Independência Financeira: como conquistar a sua?

Por Redação Onze

Independência Financeira

Atingir a independência financeira ainda é um sonho para muitas pessoas. A maioria dos brasileiros acaba por trabalhar a vida toda sem um planejamento capaz de proporcionar uma maior liberdade econômica. Contudo, a boa notícia é que nunca é tarde para começar e, atualmente, existem muitas possibilidades de poupar e investir.

Acompanhe o artigo a seguir com dicas bacanas para te ajudar a dar os primeiros passos para melhorar sua saúde financeira. Vamos lá?

O que é independência financeira?

O que você entende por independência financeira? A maioria acredita que significa simplesmente ter bastante dinheiro. No entanto, independência financeira é muito mais que isso.

Independência implica ter a autonomia para realizar o que planejamos, como adquirir um imóvel, abrir um negócio ou simplesmente ter recursos suficientes para viver sem se preocupar com as contas e o orçamento da família.

Independência financeira também tem a ver com qualidade de vida. Quando o dinheiro deixa de ser um problema, sobra mais tempo para aproveitar os momentos em família e participar ativamente do desenvolvimento das crianças, fazer aquelas tão sonhadas viagens e se dedicar aos seus interesses.

Liberdade financeira X Independência financeira

Olhando à primeira vista, as duas parecem ser a mesma coisa. No entanto, há algumas diferenças. Veja:

Independência financeira

Primeiro, vale dizer que ter independência financeira não significa que você não irá mais trabalhar pelo resto da vida. Quer dizer apenas que você possui uma fonte de renda maior e que supre as suas necessidades. Isso inclui pagar as contas, comprar a alimentação, entre outros

Com um controle orçamentário e equilíbrio, é possível alcançar a independência, parando de ter o fluxo de seu dinheiro controlado pelas despesas e assumindo o controle de seus rendimentos.

Podemos citar como exemplo de independência financeira um empreendedor que abriu seu próprio negócio e vive dos lucros da empresa ou uma vendedora que consegue se manter com seus ganhos mensais.

Liberdade financeira

Já a liberdade financeira significa gerenciar seu próprio capital e, além de ser o responsável em fazê-lo crescer, ter uma quantia disponível para gastar sempre que necessário (ou desejado). Podemos dar como exemplo, não se preocupar com os custos em uma emergência, trocar o carro sempre que for interessante, viajar com frequência, comprar artigos supérfluos, ter montantes para investir, etc.

Enquanto um quer dizer que você pode viver uma vida mais confortável e tranquila, o outro se refere mais a poder gastar sem preocupações em comprometer seus rendimentos.

A importância de um bom planejamento

Por isso, vale esclarecer que nem sempre ser independente financeiramente quer dizer que você tem liberdade financeira. Segundo o Sebrae, mais de 5,4 milhões de pequeno e micro empreendedores, dependem de sua renda como MEI.

Mas por que isso acontece? Simples, falta de planejamento. Com o plano orçamentário certo e a consciência dos seus gastos e rendimentos – e possibilidades de multiplicá-los – é possível caminhar para uma independência financeira sem preocupações.

Por exemplo, quantos anos levaria para você se aposentar se continuar a depender da previdência governamental? Em nossa calculadora da previdência, mostramos o resultado e ajudamos você a entender como depender apenas da iniciativa pública pode diminuir suas possibilidades de uma velhice mais tranquila.

A partir daí cabe a você começar a buscar outras alternativas e decidir mudar essa trajetória.

7 dicas para alcançar sua independência financeira

Existem muitas maneiras de alcançar a independência financeira, e isso não é só para os ricos. Reunimos algumas dicas para ajudar você a dar os primeiros passos para a sua:

Pense a longo prazo

A vida não é só amanhã, semana que vem, mês que vem. Essa pergunta pode parecer clichê, mas onde você se vê daqui a cinco anos? E dez? E trinta? Quer estar na mesma situação até lá? Além disso, alguns tipos de investimento, como o mercado de ações, ou um negócio próprio, têm melhor desempenho a longo prazo.

Faça um orçamento

Agora que você definiu seus objetivos, é hora de ser realista com o dinheiro. O quanto você tem? O quanto precisa para chegar lá? Quais são os seus gastos mensais? Todos são completamente necessários ou há itens dispensáveis que estão puxando sua renda para baixo? Há dívidas? O ideal é organizar tudo isso numa planilha e analisar sua perspectiva financeira ao longo deste ano.

Pague suas dívidas

Há um passo muito importante antes de começar a investir: pagar o que você deve. Estar com o nome sujo e/ ou cobranças constantes não só atrapalha o seu estado mental, como impede o seu progresso financeiro. Isso porque os juros irão multiplicar a sua dívida e seus cobradores podem alegar que se você tem dinheiro para investir, tem para pagá-los, podendo assim, minar seus projetos.

Gaste de forma inteligente

Você tem todos os gastos do mês na ponta da língua e está se organizando para pagar as dívidas? Ótimo. Agora resta não fazer novas dívidas e controlar seus gastos. Não importa se aquele relógio custa “apenas R$200”, dinheiro é dinheiro. Lembre-se: quanto mais você se desviar de seu orçamento, mais tempo levará para alcançar a independência financeira.

Faça uma poupança

Além de gastar com sabedoria, é importante guardar também. Durante esse período de transição para o investimento podem ocorrer emergências e você precisa estar preparado para lidar com elas.

Veja estratégias para juntar dinheiro de forma eficaz.

Comece a investir para um objetivo

O que você quer fazer? Comprar uma casa? Ficar rico? Pagar uma faculdade fora do país para seus filhos? Ganhar o suficiente para se aposentar mais cedo? Dependendo do objetivo, há tipos de investimentos que podem ser os mais adequados. Entender quais podem ser melhores a curto, médio e longo prazo, como realizá-los e quando é fundamental para uma empreitada de sucesso.

Em nosso blog oferecemos dicas para você saber onde investir seu dinheiro.

Procure auxílio

Agora que você já tem uma ideia do que fazer, pode ser interessante conversar com um especialista para lhe ajudar a organizar devidamente suas finanças e encontrar as oportunidades certas de investimento.

A Onze é a plataforma de investimentos que ajuda você a se preparar financeiramente para realizar seus planos. Com foco na construção de patrimônio, trabalhamos com fundos de previdência privada geridos por especialistas sempre atentos às boas oportunidades.

Nosso objetivo é ajudar você a se organizar financeiramente, poupar mais e multiplicar seus ganhos. Conheça nossos serviços no site da Onze.