O que são fundos de investimentos e como investir

Por Redação Onze

fundos-de-investimento

Você sabe o que são fundos de investimento? Essa modalidade pode ser bastante interessante para quem quer diversificar suas aplicações e aumentar seus ganhos.

Além disso, investir por esse caminho pode significar uma comodidade maior para o cliente, que terceiriza a gestão dos seus ativos. Continue lendo para saber mais sobre o que define um fundo de investimento e quais são as suas regras.

O que são fundos de investimentos?

Quando falamos em fundos de investimento, estamos nos referindo a uma carteira teórica oferecida a um grupo de investidores que tenham o mesmo perfil.

Ao reunir o dinheiro de várias pessoas, o fundo tem mais liberdade para escolher os melhores destinos para aquele capital de modo a obter boa rentabilidade para todos os participantes.

Na prática, a soma do que foi aplicado por cada investidor forma o patrimônio do fundo, que será administrado pelo gestor de investimentos. As suas movimentações não são arbitrárias, mas seguem regras rígidas de acordo com os objetivos e o perfil dos investidores do grupo.

Como os fundos de investimento funcionam?

É comum ouvir que os fundos funcionam como condomínios. Essa comparação é justa, já que, nos dois casos, a divisão dos recursos é feita de acordo com o investimento inicial realizado.

A dinâmica é simples: os fundos são divididos e comercializados em cotas. Então, se o investidor quiser aplicar R$ 100 mil em um fundo que tem cotas custando R$ 10,00, ele será capaz de comprar dez mil dessas frações.

Tipos de fundos de investimento

No mercado, existem diferentes versões de fundos para que o investidor possa escolher o que melhor se adapta ao seu perfil. Conheça abaixo os principais tipos.

Fundo de investimento de renda fixa

Começando pelos fundos de renda fixa, esse é um investimento que tem rentabilidade comparável ao que é oferecido pelo CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

A característica marcante aqui é que pelo menos 80% do patrimônio do grupo deve ser aplicado em ativos de renda fixa.

Entre os diversos tipos disponíveis no mercado, os fundos DI são os mais populares, principalmente entre investidores iniciantes.

Fundo de investimento em ações

Como o próprio nome indica, os fundos de investimento em ações buscam alocar seus recursos prioritariamente na bolsa de valores.

O investimento no mercado acionário é impreciso por natureza, já que se trata de uma aplicação de renda variável. Por isso, essa opção é mais indicada para investidores moderados ou agressivos.

A vantagem aqui em relação à negociação direta na bolsa é que os fundos contam com profissionais especializados para fazer a gestão do seu patrimônio da melhor forma possível.

Fundo de investimento imobiliário

O investimento em imóveis é o sonho de muitos brasileiros que veem na compra de uma casa o caminho para obter renda extra com aluguel. Mas o que poucos sabem é que esse não é o único jeito de investir no mercado imobiliário.

Com os fundos de investimento imobiliário (FIIs), é possível acompanhar a rentabilidade e contar com todos os benefícios de um imóvel físico e ainda ter liquidez imediata.

Fundo de investimento multimercado

Os fundos multimercados têm esse nome justamente pela multiplicidade de ativos presentes em sua carteira. Esse tipo de investimento combina renda fixa, renda variável e ações para obter os melhores rendimentos para o investidor de perfil moderado ou agressivo.

Assim, o gestor tem uma liberdade maior para realocar os recursos de maneira a perseguir as taxas mais satisfatórias para aumentar o patrimônio do grupo.

Fundo de investimento cambial e de ouro

O fundo cambial é aquele que investe pelo menos 80% do seu patrimônio em reservas de ouro e de moeda estrangeira. No mercado, o mais comum são os investimentos em dólar dos Estados Unidos.

Esse tipo de aplicação é ideal para quem planeja uma viagem para o exterior e quer se proteger de uma possível alta na cotação, por exemplo.

Fundo de investimento em previdência

Os fundos de previdência são o destino para os recursos de quem poupa com foco na aposentadoria.

Também conhecidos pelas siglas PGBL e VGBL, os planos de previdência privada desfrutam de alguns benefícios tributários como forma de incentivar o planejamento financeiro com foco na longevidade do capital.

Como aplicar em fundos de investimento?

Se você se interessou pela oportunidade de aplicar em fundos de investimento, o seu primeiro passo deve ser procurar uma corretora de confiança. Depois de escolher uma instituição e criar a sua conta, é preciso refletir sobre qual dos tipos mencionados acima atende melhor ao que você procura.

Além disso, é importante ter atenção a todas as informações incluídas no material de divulgação para não acabar cometendo um equívoco.

Quando estiver pronto, basta indicar a quantidade de cotas ou o valor que pretende investir para finalizar a sua compra.

Não deixe de acompanhar o blog da Onze para ler mais conteúdos relevantes sobre o mundo dos investimentos.