Descubra o que é liquidez e seu papel na hora de investir

Por Redação Onze

o que é liquidez

Quando o assunto é investimentos, muitos fatores entram em jogo. É preciso analisar todas as opções com cautela para conseguir identificar as melhores opções. Nesse contexto, um dos itens que exercem grande influência nessa análise é entender o que é liquidez.

Por isso, se você está interessado em embarcar no mundo dos investimentos, confira o artigo a seguir e entenda o que é liquidez, como ela funciona e qual o impacto na hora de investir.

O que é liquidez no mundo dos investimentos?

De maneira geral, a ideia do que é liquidez está diretamente ligada com a velocidade e facilidade com que podemos converter um determinado investimento em dinheiro. Por isso, é tão importante entender e levar em consideração o risco de liquidez de qualquer investimento.

Quando esse processo é realizado de maneira ágil, dizemos que é um investimento de alta liquidez.

Em contrapartida, quanto mais demorado e difícil for transformar o investimento em rendimento, menor será a sua liquidez. Podemos pegar um imóvel como exemplo de investimento de baixa liquidez, visto que pode levar tempo para vendê-lo e muitos fatores estão envolvidos nesse processo.

E o que é liquidez diária?

A liquidez diária está relacionada com a possibilidade de resgatar um investimento no momento que quisermos. Sabendo disso, é possível dizer que esse tipo de liquidez é a que garante a segurança na transição de um negócio. Nesses casos, todo investimento com liquidez diária será acompanhado com a sigla d+0.

Índices de rentabilidade: o que são e quais os principais do mercado.

Por que a liquidez é um fator importante?

Tendo em vista o conceito do que é liquidez, podemos constatar a sua importância. Para que uma aplicação financeira dê bons resultados, será necessário que haja um planejamento financeiro para evitar possíveis imprevistos.

É fundamental que o investidor tenha o cuidado de não aplicar todo o seu dinheiro como uma reserva de emergência. Uma vez que tudo o que é investido deve ser revertido em dinheiro no futuro, uma boa liquidez se faz necessária, principalmente em tempos de instabilidade econômica no país.

Fatores de análise: diferença entre liquidez, rentabilidade e risco de um investimento

Na hora de investir também é importante levar em consideração todos os fatores de análise, com destaque para liquidez, rentabilidade e risco de investimento.

Por isso, trazemos a seguir a diferença entre cada um deles. Confira:

  • Liquidez: A liquidez, como já explicado anteriormente, está diretamente ligada à velocidade e facilidade com que o investimento se torna lucro;
  • Rentabilidade: A rentabilidade está relacionada ao quanto você recebe pelo seu investimentos. Ou seja, a capacidade daquele investimento se tornar rentável financeiramente. Um investimento pode ser rentável e ter pouca liquidez ou ter muita liquidez e pouca rentabilidade, isso dependerá do modo de aplicação;
  • Risco de investimento: O risco de investimento está relacionado ao grau de incerteza quanto à rentabilidade da aplicação. Nele, você deverá considerar fatores como: chances de perder todo o dinheiro investido, ter um retorno abaixo do esperado e, em último caso, de a perda ultrapassar o valor do investimento. Por isso, é importante conhecer os investimentos mais rentáveis antes de aplicar o seu dinheiro.

Por que analisar cada um antes de escolher um investimento?

Antes de fazer qualquer aplicação ou investimento, é indispensável fazer a análise de cada ponto apresentado no tópico anterior.

Entender o que é liquidez será importante para saber em quanto tempo e o quão fácil você conseguirá o retorno do investimento feito. A rentabilidade irá apresentar o quanto você irá ganhar em troca daquele investimento.

E, por último, o risco de investimento lhe deixará atento aos perigos que podem cercar o negócio. Portanto, nenhum desses fatores deverá ser descartado ou esquecido na hora de aplicar o dinheiro.

Leia também: Curva de rendimento: o que é e como funciona?

Quais os riscos da liquidez de investimentos?

Apesar de muitos investimentos serem convertidos rapidamente em dinheiro, alguns deles podem demorar a trazer uma boa liquidez. Então, sabendo disso, é interessante analisar seus riscos.

  • Imóveis: caso haja uma necessidade imediata de capital, o proprietário de um imóvel não irá conseguir transformá-lo em dinheiro com facilidade. Dessa forma, ele será forçado a vender o imóvel por um preço menor do que o de mercado. Esse é o risco de liquidez desse investimento;
  • Ações: como um investimento de longo prazo, a liquidez terá um período mais estendido. O risco está presente em investir em ações com pouco volume de negociação, fazendo com que o comprador precise vender a ação com um valor abaixo do mercado;
  • Liquidez pessoal: esse tipo de liquidez ocorre quando um investidor decide aplicar em um ativo sem liquidez com a intenção de ter uma rentabilidade maior. O problema é: caso o investidor precise do dinheiro, terá que recorrer a alguma linha de crédito.

Como se planejar

Ficar atento aos prazos e a liquidez são os primeiros passos para um bom planejamento. Assim, caso aconteça algum imprevisto durante o investimento, é importante manter pelo menos uma parte dos investimentos em áreas de grande liquidez.

Uma dica: invista em produtos que possam cobrir entre três e seis meses das despesas gerais.

Como descobrir a liquidez de um investimento

Para descobrir a liquidez de um investimento será preciso:

  • Saber a demanda do mercado;
  • Saber qual é o tipo de ativo;
  • Descobrir qual é o preço desse ativo (quanto mais alto, menor a liquidez);
  • Entender as regras das aplicações financeiras.

Além disso, é preciso levar em conta que:

  • Os prazos de resgate de um investimento são determinados pelas siglas d+0, d+1, d+2 e assim por diante;
  • D+0 significa que qualquer ordem de aplicação ou resgate será processada no mesmo dia;
  • D+1 significa que essa ordem poderá levar até 1 dia útil para ser processada;
  • D+2 levará até 2 dias úteis para ser processada.

Investimentos com liquidez alta e baixa

Para saber mais, os principais tipos de investimento e sua liquidez são:

  • Poupança: possui liquidez diária e rende após 30 dias de aplicação;
  • Tesouro Direto: liquidez diária com rentabilidade superior à poupança e pode levar 1 dia útil para o resgate cair na conta;
  • Fundos de investimento: maior liquidez, podendo se encaixar em d+0 ou d+1;
  • Certificado de Depósito Bancário: Você pode optar entre liquidez diária ou resgate para o prazo de vencimento;
  • Ações: você correrá mais riscos, mas poderá ser uma boa opção. O tipo de liquidez dependerá do tipo de ação.

A liquidez pode ser positiva ou negativa

A liquidez positiva representa um bom grau de liquidez e deve ser maior que 1, trazendo bons rendimentos para o investimento. Já a liquidez negativa não trará benefícios ao investimento e não será capaz de quitar as dívidas que você possui no momento.

Agora que você já sabe o que é liquidez e qual a sua importância na hora de investir, aproveite e confira quais são os 12 melhores aplicativos de finanças. Também acesse o blog da Onze com os assuntos mais importantes do mercado financeiro.