IFIX: saiba tudo sobre o indicador dos fundos imobiliários da Bolsa

Por Redação Onze

ifix

O IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários) é o índice da bolsa referente aos fundos imobiliários, conhecidos pela sigla FII. Assim como existe o Ibovespa para o mercado de ações, o IFIX tem o mesmo propósito para o mercado de fundos imobiliários. É, portanto, uma forma de comparar os resultados dessas aplicações financeiras de acordo com parâmetros globais, ou seja, um benchmarking. 

Portanto, antes mesmo de se contratar uma determinada carteira de fundos imobiliários, é recomendado se realizar uma análise comparativa entre o IFIX e a média de retorno daquela determinada carteira.

Saiba como o indicador IFIX é definido

Mais detalhadamente, o IFIX representa uma carteira teórica dos fundos imobiliários mais negociados e de maior liquidez do mercado. Sua composição é revista três vezes ao ano.

Nessas datas, são retirados do IFIX os fundos que não preenchem mais seus critérios e integrados os que passaram a atender esses pré-requisitos. 

O índice é organizado pela B3 e sua carteira teórica atual pode ser consultada neste link.

Critérios para um fundo imobiliário fazer parte do IFIX

Os critérios para a escolha dos FII do IFIX são:

  1. Estar entre os fundos imobiliários mais negociados do último ano, em volume financeiro e também em número de negócios. 
  2. Ter sido negociado em ao menos 60% dos pregões do ano. 
  3. Não ter tido uma cota com valor médio ponderado menor que R$ 1 na carteira teórica anterior.
  4. Não ter sido totalmente resgatado pelo fundo emissor durante o período da carteira teórica

No geral, os fundos imobiliários do IFIX são ponderados pelo valor de mercado de suas cotas. Ou seja, cada fundo tem um peso diferente, de acordo com seu valor de mercado. No entanto, um único fundo não poderá ter peso maior que 20% do IFIX.

Como investidor, é preciso acompanhar o IFIX para saber o desempenho médio dos FII e assim optar por investir ou deixar de investir em fundos imobiliários. Pode-se, por exemplo, comparar com o Ibovespa e saber qual o investimento mais rentável entre ações e fundos, ou mesmo comparar com sua própria carteira de fundos para saber se ela está dentro dos padrões de rentabilidade do mercado. 

Quer aprender mais sobre fundos imobiliários? 

Nesse texto entendemos então que:

  • IFIX é um índice de rentabilidade que engloba os principais fundos imobiliários negociados no mercado de capitais.
  • O Ibovespa está para as ações como o IFIX para os fundos imobiliários.
  • É necessário acompanhar o índice para tomar a decisão de investir ou continuar investindo em uma determinada carteira de FII.