Orçamento familiar: como planejar e investir para o futuro

Por Redação Onze

Orçamento familiar

Controlar o orçamento familiar é o primeiro passo para garantir sua saúde financeira e investir para o futuro.

Mas, para muitas pessoas, essa não tem sido uma prioridade: 58% dos brasileiros não se dedicam às próprias finanças, segundo uma pesquisa do SPC Brasil divulgada pela Agência Brasil em 2018.

Esse número é preocupante, pois o planejamento financeiro é o único caminho para evitar o endividamento, manter as contas em dia e atingir objetivos financeiros — seja a compra de um imóvel, viagens ou aposentadoria tranquila

Se você quer fugir da estatística e planejar seu orçamento familiar com responsabilidade, este artigo tem muitas dicas úteis.

Siga a leitura e assuma o controle da sua vida financeira. 

Importância do orçamento familiar

O orçamento familiar é sua principal ferramenta de controle financeiro, que permite ter uma visão clara das receitas e despesas em casa. Com ele, você consegue equilibrar suas contas, atingir objetivos financeiros e planejar o futuro com mais segurança e tranquilidade.

Basicamente, fazer seu orçamento familiar significa registrar tudo o que entra (salário, rendimentos de aplicações, pensões, etc.) e tudo o que sai (contas, aluguel, impostos, etc.) da sua conta bancária. O objetivo, claro, é gastar menos do que se ganha — e, preferencialmente, investir esse excedente. 

Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, divulgados pelo IBGE na Revista Exame em 2019, as famílias brasileiras gastaram, em média, R$ 4.649,03 por mês em 2018. Desse total, as despesas de consumo representaram 81% do orçamento familiar, enquanto impostos levaram 11,7%.

Os brasileiros também reservaram 3,2% ao pagamento de suas dívidas, enquanto 61% são gastos somente com alimentos e habitação. Enquanto isso, apenas 4,1% do orçamento foi destinado ao aumento do patrimônio, incluindo aquisição e reforma de imóveis, investimentos e aplicações — há 10 anos, as famílias destinavam 5,8% para esse fim. 

Ou seja: com os efeitos da crise econômica, as pessoas estão pagando mais dívidas, adquirindo menos bens e aumentando seu custo de vida. Nesse momento, é ainda mais importante manter o controle do orçamento familiar e reduzir os gastos ao máximo. 

Como planejar o orçamento familiar

Em alguns passos simples, é possível planejar seu orçamento familiar e alcançar suas metas financeiras em curto e longo prazo. 

Veja como organizar suas finanças facilmente. 

1. Comece colocando ordem na casa

O primeiro passo para criar seu orçamento familiar é descobrir exatamente como seu dinheiro está sendo gasto e quais são as fontes de renda. Para isso, comece anotando todos os gastos fixos mensais, como contas de água, luz, telefone e alimentação, e também os gastos variáveis com lazer, vestuário, cuidados pessoais, etc.

Depois, some todas as fontes de renda da família, considerando salários, rendimentos de aplicações, aluguéis, pensões, etc. Então, basta comparar o dinheiro que entra com os gastos totais do período. 

2. Faça a média dos gastos e ganhos

Ao acompanhar seus gastos e ganhos rigorosamente, você terá uma média de despesas e receitas mensais da casa para usar como referência no planejamento. 

Uma dica é utilizar um aplicativo de controle financeiro para registrar automaticamente suas receitas e despesas. Assim, você terá uma visão clara dos maiores gastos e possíveis excessos do orçamento familiar, e poderá estimar o orçamento do mês seguinte.

3. Estabeleça suas metas financeiras

Com o orçamento familiar sob controle, você já pode estabelecer suas metas financeiras de curto e longo prazo. No curto prazo, você deve listar produtos e serviços que pretende adquirir. Já no longo prazo, entram viagens, aposentadoria, compra de automóveis, compra de imóveis, pagamento da pós-graduação, entre outros objetivos financeiros.

Ao mesmo tempo, você deverá estimar uma quantia mensal que deve ser economizada para atingir essas metas — ou, se for utilizar o crédito, deve planejar as parcelas e juros como próximas despesas. 

4. Envolva a família no planejamento

Para que você consiga alcançar as metas de economia, é fundamental que a família toda seja envolvida no orçamento. Isso inclui as crianças, que devem ter seu papel no controle de despesas — desde o hábito de apagar as luzes até a consciência sobre os próprios gastos.

Não se esqueça também de evitar as compras por impulso e gastos supérfluos. Com todos comprometidos, será muito mais fácil reduzir os gastos e garantir o excedente necessário no final do mês.

5. Poupe para fazer uma reserva e investir

O ideal é poupar no mínimo 10% da sua renda mensal para fazer sua reserva de emergência e investir em ativos que possam multiplicar seu patrimônio. Dessa forma, você garante o futuro em vez de usar seu dinheiro apenas de forma imediatista. 

Com o aumento da expectativa de vida, é melhor planejar bem sua situação financeira lá na frente. 

Como investir dinheiro do orçamento familiar

Você tem várias opções para investir o dinheiro que poupar do orçamento familiar e fazê-lo render. Para começar, saiba que a poupança não é um investimento muito rentável se o seu objetivo é aumentar seu patrimônio.

As aplicações ideais vão depender do seu perfil de investidor, que pode ser mais conservador, moderado ou mesmo arrojado, de acordo com a sua tolerância ao risco e apetite por ganhos. 

Os mais conservadores preferem fundos e ativos de renda fixa menos voláteis como Tesouro Direto, CDB e LCI, por exemplo,enquanto os mais ousados investem na renda variável para ter maior rentabilidade (ações, opções, contratos futuros, etc.).

Para uma opção de baixo risco e retornos em longo prazo, você pode investir em um plano de previdência privada complementar, que é focado justamente na construção de patrimônio e garantia de renda na aposentadoria — ou qualquer outro objetivo futuro. 

Esses fundos previdenciários alocam seus ativos de forma inteligente e diversificada, buscando os melhores retornos para aumentar sua futura renda. A Onze, por exemplo, oferece uma previdência corporativa com excelentes rendimentos e gestão simplificada.

Se quiser mais dicas sobre seu orçamento familiar, acompanhe nossos conteúdos e confira também as vantagens da previdência privada.