Fundo ouro: vale a pena investir em ouro atualmente?

Por Redação Onze

Fundo ouro

Você sabia que é possível investir em fundo de ouro? Esse ativo é uma opção para diversificar a carteira de investimentos e se proteger em momentos de incerteza do mercado.

O ouro é uma commodity que sofre oscilações diárias no seu preço, influenciado por oferta e demanda. Por isso, não deve ser encarado como uma alternativa de ganho no curto prazo e, sim, como uma maneira de manter o equilíbrio da carteira.

Existem diferentes formas de negociar ouro, desde comprar e armazenar barras a fechar contratos na B3, empresa privada que gerencia a bolsa de valores brasileira. A forma mais acessível e simples é investir em fundo de ouro.

Então o que é um fundo de ouro, quais são as vantagens e como investir? É o que você vai aprender nas próximas linhas.

O que é um fundo de ouro

Um fundo de ouro é a forma mais prática e de maior liquidez para quem deseja investir nessa commodity de metal precioso.

Ele funciona como outros fundos de investimento, como de renda fixa ou de ações: você adquire cotas e deixa a alocação dos recursos a cargo de um gestor profissional, serviço pelo qual paga uma taxa de administração.

Dependendo do fundo escolhido, a rentabilidade pode estar ligada não somente à valorização ou desvalorização do ouro, mas também ao dólar.

Essa é mais uma forma de diversificar seu portfólio e buscar se proteger em tempos complicados, já que ouro e dólar servem de refúgio diante de incertezas globais e do mercado interno.

Por que investir em fundo de ouro

A escolha de investir em fundo de ouro pode ser justificada por algumas vantagens que esse ativo apresenta, sendo a principal delas a proteção de parte do patrimônio.

Proteção contra oscilações do mercado

Investir em fundo de ouro é uma forma de proteger parte do seu patrimônio, especialmente naqueles momentos de extrema volatilidade do mercado, com alta variação de preços.

Essa proteção é chamada de hedge, principal objetivo de um fundo de ouro. É um bom instrumento para quem está mais exposto aos riscos da renda variável, como no caso das ações.

Por exemplo, na pandemia de COVID-19, muitos investidores viram o preço de seus papéis despencarem nos primeiros meses de 2020. Aqueles que também possuem fundo de ouro encontraram nesse ativo um equilíbrio frente à desvalorização de uma parcela de seu capital.

Diversificação da carteira de investimentos

Para quem busca compor um portfólio diversificado, o fundo de ouro é uma opção interessante. Pode ser o contrapeso da sua alocação em ações, como vimos acima, e, nesse sentido, figura bem ao lado de um fundo cambial de dólar.

Forma prática de investir em ouro

Armazenar barras de ouro em casa é perigoso, especialmente para grandes volumes. Por outro lado, deixá-las com um custodiante também possui um custo que não deve ser desconsiderado.

Além disso, monitorar contratos futuros de ouro e operar no Home Broker não é uma tarefa que se encaixa bem no dia a dia de qualquer um.

Por isso, o fundo de ouro é o jeito mais simples e fácil de investir nesse ativo, como veremos a seguir.

Como investir em fundo de ouro

Investir em fundo de ouro é fácil. Veja o passo a passo:

Crie conta em uma corretora

Escolha uma corretora que ofereça fundos de ouro. Há muitas opções disponíveis, e vale a pena fazer uma comparação atenta e cautelosa considerando diversos fatores, como custos, oferta de outros produtos financeiros e atendimento.

Considere a tributação

Na hora de investir em um fundo de ouro, esteja atento aos custos que acompanham essa aplicação. Em termos de tributação, o IOF incide apenas nos primeiros 30 dias e segue uma tabela regressiva, partindo de 96% no primeiro dia, chegando a 3% no 29º dia e zerando no 30º dia.

Já o Imposto de Renda tem alíquota máxima de 22,5% e mínima de 15%, conforme tempo de permanência. Além disso, há o come-cotas, que é uma antecipação da cobrança do IR sobre o rendimento e que ocorre duas vezes ao ano, em maio e novembro.

Escolha o fundo de ouro

Além da página de apresentação inicial do fundo de ouro, é importante analisar o regulamento completo, que vai trazer todos os detalhes sobre o investimento.

Nessa hora, você deve decidir se vai aplicar em um fundo com exposição ao dólar e ouro, ou apenas ao ouro. Vale lembrar que você também pode investir em dois fundos diferentes, um apenas para o dólar e outro para o ouro.

Outros fatores importantes são o tipo de gestão (passiva ou ativa) e a taxa de administração.

Comece pequeno

Se você está dando seus primeiros passos nesse tipo de investimento, vá com calma e faça um aporte pequeno no fundo de ouro. Você vai ver: a exposição à renda variável oferece algumas emoções ao longo do caminho.

Mesmo que o ouro sirva para proteger o seu patrimônio, isso não significa que ele não se desvaloriza. E, dependendo do clima econômico global, você pode esperar por oscilações de alguns pontos percentuais em apenas um dia.

Por isso, invista aos poucos, diversifique as aplicações e considere o seu portfólio como um todo, com a maior parte reservada para a renda fixa e com o fundo de ouro servindo como um guardião do patrimônio, ao lado do dólar.

Gostou das dicas sobre o fundo de ouro para proteger seu patrimônio e investir de olho no longo prazo? Para mais informações, fale com a Onze.