazo.

Levantamento de dados

Aqui, o trabalho real começa. O responsável pel executará uma avaliação completa de todos os locais em que informações de interesse podem se encontrar. Isso inclui, mas não se limita, a pontos como:

  • Livros fiscais;
  • Softwares de gestão;
  • Balanços e demonstrações de resultados;
  • Dados sobre os ativos e passivos do negócio;
  • As atas de reuniões do conselho gestor;
  • Informações sobre processos jurídicos em curso;
  • Dados sobre a dívida da empresa;
  • As certidões fiscais;
  • As demonstrações financeiras dos últimos exercícios fiscais;
  • Comprovantes de recolhimento de tributos;
  • Documentos relativos às declarações de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  • Patentes vigentes em posse do negócio;
  • Dados sobre contratos de prestadores de serviço.

Análise dos dados e tomada de decisão

Com os dados em mãos, a análise é feita. Todos os registros serão cruzados para identificar as chances de um investimento dar errado. Além disso, a depender do objetivo, medidas serão traçadas para garantir o objetivo esperado a médio e longo prazo.

Quais as principais áreas para o processo?

A Due Diligence envolve todas as áreas administrativas de uma empresa. Em geral, ela  envolverá os dados dos setores que trabalham com processos como os de:

  • Gestão tributária;
  • Contabilidade;
  • Gestão de vendas;
  • Gestão financeira;
  • Processos jurídicos;
  • Gerenciamento previdenciário;
  • Gerenciamento de riscos ambientais;
  • Segurança digital;
  • Gestão de TI;
  • Administração de propriedade intelectual;
  • Administração de facilities;
  • Administração imobiliária;
  • Gestão de pessoas.

Ou seja, a Due Diligence afeta todas as áreas de uma empresa em que problemas podem ser encontrados. Bem executada, portanto, ela não dá apenas uma boa visão sobre a situação financeira da companhia, mas também o modo como ela lida com rotinas administrativas. Além disso, auxilia o investidor a avaliar possíveis conflitos, pontos de interesse e oportunidades que, à primeira vista , não seriam encontrados (como uma patente de interesse).

Como Due Diligence impacta nos negócios?

Investimentos são processos complexos e que passam por vários riscos. Apesar de não ter controle sobre todos, o investidor pode sempre tomar medidas para reduzir riscos e garantir o sucesso da sua empreitada. Não é por ser uma atividade arriscada, entretanto, que há a necessidade de se colocar em situações arriscadas.

A Due Diligence é uma das abordagens que podem ser empregadas para reduzir riscos. Quem realiza essa operação ganha uma visão completa sobre o estado do negócio e das suas contas. Isso permitirá que boa parte dos riscos sejam eliminados, dando mais receitas a médio e longo prazo.

Em caso de dúvidas, quem investe pode sempre contar com o apoio de um especialista para realizar a Due Diligence. Uma empresa com grandes conhecimentos na área conseguirá adotar as principais práticas de Due Diligence para mitigar erros e riscos. Isso trará um número de registros muito mais útil para o processo e, assim, evitará que o sucesso esperado não seja atingido.

Por isso, sempre busque um parceiro especializado para a sua Due Diligence. Desse modo, você conseguirá atingir os resultados esperados com o seu investimento muito mais facilmente. Afinal, os riscos cairão e você terá uma noção mais precisa do que poderá obter a cada aplicação.

Para fazer investimentos no mercado de ações, a Due Diligence é apenas um passo. Também é importante ter o apoio de uma boa empresa de investimentos. Saiba mais sobre elas e como diferenciar uma corretora de uma gestora no blog!