Fundamentus: conheça o sistema para análise de indicadores financeiros

Por Redação Onze

fundamentus

O mercado financeiro gira em torno de transações e conhecimento sobre empresas cadastradas na Bovespa. Por isso, ser um expert e fazer os melhores investimentos depende de ter, em mãos, dados relevantes e de confiança.

Quer saber como essa ferramenta pode ser um diferencial em seus planos de investimento? Continue lendo que explicamos tudo.

Como funciona a análise fundamentalista?

Para entender o sistema de análise de indicadores financeiros é essencial, primeiro, saber o que são as análises fundamentalistas.

Como já explicamos detalhadamente em um de nossos artigos, a análise fundamentalista é um processo de interpretação de dados. Ele parte de uma comparação entre as informações da empresa e os dados macro e microeconômicos do mercado financeiro.

Por meio desse processo, a análise fundamentalista mostra a capacidade de uma empresa em crescer e lucrar ao longo do tempo, identificando os investimentos que têm maior potencial de auxiliar nesse crescimento. Mas como essa análise funciona?

Primeiro, a análise considera os fatores externos e internos à empresa para identificar o que seria o “preço justo” das ações para venda. São dados quantitativos, como PIB, inflação, taxa de juros e variação do câmbio, entre outras, e dados qualitativos, como as características do setor, concorrentes, balanços, dividendos e lucros.

Com esses dados é possível verificar o quanto uma ação daquela empresa realmente vale e por quanto ela tem sido vendida. Com isso, a análise determina se é uma empresa que é valorizada ou depreciada no mercado, permitindo identificar quais investimentos são mais seguros.

Os dados de uma análise fundamentalista permitem, ainda, mensurar o tempo para se recuperar o que foi investido, a capacidade de gerar dividendos e muitos outros fatores que são essenciais para a decisão de um investidor.

O que é Fundamentus?

Não é possível negar que análises fundamentalistas são essenciais para quem deseja investir de forma segura e ter o máximo de retorno. No entanto, são inúmeros e complexos os dados que devem ser analisados, fazendo com que o investidor sempre dependa da contratação de um analista.

É aí que a Fundamentus surge como solução. Essa ferramenta tem como principal foco realizar esse processo de análise para o investidor. Por meio de uma avaliação baseada na análise fundamentalista de empresas listadas na Bovespa, oferece dados essenciais para tomar as melhores decisões.

A solução é um sistema on-line com um banco de dados completo, acessível e intuitivo que identifica os melhores investimentos para cada perfil. Com um visual agradável para o usuário e planilhas que podem ser baixadas para serem consultadas off-line, oferece uma série de funcionalidades:

  • Indicadores fundamentalistas e financeiros;
  • Demonstrações de resultados empresariais;
  • Filtros de indicadores para pesquisas focadas;
  • Comparação por setor e subsetor de atuação;
  • Gráfico ajustado das cotações de ações de 1998 até os dias atuais.

Com essas informações em mãos é muito mais fácil para o investidor identificar as melhores oportunidades para tomar decisões com maior rendimento.

Pontos positivos e negativos da ferramenta

Ainda que a ferramenta tenha grande destaque entre os conhecedores do mercado financeiro, é importante lembrar que qualquer solução automatizada apresenta pontos positivos e negativos. Veja aqui os principais:

Principais pontos positivos

  • Todos os dados apresentados são atualizados;
  • Organização das informações é excelente e fácil de compreender;
  • Garante todos os dados essenciais para análises fundamentalistas eficientes;
  • Filtros e funcionalidades úteis;
  • Gráficos e dados históricos avançados e bem desenvolvidos.

Pontos negativos do Fundamentus

As vantagens e benefícios das ferramentas são expressivas, mas ainda existem alguns pontos negativos que devem ser considerados e compensados no momento da análise dos possíveis investimentos.

À primeira vista, a plataforma parece estar incompleta ou inacabada, fazendo com que o usuário se sinta inseguro com o uso das informações. O principal problema, aqui, é que essa falta de atualização do design faz com que não seja um site bom para consultas em smartphones e tablets. É uma questão de design, mas que pode impactar a decisão na hora da análise dos dados.

Acredito que isso se deve ao visual pouco moderno adotado pelo site.

Também faltam materiais informativos sobre investimentos na aba “Invista Consciente”. Uma vez que a solução se propõe a prestar esses serviços, é necessário que as informações sejam realmente oferecidas. Do ponto de vista do suporte oferecido em forma de conteúdo para investidores que buscam fazer análises por conta própria, ainda existem melhorias a serem feitas.

Mesmo com todas as informações oferecidas pela Fundamentos, é sempre bom buscar a ajuda de um profissional. A Onze pode te ajudar a descobrir sempre os melhores investimentos para os seus objetivos com opções personalizadas para você.