Sem crise: entenda a importância da matemática financeira

Por Redação Onze

importância da matemática financeira

As áreas financeiras, de contabilidade de empresas, comércio e serviços profissionais em geral são diretamente influenciadas por esse conceito. Mas a importância da matemática financeira ultrapassa esses setores, sendo que outros segmentos como vendas, gestão de estoque e, até mesmo, marketing, recebem essa influência.

Dentre os principais conceitos presentes nesse contexto estão os de juros simples, juros compostos e sistemas de amortização. Mas vamos falar também de montante,  valor presente e valor futuro.

Entenda também como a importância da matemática financeira incide sobre o seu dia a dia e as tomadas de decisões financeiras em sua vida.

O que é matemática financeira?

Para sabermos um pouco mais da importância da matemática financeira, é necessário começarmos dos primórdios desses estudos, justamente sobre os conceitos que formam a base dessa ciência.

O termo matemática, em si, deriva do grego, que pode ser traduzido como conhecimento. Na prática, é a ciência que estuda as entidades abstratas e suas relações. Neste grupo integram fatores como os números, os símbolos e as figuras geométricas.

No âmbito das áreas de finanças e comercial, a matemática financeira é o conhecimento central para operações que envolvam números e valores, e é a ferramenta principal para o controle das atividades do empreendedor e gestor em geral.

Por isso, ter um conhecimento em matemática financeira é mais que importante: é fundamental!

Quais os principais conceitos de matemática financeira?

A importância da matemática financeira não está apenas na teoria, são as aplicações práticas que fazem toda a diferença no acompanhamento das finanças e no crescimento dos negócios.Pensando nisso, reunimos aqui os principais conceitos ligados à esse tema. Alguns princípios da matemática financeira:

Juros

Para começarmos a falar sobre o conceito de juros, vamos trabalhar o regime de juros simples. Nesse modelo, o valor dos acréscimos é calculado com base no capital que ocupa a posição principal.

Sendo assim, trata-se de um rendimento que proporciona o mesmo valor, mensalmente. Apesar de ser um dos fundamentos ligados à importância da matemática financeira, os juros simples não são os mais utilizados no mercado, no dia a dia.

 

Juros Compostos

Já no regime de juros compostos, o foco não é no capital principal, como no caso dos juros simples. A cada mês, o valor acrescido dos juros forma um novo capital e, ele sim, vai receber o acréscimo dos juros do mês seguinte.

Esse, por sua vez, é o regime de juros mais comum no mercado, nas aplicações em geral e, também, na construção de demonstrativos de financiamentos.

A taxa de juros representa o índice percentual que será aplicado aos valores, mensalmente. A taxa de juro está sempre vinculada a um fator de tempo.

 

Amortização

O sistema de amortização também faz parte das possibilidades que denotam a importância da matemática financeira.

Em linhas gerais, amortizar é extinguir cotas do débito devido, fazendo pagamentos diversos e periódicos.

Nesse universo cabem diversas possibilidades, como um pagamento único; valores diferenciados em ocasiões diversas; pagamento com juros calculados sobre cada mês (sistema americano); amortização constante (SAC); modelo Price que oferece prestações fixas, entre outros.

 

Montante

Montante é o nome dado ao número que representa o valor inicial acrescido dos juros.

Valor presente e Valor futuro

Ainda falando sobre características da incidência de juros, na matemática financeira, há a aplicação de VP e VF.

Valor presente é o capital inicial. Valor futuro é o como está esse capital quando tiver passado o período de tempo, com as taxas de juros e correções no período.

A importância da matemática financeira na sua vida

Diante da complexidade das operações que envolvem esse tema, a importância da matemática financeira é estritamente ligada às melhores tomadas de decisão: seja para seus investimentos, na gestão de um negócio ou família.

Ao dominar os conceitos básicos dessa ciência, é possível chegar de forma mais concreta às possibilidades de retorno de um determinado investimento.

Na prática, esses conceitos serão incorporados a uma série de fórmulas que, por sua vez, vão servir como poderosos instrumentos para a obtenção de informações estratégicas.

Dados percentuais, rendimentos e taxas podem ser calculadas por meio dessas técnicas.

Para aprofundar os conhecimentos no tema, considere estar sempre em contato com o assunto, buscar cursos e leituras referentes às possibilidades desse conjunto de conceitos.

Além de proporcionar essa clareza para os resultados, a matemática financeira também provê os mecanismos para evitar prejuízos, já que fornece uma chance de visualizar possíveis riscos.

Essa mesma visibilidade de planejamento também pode ser aplicada ao mercado financeiro, nos investimentos e aplicações, além de trazer benefícios para o planejamento das finanças pessoais.

A matemática financeira faz parte da sua vida. Quanto maior for a compreensão de seus conceitos, melhor será o entendimento das possíveis oscilações nas finanças.

Quer ficar sempre bem informado sobre finanças? Acesse o site da Onze e confira nossos artigos!