Índice de Basileia: como aplicar o conceito nos investimentos

Por Redação Onze

índice de basileia

Muitos investidores iniciantes têm interesse em realizar aportes em instituições financeiras. Entretanto, analisar os riscos que se assume ao investir em um banco quando não se tem muita experiência é uma das grandes dificuldades encontradas pelos novos investidores. Um indicador bastante útil e que pode ajudar nesse sentido é o Índice de Basileia.

Por meio do Índice de Basileia é possível analisar diversos aspectos relevantes de uma instituição financeira, principalmente no que diz respeito à saúde financeira de um b anco. A seguir, neste artigo, você vai entender melhor como o Índice de Basileia funciona e sua importância para o mercado financeiro.

O que o Índice de Basileia

O Índice de Basileia é um indicador que mede o grau de risco de uma instituição financeira e é usado pelo mercado para medir as chances de um banco quebrar. Por meio dele, o investidor vai poder analisar os riscos que está assumindo ao realizar aportes em determinado banco.

Os bancos precisam apresentar um índice acima do imposto pelo Banco Central. Essa ferramenta é muito importante para o investidor, pois assim ele pode conhecer os riscos de investir em uma instituição financeira, seja ela um banco ou uma corretora de valores.

Como funciona no Brasil e no mundo

O Índice de Basileia foi definido pelo Comitê de Basileia, realizado na Suíça em 1988. A recomendação foi de 8% entre a relação do Patrimônio de Referência e os riscos ponderados dos bancos. Essa relação é medida pelo Índice de Basileia.

No Brasil, o índice mínimo imposto para as instituições financeiras é de 11% (para bancos corporativos o índice exigido é 13%). O Índice de Basileia brasileiro tem se apresentado acima do percentual mínimo estabelecido.

Está em andamento a tentativa de implementação no Brasil do Índice de Basileia III. O objetivo é aperfeiçoar o cálculo da alavancagem dos bancos.

Utilizando o Índice de Basileia nos investimentos

Se está pensando em realizar aportes em instituições bancárias com menos risco é importante conhecer o Índice de Basileia do banco no qual você tem interesse em investir.

Por meio do  Relatório de Estabilidade Financeira é possível saber qual o      Índice de Basileia dos bancos brasileiros. Esse relatório é divulgado a cada seis meses pelo Banco Central.

É possível saber quais bancos apresentam notas altas e      menos riscos ao investidor. O investidor também vai poder negociar melhores taxas e rentabilidades quando for aplicar seu dinheiro em instituições financeiras.

Como realizar o cálculo?

O cálculo é feito usando a seguinte fórmula:

IB (Índice de Basileia) = PR (Patrimônio de referência) / RW A (Ativos ponderados pelo risco)

O PR é a soma do Tier 1 e Tier 2 (níveis de capital)

PR = nível 1 + nível 2

Invista com Onze Investimentos

O conceito de Índice de Basileia ajuda os investidores a conhecerem sobre a saúde financeira e os riscos que corre ao realizar aportes em um banco. Caso deseje começar a realizar transações no mercado financeiro, conheça as opções de ofertas da Onze Invest!

A Onze Investimentos faz a gestão do patrimônio financeiro de longo prazo do investidor brasileiro tanto em renda fixa como em renda variável. Acesse o site para mais informações!