Melhores aplicações financeiras para 2021

Por Redação Onze

melhores aplicações financeiras

O ano já começou e você pode estar se perguntando quais serão as melhores aplicações financeiras para 2020, certo? Principalmente devido às mudanças ocorridas no cenário econômico recentemente, como queda na taxa Selic, mais investidores procurando o Brasil e bolsa de valores com recorde de pontos, alguns investimentos podem render mais do que outros.

Confira o artigo a seguir e conheça quais são as melhores aplicações financeiras e como você pode lucrar mais e melhor em 2020.

Perfil de Investidor e Objetivos

Antes de mais nada, a primeira coisa que qualquer investidor precisa ter em mente na hora de escolher em qual investimento confiar o seu dinheiro é qual o seu perfil de investidor. Basicamente são eles:

Que não toleram nenhum tipo de perda;

  • Moderados

Que podem tolerar um pequeno grau de risco nos investimentos, mas ainda mantém uma boa parte do patrimônio em investimentos menor volatilidade;

  • Arrojados

Aqueles que têm sangue mais frio e conseguem aplicar em investimentos mais arriscados, como Home Broker.

Em seguida, é hora de traçar a estratégia de investimento e saber qual o prazo para resgatar o seu dinheiro e rendimento. Isso significa saber se a aplicação é curto (até 2 anos), médio (entre 2 e 5 anos) ou longo (acima de 5 anos).

Isso importa muito porque alguns tipos de investimentos poderão trazer bons retornos somente em longo prazo. Enquanto outros são capazes de trazer ganhos em curto prazo.

O que são aplicações financeiras?

A definição técnica de aplicação financeira é quando uma pessoa interessada (o investidor) compra um título ou um ativo de determinada instituição, podendo ela ser pública ou privada. Essa transação tem sempre o objetivo de obter ganhos financeiros.

Existe uma grande gama de aplicações financeiras, cada uma variando em termos de liquidez, rendimentos, vencimentos e riscos.

Uma das formas de dividir as aplicações financeiras é entre as de renda fixa e renda variável. Na renda fixa, elas rendem menos, mas oferecem menos riscos como:

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • CDI;
  • LCI;
  • LCA.

Já as rendas variáveis podem ter lucros maiores, mas também são mais arriscadas. Entre as principais aplicações financeiras de renda variável, podemos citar as ações e os fundos imobiliários.

Quais as melhores aplicações financeiras para 2020?

Conheça agora quais são as melhores aplicações financeiras para o ano de 2020.

CDB

Nesta modalidade de investimento de renda fixa, você empresta dinheiro para o banco e eles devolvem com juros. Ele geralmente está atrelado com o CDI. O CDB também é uma aplicação bastante conservadora e segura, sendo assegurado pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ou seja, caso o banco quebre, você é ressarcido em até R$ 250 mil.

Tesouro Direto

Nesse caso, o título é emitido pelo Governo Federal, que também devolve o seu dinheiro após algum tempo com juros. Existem três tipos de tesouro:

  • IPCA+: atrelado à inflação;
  • Pré-fixado: você já sabe o quanto irá receber de juros ao final do investimento;
  • Selic: indexado à Taxa Selic.

Essa é uma ótima opção entre as melhores aplicações financeiras para 2020, se você tem o perfil mais conservador, está começando a investir ou quer ter um montante maior para escolher melhores ativos no futuro.

LCI e LCA

O LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são bastante parecidas com o CDB, mas com uma grande vantagem: não há cobrança de Imposto de Renda sobre os lucros.

Mas é preciso ficar atento porque às vezes a rentabilidade é baixa em comparação ao CDB. Por isso, na hora de escolher qual das duas alternativas é a melhor aplicação financeira para o seu perfil e objetivo, é importante fazer uma simulação. Somente assim você terá certeza em qual vale a pena investir o seu dinheiro.

Fundos de Multimercados

Se você tem um perfil moderado de investidor, então os Fundos Multimercado podem ser uma ótima de aplicação financeira. Como todo fundo de investimento, um administrador é o responsável por gerenciar a carteira e garantir que o dinheiro do fundo esteja aplicado em diferentes ativos.

Fundos DI

Este é um título pós-fixado, com rentabilidade ligada à taxa Selic e sempre tenta acompanhar as taxas do CDI. A vantagem deles é que, apesar de possuírem taxas de administração, a rentabilidade é boa.

Além disso, os Fundos DI também apresentam uma boa liquidez.

Fundos de Ações

Entre as melhores aplicações financeiras para 2020, estão também os Fundos de Ações. Nesse tipo de investimento há um administrador que é responsável pelos investimentos de um grupo de pessoas. É ele que vai escolher onde aplicar o dinheiro do fundo. Os benefícios são exatamente os mesmos de quem investe em ações fora dos Fundos, mas  é aplicada uma taxa de administração.

Previdência Privada

A previdência privada é um dos melhores investimentos para quem tem pouco dinheiro para começar e/ou para o aporte mensal. Apesar disso, ele pode ser uma boa opção para quem está começando a juntar dinheiro e quer ter um montante maior para investir melhor no futuro.

Quais as piores aplicações financeiras para 2020?

Conheça agora quais são as aplicações financeiras que devem passar longe da sua carteira de investimentos em 2020.

FGTS

O governo liberou o saque de uma parte do FGTS, e você está na dúvida se vale ou não a pena sacar. Nós te ajudamos, vale sim a pena. Isso porque o rendimento do FGTS nestes últimos anos foi de apenas 3% ao ano. Ou seja, qualquer outra aplicação de renda fixa vai te pagar melhores juros do que o FGTS.

Título de Capitalização

Muitos bancos ainda oferecem para os seus clientes os famosos títulos de capitalização. De forma simples, você participa de sorteios para ganhar um pouquinho mais, mas em termos de juros, eles não rendem absolutamente nada. Qualquer uma das opções acima serão melhores aplicações financeiras do que os títulos de capitalização.

Taxa Referenciada

A Taxa Referenciada foi criada em 1992 com o intuito de combater a hiperinflação e fazer a desindexação. Ela influencia diferentes ativos como a poupança, o FGTS e os títulos de capitalização, que além dos juros, também rendem o TR. Entretanto, nos últimos anos o TR tem sido de 0%.

Para ter mais dicas de como manter o seu dinheiro entre as melhores aplicações financeiras em 2020, continue acompanhando o blog da Onze Investimentos.