Free Float: você sabe o que é?

Por Redação Onze

free-float

Não são poucas as pessoas que pensam em fazer investimentos no mercado de ações — especialmente como forma de garantir algum recurso financeiro para o futuro — mas, sentem-se perdidas, têm medo, ou simplesmente não sabem por onde começar.

O primeiro passo é, justamente, informar-se. E, aos poucos, ir acumulando conhecimento a respeito do assunto.

Você já ouviu falar, por exemplo, na expressão “Free Float (FF)”? Ela é o assunto do nosso artigo de hoje. Acompanhe!

O que é Free Float e como funciona?

Free Float – circulação livre, em português -, é um conceito comum no mercado de capitais e refere-se às ações de uma empresa de capital aberto (companhia com ações disponíveis para negociações na Bolsa de Valores) que estão, de fato, livres para transações  de compra e venda no mercado.

O índice Free Float de uma empresa mostra, por exemplo, o percentual de ações que estão, efetivamente, à disposição do público em geral para serem negociadas. Trata-se, basicamente, dos papéis que ficam disponíveis para os chamados acionistas minoritários.

Vale salientar, contudo, que,  nessa categoria, não estão incluídas as ações dos acionistas majoritários, que são os chamados “controladores” do negócio (estas não são abertas ao mercado para que não se corra o risco de perda do controle da empresa). Também não são ações de circulação livre as ações em tesouraria ou outros papéis classificados como classe especial.

Free Float, volatilidade e liquidez das ações

Em teoria, existe uma correlação inversa entre o percentual de Free float de uma companhia e a volatilidade de uma ação, ou seja, o quanto o preço dela varia no mercado. Isso significa que quanto mais ações de circulação livre uma companhia tiver, menor será a chance de um pequeno número de ações mexer no preço de mercado da ação.

Para entender melhor, imagine a seguinte situação: Quando apenas algumas pessoas possuem ações de uma empresa, elas têm maior facilidade de impor para esses ativos os preços que bem entenderem — quem quiser comprar terá que se sujeitar aos valores propostos. Já, quando um número bem mais amplo de pessoas possui esses títulos, fica mais fácil para o comprador encontrar preços mais justos e, também, mais difícil um número pequeno de ações mexer no preço de mercado da ação.

Já, a liquidez — a facilidade de transformar rapidamente as ações em dinheiro, através da venda — é maior em empresas com alto índice de Free Float – falamos mais sobre isso em nosso artigo “Risco de Liquidez: Saiba o que é e gerencie seus investimentos”.

Outra associação possível de se fazer quando se pensa em ações de circulação livre é no que se refere ao poder de voto do acionista minoritário.

Assim, quanto maior o percentual Free Float de uma empresa, mais dividido está o seu capital.  E quanto mais fragmentado for esse capital, mais significativa se torna a participação de cada uma das partes. Ou seja, em eventos de tomada de decisão, o pequeno acionista tem o seu poder de voto aumentado de acordo com número de ações de circulação livre da companhia  — isso, consequentemente, também gera mais valor para o ativo dentro do mercado de ações.

Quer saber mais sobre Free Float, ações e investimentos em geral? Gostaria de melhorar a sua saúde financeira? Pois, saiba que nós, da Onze Investimentos, podemos ajudá-lo nessa caminhada!

Somos uma empresa focada na administração de fundos previdenciários, que vai além de aplicações financeiras: ajudamos você a cuidar melhor do seu dinheiro — por meio do conhecimento sobre a área das finanças e de produtos/fundos baratos e transparentes existentes no setor.

Podemos te ajudar a ampliar sua bagagem de informações a respeito do mercado financeiro e encontrar a melhor opção para seus investimentos, por isso, sugerimos a leitura do artigo Qual a melhor aplicação financeira para quem está começando?