5 passos para fazer seu primeiro investimento ainda hoje

Por Redação Onze

fazer-primeiro-investimento

Você já ouviu muita gente dizer que a poupança é um investimento ruim, né? E como você é uma pessoa curiosa, foi pesquisar sobre investimentos e descobriu um mundo completamente novo pela frente. No entanto, ficou confuso do que precisa fazer para investir pela primeira vez.

Estude!

Antes de qualquer coisa, é necessário que você estude sobre investimentos. Para ter confiança em investir o seu dinheiro você tem que ter algum conhecimento no assunto, desta forma é fundamental dedicar um pouco do seu tempo para entender conceitos básicos, como o que são investimentos de renda fixa e renda variável, o que é a taxa SELIC, o que é FGC, qual é a diferente entre CDI e SELIC, etc. Você não precisa se torna um especialista no assunto, mas entender esses conceitos e como eles impactam no seu rendimento é muito importante. Todos esses conteúdos você pode encontrar no Onze. Então não marca bobeira e maratona nossos textos!

SAIBA+: Como calcular a rentabilidade dos seus investimentos?

Abra uma conta na corretora

Após estudar sobre o assunto, você deve ter notado que é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores, pois ela será o intermediário entre você e os investimentos. Agora é hora de pesquisar as corretoras e avaliar qual a melhor opção para você, e a nossa dica é: procure corretoras que não cobrem taxa de administração para o tesouro direto, pois provavelmente esse vai ser o seu primeiro investimento. E nada mais motivador do que não ter que pagar para começar a investir né? Algumas opções de corretoras são: XP Investimentos, Clear, Easy Invest, Modal Mais e Rico.

A abertura da sua conta é totalmente online: entre no site da corretora que você escolheu e clique em “abrir sua conta”. Em seguida você deve preencher o formulário com seus dados pessoais e enviar os documentos solicitados digitalmente. Esse processo é bem simples e rápido. Após algumas horas você receberá a resposta da corretora com os dados de sua conta e pronto! Guarde bem essas informações, pois você precisará do número da sua conta para transferir o dinheiro e começar a investir – falaremos mais sobre isso a seguir.

 

Pesquise os investimentos disponíveis

Depois de abrir sua conta na corretora de valores, explore tudo que ela oferece. Navegue pelo site da corretora, pesquise os investimentos, veja a rentabilidade, o prazo de cada investimento, o valor necessário para investir, etc. Se tiver alguma dúvida entre em contato com a corretora pelo chat ou por outro canal de comunicação, se houver.

Peça ajuda a amigos ou profissionais que entendam do assunto, converse sobre o seu perfil, para que você quer investir o dinheiro e por quanto tempo. Por fim, avalie as indicações de investidores mais experientes. Só assim, conversando e pesquisando sobre investimentos, é que você terá confiança para aplicar o seu dinheiro.

 

Transfira o dinheiro para a corretora de valores

Agora que você está entendo tudo (ou quase tudo) sobre investimentos e viu que tirar o seu dinheiro da poupança é a melhor opção, é a hora de colocar tudo que aprendeu em prática. Escolha o valor que deseja investir e transfira esse dinheiro da sua conta corrente ou poupança para a sua conta da corretora. Faça essa operação por TED ou DOC, veja qual a melhor opção para você e não se esqueça que a transferência pode demorar até 2 dias uteis para ocorrer. Você recebe o número da sua assim que se torna cliente, como falamos no passo 2.

 

Escolha o investimento ideal para você

Agora que você já tem uma conta na corretora e já transferiu o seu dinheiro é hora de começar a investir! Você consegue investir pelo próprio site da corretora, basta escolher o título em que deseja e aplicar o seu dinheiro lá. Geralmente, as pessoas começam a investir pelo Tesouro Direto que é um investimento simples e conservador, ou seja, as chances de você perder dinheiro são baixas. Além disso, você pode começar a investir com apenas R$30.  No entanto, não há regra e você pode começar a investir pelo investimento que preferir. Fácil, não é?