M&A – O que é e como ela influencia seu investimento?

Por Redação Onze

M&A

Para quem é empresário, é fundamental saber o que é M&A e como ele influencia o seu investimento. Pois esse tipo de transação comercial pode abrir portas para que o seu negócio prospere, já que permite que pequenas empresas alcancem novos mercados.

Confira o artigo a seguir e descubra mais sobre M&A, como ele influencia seu investimento e como fazer para ter sucesso durante o processo.

O que é M&A?

O termo M&A é utilizado para se referir a fusões e aquisições, dois tipos de transações entre empresas que são bastante comuns no mundo corporativo. A sigla vem do inglês, Merges and Acquisitions, e esse tipo de operação possibilita que duas ou mais empresas inteiras possam ser concentradas, compradas ou vendidas.

Para facilitar o entendimento sobre M&A, é importante definir o que é cada um dos processos que ele menciona.

Fusão

É o nome dado quando duas ou mais empresas se unem para formar uma nova empresa. Quando isso ocorre, as instituições que se fundiram deixam de existir e uma nova sociedade é criada. Um exemplo para ficar mais fácil de entender: Itaú Unibanco (fusão entre o banco Itaú e o Unibanco).

Aquisição

Nesse caso, uma empresa adquire a participação majoritária de outra empresa. Com isso, não são feitas mudanças no nome ou na estrutura que a organização comprada já possui. Um bom exemplo disso é o que aconteceu quando o Bradesco comprou o HSBC no Brasil

Na prática, as aquisições ocorrem com maior frequência do que as fusões. No Brasil, diante do otimista cenário econômico atual, com queda da taxa Selic e das taxas de juros, além de novos empresários serem atraídos para o país, muitas pessoas começam a empreender. Portanto, acredita-se que a tendência seja o aumento do número de M&A no próximo ano.

O que acontece quando uma empresa adquire outra?

Existem diferentes motivos que levam empresas a realizar o M&A, sendo que o principal deles é a redução dos custos de produção. Entretanto, quando o M&A é feito, a influência que ele terá poderá ser mais abrangente, como:

  • Aumentar a receita da empresa;
  • Reduzir os custos de operação;
  • Diminuir possíveis riscos de mercado;
  • Aumentar o alcance da marca no mercado.

Ainda, esse processo permite que a nova empresa tenha um maior número de clientes, além de ter mais capital e força para conseguir implementar soluções tecnológicas e inovar na produção e no desenvolvimento de novos produtos.

No caso da aquisição, o principal intuito é promover o crescimento da empresa que será adquirida. Isso é muito comum quando empresas grandes e bem estabelecidas no mercado encontram dificuldades em continuar crescendo.

Entretanto, nem sempre esse processo ocorre de forma amigável. Isso porque, em alguns casos, o Conselho Administrativo da empresa que será adquirida não concorda com o processo de aquisição.

Como é muito comum a fusão e a aquisição de empresas que sejam do mesmo setor e que operam no mesmo nicho de mercado, essas transações precisam ser supervisionadas. Esse papel é desempenhado pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Ele é que ficará responsável por garantir que não haverá concentração de poder econômico.

Processo de um M&A de sucesso

Quando uma empresa decide fazer um M&A, é importante que o mercado tenha conhecimento disso. Portanto, se você é empresário e tem essa intenção, é necessário que outras empresas tomem conhecimento. Vale a pena comentar os seus planos com alguns fornecedores, clientes ou até mesmo diretamente com potenciais compradores.

Agora que o diálogo com o potencial comprador começou, também é importante conhecer o passo-a-passo do processo. Isso porque, para que o M&A influencie o seu investimento de forma positiva, é essencial que ele seja bem planejado. A seguir falaremos quais pontos devem ser considerados durante um M&A.

Tenha um plano de ação

O primeiro passo para ter um M&A de sucesso é ter um plano de ação, deixando claro quais são os principais objetivos do processo. Durante esta etapa, é importante conhecer e indicar quais são os fatores que possam ser críticos ao sucesso ou ao fracasso do processo.

Lembre-se que a empresa interessada com certeza irá querer informações sobre possíveis dívidas com fornecedores, processos trabalhistas e judiciais. Portanto, é preciso que você tenha todas essas informações à mão.

Definir o Valuation

O primeiro ponto que deve ser avaliado é o valor que a empresa possui no mercado. Somente com essa informação em mãos é que as negociações podem começar. Além disso, também é fundamental ter os objetivos financeiros e quais os riscos de se fazer o M&A bastante claros desde o início.

Prepare um teaser

Esse é o nome dado para o resumo executivo da empresa, contendo informações importantes sobre a organização que possam despertar o interesse do comprador. Ele pode auxiliar na tomada de decisões durante o M&A.

Tenha um acordo de confidencialidade

O acordo de confidencialidade deverá ser assinado pelas duas empresas que estão participando do M&A. Ele tem o intuito de garantir que todas as informações discutidas sejam mantidas em segredo, além de proteger informações dos concorrentes.

Além disso, caso as empresas julguem necessário, ele poderá incluir também cláusulas restringindo o acesso a algumas informações como, por exemplo, o contato de profissionais prestadores de serviços, fornecedores, clientes da empresa alvo, ou até mesmo funcionários da empresa alvo.

Due Diligence

Durante o Due Diligence, a empresa compradora irá passar o pente fino em todas as informações fornecidas, além de revisar e a analisar todos os documentos do processo de M&A e as perspectivas de sucesso da transação. Essa fase permite justamente que quaisquer ajustes contratuais sejam feitos antes que o contrato seja assinado.

Continue acompanhando mais dicas sobre investimento e como gerir melhor o seu patrimônio no blog da Onze Investimentos.