IGP-M: Saiba o que é e como influencia seus investimentos

Por gregis

IGP-M Indice Geral de Preços

Entenda como o IGP-M influencia seu dia-a-dia 

No universo do mercado financeiro, a terminologia pode amedrontar aqueles que não estão ainda acostumados com algumas siglas ou conceitos. 

IGP-M é uma sigla para Índice Geral de Preços do Mercado. Ele é uma das especificações de outra sigla, que na verdade está contida nesta que falamos, o IGP, que nada mais é que índice Geral de Preços.  

Esses nomes se referem a fatores que impactam diretamente a sua vida como consumidor, e, inclusive, como investidor. 

Tipos de investimentos: entenda mais sobre o assunto 

 

O que é IGP-M? 

Criado no fim da década de 40 pela Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M serve p para medir os valores de modo geral, e calcular a inflação.  

Se incluem na avaliação os preços de diversos tipos de produtos e serviços oferecidos no mercado, desde as matérias-primas para indústria até o preço final dos itens oferecidos aos consumidores 

De modo geral, ele acaba funcionando como termômetro para a macroeconomia, pois, a partir dele, é possível ter uma ideia de como o Brasil está do ponto de vista econômico.  

 

Por que é importante?  

O IGP-M é um medidor não governamental, portanto, em teoria, não enviesado. Isso dá credibilidade ao Índice, que por não estar atrelado a necessidades de mascarar a economia, é confiável desse ponto de vista.  

Vale ressaltar que ele não corresponde à inflação oficial do país, mas, é muito confiável e importante para o mercado financeiro. 

Assim, como termômetro, ele é utilizado de maneira a ser um ponto de partida para medir investimentos e aplicações.  

Conhecido como “inflação do aluguel”, o IGPtambém serve como base para alterar os valores de aluguel e é a partir dele que o proprietário do imóvel faz os reajustes. 

É a partir dele que tarifas públicas, planos e seguros de saúde são calculados. Assim, se você souber como acompanhá-lo, saberá como se programar para o mês de maneira mais confortável.  

Ainda, há investimentos que seguem a variação do IGP-M em sua rentabilidade. Além do percentual fixo de rendimento da aplicação, são somadas as mudanças do índice. 

É muito importante que seu dinheiro renda acima da inflação para que você mantenha seu poder de compra. Assim, você garante uma valorização saudável do dinheiro investido. 

As aplicações que funcionam desta forma são chamadas de híbridas, e são vantajosas, pois, é muito provável que elas rendam acima da inflação. Mesmo assim, vale lembrar que não há garantia de que um investimento irá render. 

Além de se programar, pessoas que sabem como lê-lo, podem levar vantagem em relação a quem não o sabe.  

 

O que é IGP-M acumulado? 

IGP-M acumulado é justamente o que o nome diz. É a relação dos índices calculados nos meses do ano em questão que se sucederam até então. É possível fazer esse cálculo, também, em relação aos últimos doze meses.  

É a partir desse cálculo que a taxa de rentabilidade dos investimentos relacionados ao IGP-M varia. A maioria dos títulos de renda fixa parte desse pressuposto, ou seja, eles rendem a partir de mudanças no índice mais um percentual fixo, que é acordado na hora de contratar o título. 

   

Como é calculado o IGP-M? 

O IGP-M é composto por alguns indicadores, tais como o IPA-M (Índice de Preços por Atacado – Mercado), o IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) e INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção- Mercado), cada qual com sua porcentagem de relevância dentro do medidor, sendo , respectivamente, 60%, 30% e 10%. 

Assim, ele calcula os itens que constituem os indicadores mostrados acima, contemplando a inflação referente a todos eles.  

Alguns dos exemplos são alimentação, bens de produção (INCC_M), como matérias primas, materiais de construção e semelhantes.  

O IGP-M é calculado mensalmente e avalia a mudança nos valores referentes ao que foi dito acima. Assim, afetam tanto o investidor quanto o consumidor comum. Os preços compreendem valores coletados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual.  

Para investir, é necessário estar sempre ligado no mercado de investimentos e entender sua dinâmica. Por isso, a Onze Investimentos oferece artigos esclarecedores sobre o universo de investimentos e desta maneira proporcionar informação de qualidade para nosso leitor.