LTN: o que é, como aplicar e tudo que você precisa saber

Por Redação Onze

As aplicações de renda fixa são especialmente atraentes para quem deseja ter retorno, segurança e previsibilidade. Entre as alternativas, há o Tesouro Direto, que consiste no investimento em títulos públicos. Ele se divide em algumas modalidades e, para começar, é interessante saber o que é LTN.

Esse título tem características especiais, e serve tanto para investidores conservadores e moderados quanto para os arrojados. Para não ter mais dúvidas, descubra mais informações sobre ele e saiba como aplicá-lo!

O que é LTN?

Sigla para Letra do Tesouro Nacional, a LTN também é conhecida por outro nome: Tesouro Prefixado. Trata-se de uma aplicação de renda fixa em títulos públicos, que tem uma rentabilidade determinada e conhecida no momento de investimento.

Com essa alternativa, você sabe exatamente o quanto receberá na hora do resgate, já que o rendimento é acordado entre você e a instituição financeira.

Quais são os tipos de LTN?

Embora a LTN já seja uma subdivisão, existe mais de um tipo dela. A modalidade tradicional é a que apresentamos, com resgate no momento final previsto em contrato.

Há, ainda, a Nota do Tesouro Nacional tipo F (NTN F). Com essa opção, é possível investir de modo prefixado no Tesouro direto e fazer o resgate de juros de maneira semestral.

Além disso, existem diferenças em relação ao prazo e ao rendimento, então vale a pena ficar de olho.

Como esse investimento funciona?

Para saber o que é LTN, também é essencial que você entenda o funcionamento desse investimento. Por isso, veja quais são algumas características essenciais sobre essa alternativa!

Rendimento

Como dito, trata-se de um investimento prefixado. Isso significa dizer que o seu retorno é conhecido de maneira antecipada, já no momento de contratação. Para que tal situação seja possível, os valores definidos envolvem uma taxa de juros fixa e outra taxa referencial residual.

Tributação e custos

Essa não é uma alternativa isenta de custos, e as taxas merecem atenção. A instituição financeira poderá cobrar uma taxa de administração mensal ou incidente sobre o rendimento. Já a Bolsa de Valores brasileira (B3) cobra uma pequena taxa de custódia, em percentual.

Em relação aos tributos, o Imposto de Renda é o principal. Ele é cobrado segundo a tabela regressiva, então, um tempo maior até o resgate reduz os custos. Veja quais são as alíquotas:

  •     Até 180 dias: 22,5%;
  •     de 181 a 360 dias: 20%;
  •     de 361 a 720 dias: 17,5%; e
  •     acima de 720 dias: 15%.

Se o investimento for resgatado antes de 30 dias, ocorre a incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Acima desse período, o valor é isento.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Essa é uma alternativa especialmente vantajosa quando a taxa Selic ou a inflação estão em queda. Com isso, você garante um ganho potencialmente maior que títulos pós-fixados associados a essas taxas.

Também oferece muita segurança e previsibilidade, graças ao conhecimento sobre os ganhos. Inclusive, é uma escolha interessante para diversificar a carteira e diluir mais os riscos.

Porém, sua maior desvantagem está relacionada à liquidez. Até é possível resgatar o título antes do tempo, mas isso pode gerar perdas em relação ao que seria originalmente obtido. Além disso, antecipar essa etapa costuma aumentar o pagamento de impostos, o que deixa essa ação menos interessante.

Como investir?

Depois de saber o que é LTN, é o momento de entender como fazer para investir corretamente. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para que você não tenha dúvidas!

1° passo

Escolha uma instituição financeira autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como um banco ou corretora.

2° passo

Analise os papéis disponíveis e confira qual título é mais vantajoso para os seus interesses e objetivos financeiros.

3° passo

Transfira o valor para a sua conta na instituição escolhida e faça a aplicação em LTN.

4° passo

Solicite sua senha provisória para entrar no Portal do Investidor, troque por uma definitiva e acesse frequentemente para acompanhar o seu investimento.

Depois de saber o que é LTN, fica fácil entender por que essa alternativa se destaca. Agora, é só buscar a instituição adequada para direcionar parte do seu dinheiro para esse título!

Para investir com segurança e mais informação, confira tudo sobre como investir em LTN!