Previdência Icatu: 5 coisas que você precisa saber antes de investir

Por Redação Onze

previdência icatu

No primeiro momento, quando pensamos em previdência, sempre atrelamos seu significado à aposentadoria, porém, a previdência privada pode servir para muitos outros planos e metas.

Na verdade, a previdência é indicada para qualquer objetivo de longo prazo, seja para comprar uma casa, conseguir independência financeira ou complementar a aposentadoria.

Na hora de investir em previdências privadas, o ideal é que você entenda muito bem o funcionamento de cada uma para que possa escolher com consciência, qual se encaixa melhor às suas possibilidades e anseios.

Dito isso, vamos analisar a previdência Icatu, quais são seus rendimentos, condições, vantagens e desvantagens.

5 coisas que você precisa saber sobre a Previdência Icatu

Todo fundo de previdência é dividido em dois momentos: acumulação e resgate. É um investimento bastante simples e funciona da seguinte forma. Na fase inicial de acumulação, o investidor aplica um montante inicial, define as aplicações mensais, escolhe um beneficiário e passa anos investindo. Depois de passado o prazo definido para o resgate, o investidor escolhe como quer receber de volta os juros e o capital acumulado ao longo dos anos.

Com a Previdência Icatu, a lógica de funcionamento é a mesma, e o que difere é o modo como isso é feito. Por isso, separamos os cinco aspectos essenciais que você precisa conhecer a respeito da Previdência Icatu

1) Investimento inicial e mensal

A previdência Icatu oferece a opção de depósito mensal e aporte inicial à escolha do cliente. Além disso, também existe a flexibilidade de mudar o valor que está sendo investido.

Também pode-se fazer contribuições extras sempre que sobrar algum dinheiro, suspender as contribuições pelo período que desejar ou até mesmo resgatar o valor acumulado caso surja algum imprevisto que gere essa necessidade.

2) Rendimento

A previdência Icatu oferece rentabilidades diferentes de acordo com cada perfil de investidor. As rentabilidades estão divididas em três categorias: conservador, moderado e agressivo.

Dependendo do perfil selecionado pelo investidor, o fundo atuará com um tipo de gestão com mais ou menos riscos e com maior ou menor porcentagem de rendimento.

No perfil conservador, a rentabilidade líquida é estimada em 4% ao ano e esta opção possui um portfólio de investimentos composto totalmente por renda fixa.

Para os moderados, a rentabilidade líquida é estimada em 6% ao ano e a projeção é feita com base em uma carteira composta por 89% de renda fixa e 11% em ações.

Já os agressivos, atingem uma rentabilidade líquida estimada em 8% e isso será possível através do investimento em 66% em renda fixa e em 34% ações.

3) Condições e contrato

A previdência Icatu oferece diversas opções personalizadas de condições e contratos, a depender do perfil do investidor e do objetivo pretendido de cada um.

Todavia, mesmo dentro de todas as variáveis e personalizações, há dois tipos de plano de previdência: os PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e os VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), sendo a diferença principal entre eles a tributação.

PGBL

O Plano Gerador de Benefício Livre é o mais indicado. Serve para pessoas que fazem a declaração completa no IR, pois as contribuições são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, reduzindo o imposto a ser pago ou aumentando o valor a restituir.

Se o participante realizar um resgate, o IR incidirá sobre o valor total resgatado. Caso o participante contrate o benefício sobre a forma de renda, o IR incidirá sobre o valor da renda obtida.

VGBL

O Vida Gerador de Benefício Livre é um seguro de vida individual com cobertura por sobrevivência, e é ideal para pessoas que declaram o IR no modelo simplificado. As contribuições no VGBL não são dedutíveis da base de cálculo do IR do participante. Porém, no momento da contratação de renda ou resgate dos recursos, o IR incidirá apenas sobre os rendimentos.

4) Tempo de investimento

O tempo de investimento é definido pelo investidor, mesmo que ainda não tenha chegado a esse prazo definido previamente. Na Previdência Icatu, você pode solicitar o resgate total ou parcial do valor acumulado, independentemente do número de contribuições pagas.

No entanto, a seguradora estabelece um período de carência que determina que não poderão ser realizados resgates em intervalos inferiores ao estabelecido no plano. Esse período de carência varia de 60 dias a 6 meses, a depender do plano escolhido.

As informações sobre os prazos exatos de carência são importantes na hora de eleger o plano que mais se adequa a você.

5) Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens, está a possibilidade de fazer um plano personalizado, a opção de portabilidade, caso não esteja satisfeito com os resultados. E, por último, a disciplina de poupar dinheiro.

Entre as desvantagens, podemos citar as taxas de administração e carregamento, os períodos de carência e a tributação.

Como são altamente personalizáveis, o crucial é entender qual fundo de previdência mais se adequa às suas necessidades e estar sempre atento às taxas e rendimentos. Existem ótimos fundos de previdência e outros fundos que rendem pouco.

A Onze Invest te ajuda a avaliar essa e outras previdências privadas para que você possa chegar à melhor alternativa para alcançar seus objetivos. Entre em contato conosco pelo nosso site!