Previdência complementar fechada: alternativa para aposentadoria

Por Redação Onze

previdência complementar fechada

Há boas razões para você pensar em uma previdência complementar fechada hoje mesmo.

Esse é o caso, por exemplo, se a projeção é de dificuldade futura para pagar as contas, contando somente com um benefício do INSS.

Nesse cenário, você vai precisar de um reforço no orçamento, algo que encontra na previdência privada. O modelo oferecido por empresas e instituições possui uma série de vantagens para os profissionais.

Mas, para participar dos fundos de pensão, você precisa se enquadrar em alguns quesitos. 

Você sabe quais são? Confira todos eles neste artigo!

O que é Previdência Complementar Fechada?

Antes de falar em previdência complementar fechada, precisamos entender que, no Brasil, são duas as principais modalidades de aposentadoria: a social e a privada.

A previdência social é administrada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem diversas regras – dentre elas, um teto para pagamento do benefício. Além disso, a aposentadoria pelo INSS é suscetível a mudanças políticas incontroláveis pelos seus beneficiados. 

Já a previdência complementar – também chamada de privada – é uma maneira para assegurar uma renda maior ao se aposentar. O Regime de Previdência Complementar permite que o indivíduo escolha o quanto e por quanto tempo ele vai contribuir.

Assim, ele tem maior controle sobre o seu próprio investimento e, dessa forma, um planejamento mais organizado sobre as suas contas futuras.

Além disso, são oferecidas duas modalidades de planos para aposentadoria privada. São elas: a previdência complementar aberta (que veremos mais à frente) e a fechada.

Como o próprio nome já sugere, a previdência complementar fechada é oferecida por administradoras a grupos fechados de funcionários de uma empresa ou membros de entidades ou classes profissionais.

Ou seja, para contratar um plano privado fechado, a pessoa deve trabalhar ou ser filiada a uma dessas instituições – chamadas de patrocinadoras. Por lei, os também chamados “fundos de pensão” devem ser sem fins lucrativos.

Mas, para sua gestão, são cobradas taxas administrativas dos contribuintes.

As administradoras dos fundos de pensão aplicam as contribuições em investimentos de renda fixa e variável.

No longo prazo, elas remuneram os participantes de acordo com o tipo de previdência privada contratada.

O modelo faz parte das políticas de gestão de recursos humanos das organizações, estabelecendo elos duradouros com os colaboradores. Para os beneficiados, a modalidade traz maior solidez para sua aposentadoria.

Previdência complementar fechada x aberta

Como vimos, os fundos de pensão são destinados a grupos fechados.

Ou seja, para contribuir e se beneficiar da aposentadoria complementar, o indivíduo deve estar vinculado a uma empresa patrocinadora.

Essa operação é realizada pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

Mas e quem não tem relação com alguma dessas empresas? Como contratar um plano de previdência privada?

Existem, para isso, as Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC).

Elas são sociedades anônimas com fins lucrativos que oferecem planos de aposentadoria complementar.

Assim, o contratante escolhe o valor e o tempo de contribuição que sejam adequados a seu orçamento, mesmo que ele não esteja vinculado às empresas patrocinadoras.

Tipos de Fundos de Pensão

Quem tem a possibilidade de contratar um plano de previdência complementar fechada pode escolher entre um dos três tipos de fundos de pensão. São eles: benefício definido, contribuição definida e plano misto.

Veja, então, como eles funcionam e fique atento às regras oferecidas pelas patrocinadoras.

Benefício definido

Nesse tipo de contribuição, o benefício que será recebido futuramente fica estabelecido.

O valor das contribuições, contudo, pode variar ao longo do tempo, a fim de garantir que se cumpra com o pagamento do valor futuro. A aposentadoria pode ser definida como um determinado percentual ou uma quantia fixa.

Fique atento, no entanto, pois o valor mensal a ser pago pode sofrer alterações durante o período de contribuição.

Contribuição definida

Como o nome sugere, a quantia paga mensalmente é fixa.

Nesse caso, o que altera é o valor que o participante receberá ao fim do tempo de contribuição.

Dessa maneira, quando for resgatar o saldo da previdência privada fechada, sua aposentadoria dependerá de fatores como valores acumulados, rentabilidade, investimentos realizados e outros.

Planos mistos

Por fim, existe a possibilidade de serem oferecidos os planos mistos.

Eles mesclam características dos planos de benefício definido e de contribuição definida, e é por isso que se torna extremamente importante conferir as condições oferecidas pelas patrocinadoras nesse caso.

Como a Onze aproxima você da previdência complementar

Muito provavelmente seu custo de vida de hoje não seria coberto com a aposentadoria oferecida pelo INSS, certo?

Por isso, você não deve esperar estar próximo de encerrar suas atividades profissionais para descobrir que o benefício público não cobre seu orçamento mensal.

E a previdência complementar fechada acaba sendo uma das maneiras mais seguras de manter seu nível de vida atual no futuro.

A Onze é sua parceira nesse projeto!

Em nossa calculadora, você pode fazer uma simulação rápida e gratuita sobre quanto tempo falta para sua aposentadoria.

Além disso, em nosso blog, pode conferir diversos materiais de orientação para um plano de previdência privada que caiba no seu bolso.

E lembre-se: quanto antes você começar a poupar e investir, menores serão as parcelas e mais seguros você e sua família ficarão.

Não perca tempo e conheça todas as possibilidades para construir seu futuro com mais conforto e segurança.