Iniciantes na Bolsa: tudo o que precisa saber sobre comprar ações

Por Redação Onze

Comprar ações na Bolsa de Valores é um desafio para a maioria das pessoas. Até mesmo investidores já experientes nos âmbitos da renda fixa podem ficar acuados diante das famosas variações do mercado de ações.

Se você ainda faz parte do grupo de iniciantes no mercado de valores brasileiro e quer entender como vender e comprar ações, confira este artigo que nós preparamos para você!

O que é importante saber sobre a bolsa de valores?

A Bolsa de Valores é um tipo de mercado em que investidores podem negociar títulos e ações de empresas de capital aberto públicas ou privadas. Essa compra e venda de ações é intermediada por corretoras de valores especializadas, que auxiliam os investidores ao longo do processo.

A principal função da Bolsa é organizar o ambiente das negociações, além de “guardar” em segurança todas as ações. Assim, sempre que um investidor comprar ações ou decidir revendê-las, a transição será feita nesse ambiente de forma sistemática.

O que é uma ação?

Uma ação pode ser definida como uma pequena fatia, ou fração, do capital de uma empresa. Quando um investidor decide comprar uma ação de uma determinada instituição, ele se torna uma espécie de sócio dela, um acionista. Assim, ele vai participar dos lucros e, também, dos prejuízos da instituição, pois a ação ganha ou perde valor com as variações de mercado.

Essa flutuação no valor ocorre de acordo com a lei da oferta e da procura. Isso significa que quanto mais pessoas estiverem interessadas em comprar ações de uma empresa, mais o seu valor deve subir, e vice-versa.

Geralmente, esses movimentos acontecem de acordo com a perspectiva da empresa, e nem sempre refletem a sua situação financeira real. Ou seja, uma organização que está endividada, mas recebe uma oferta de compra de uma instituição bem avaliada, pode ter o preço das ações mais elevado do que outra que esteja financeiramente estável.

Assim, os investidores precisam ficar sempre atentos às movimentações do mercado financeiro, pois qualquer acontecimento pode afetar rapidamente o valor das suas ações.

Como comprar ações?

O primeiro passo para começar a investir na Bolsa de Valores é abrir uma conta em uma corretora ou instituição financeira habilitada. Geralmente, esse cadastro pode ser feito pela internet, fornecendo apenas alguns dados, como CPF e conta corrente para depósitos.

Assim que a sua conta for aberta, a corretora faz sugestões acerca dos melhores investimentos de acordo com o seu perfil. No entanto, o recomendável é que você também estude as melhores oportunidades por conta própria para entender melhor o que está fazendo.

Você terá acesso a um espaço de home broker, ferramenta que permite acompanhar as flutuações do mercado diretamente pela internet, além de realizar as emissões de compra e venda de ações online.

Com base nas informações do home broker, você pode começar a escolher comprar ações conforme desejar. Antes de começar, também é importante definir o valor a se investir e qual será a estratégia a ser utilizada, de acordo com o seu perfil:

  • Day trade: as transações de compra e venda são realizadas no mesmo dia;
  • Swing trade: compra e venda com intervalo de alguns dias ou semanas;
  • Position trade (buy and hold): intervalo longo entre as transações, de meses ou anos.

O investidor day trader precisa acompanhar o pregão da Bolsa durante todo o dia e tem custos mais altos de operação. No entanto, pode lucrar mais rapidamente. Já o position trader opera a longo prazo e tem custos menores, enquanto o swing trader é um intermediário.

Como vender ações?

A venda também é feita pelo seu home broker. Essa operação deve funcionar de acordo com o planejamento que você definiu para comprar ações. Isso significa que, na maioria dos casos, o melhor é ser coerente com a estratégia estabelecida, por mais que possa parecer oportuno mudar de plano de última hora frente a alguma variação inesperada.

Não é raro encontrar quem resolva vender todas as ações de uma determinada empresa quando o valor dos títulos começa a cair, só para mais tarde descobrir que a queda foi temporária e as ações valorizaram novamente, atingindo uma cotação superior à inicial.

No entanto, se você prefere ter os riscos mais controlados, uma boa opção é utilizar o recurso de stop-loss. Isso nada mais é do que uma ordem de venda automática para as suas ações, que você pode programar para a corretora realizar se os títulos atingirem um determinado valor.

Assim, você se previne de grandes perdas de forma automatizada, ou seja, não precisa estar acompanhando a Bolsa a todo momento.

Além de vender ações, também é possível lucrar com o rendimento dos proventos, como os dividendos, que são repartições dos lucros da empresa divididas entre os acionistas. Essa é uma maneira ideal de lucrar para investidores mais conservadores, que não querem realizar um grande número de transações.

Como começar a investir do jeito certo?

Uma das melhores dicas sobre como começar a vender e comprar ações na bolsa de valores é se informar a respeito das tarifas existentes nas transações. Elas são:

  • Corretagem: é a taxa cobrada pelas corretoras para intermediar as operações financeiras;
  • Emolumentos: tarifa da B3 que incide sobre cada operação de compra e venda realizada;
  • Custódia: valor cobrado pelas corretoras mensalmente para cobrir os custos operacionais da conta;
  • Impostos: é a tarifa de imposto de renda cobrada pelo governo sobre as transações.

É importante conferir qual é a incidência de taxas antes de vender e comprar ações na Bolsa, pois elas podem acabar não compensando o lucro em algumas operações. Por isso, fique atento!

Vender e comprar ações com uma empresa online de investimentos

Para quem quer começar a investir no mercado de ações precisa buscar uma boa corretora de valores. Afinal, você vai confiar o seu dinheiro a ela, que vai ser uma facilitadora do processo de investimento, ajudando a definir quais são as melhores oportunidades com base no seu perfil para vender e comprar ações.

Por isso, pesquise uma empresa com boa reputação de mercado e experiência no ramo de investimentos.

A Onze é uma casa de investimentos que ajuda os investidores na gestão de seus patrimônios financeiros e no mercado financeiro.  Quer saber mais? Acesse o site da Onze e conheça nossos produtos e artigos.