4Ps da riqueza: conheça essa fórmula e enriqueça!

Por Redação Onze

Quem não quer ficar rico, não é mesmo? Se você não tem perspectiva de ser herdeiro de alguma fortuna, existem maneiras melhores e até mais fáceis para o caminho da riqueza do que ganhar na loteria. O mais importante é dar o primeiro passo, deixar de lado a procrastinação e parar com as desculpas de falta de tempo e de dinheiro.

A grande sacada é olhar para sua vida, para seus desejos e traçar seu próprio caminho. Dá para começar com pouco, desde que se tenha determinação e foco. Ficar rico nem sempre (ou quase nunca) é questão de sorte, mas de estratégia e planejamento.

O conceito dos 4Ps da riqueza foram idealizados por Rodrigo Kenji Suzuki, coach de carreira e qualidade de vida. Eles podem te ajudar a estabelecer planos e mudar os rumos da sua vida financeira para alcançar o sucesso fazendo o que você ama.

4Ps da riqueza  

Antes de mais nada, é preciso entender que riqueza é resultado não só de acúmulo de dinheiro e bens, mas de estilo de vida, trabalho, estudo de investimentos e disciplina.

Os 4 Ps da riqueza podem te ajudar a dar o primeiro passo para organizar a sua relação com o dinheiro, seus hábitos e posturas para o sucesso. Veja mais.

1º P – Propósito

Já dizia o escritor Lewis Carroll, por meio do personagem do gato para a pequena Alice no País das Maravilhas: “Se vocë não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”. O primeiro P é justamente sobre o que faltava para Alice naquele momento: propósito.

Muitas vezes é o que nos falta também, quando caímos na rotina e nos distanciamos do que verdadeiramente queremos. Sem um propósito, um objetivo, uma meta, todas as direções são possíveis e, bem, aí é muito fácil se perder, não é mesmo?

Por isso, saiba o que você quer. Se ainda não sabe, busque o que move seus sonhos, pense sobre seu ideal de vida. É no encontro com você mesmo que será possível encontrar seu propósito,  e onde quer chegar, para, aí sim, começar a trilhar seu caminho.

2º P – Perseverança

Encontrou seu propósito mas acha que é muito difícil e já vai desistir no primeiro obstáculo? Nada disso! Ninguém está dizendo que é fácil.

O segundo P é justamente sobre perseverança. Encare as adversidades não como problemas, mas sim como desafios que trazem maturidade, experiência e até mesmo autoconhecimento.

Você já leu a história de vida de pessoas de sucesso que você admira? J.K. Rolling, a autora de Harry Potter, recebeu inúmeros ”nãos” de editoras antes de vender 500 milhões de exemplares; Michelle Obama ouviu de seus professores na infância que ela jamais faria algo importante, antes de se tornar advogada; Stan Lee só começou a publicar suas Histórias em Quadrinhos depois dos 30 anos. E ainda existem muitas histórias, de Bill Gates, Steve Jobs, Michael Jordan, Walt Disney… O que não falta é inspiração para não desistir e perseverar!

Leia a biografia de alguma pessoa de sucesso que tenha a ver com o seu objetivo, com certeza você encontrará preciosas lições de persistência, resiliência e perseverança!

>>> Leia também: Como ganhar o primeiro milhão?

3º P – Postura

Compreendendo seu propósito de vida e sabendo que terá que ser perseverante, o terceiro P traz a sabedoria da postura.

Não nos faltam exemplos de superação, mas se tem algo que existe muito também são pessoas querendo nos colocar para baixo. Sempre terão pessoas que dirão que você está maluco e que sua ideia é absurda. Simplesmente não dê ouvidos, mantenha-se firme.

Ter uma postura inabalável é agir com otimismo, utilizar a clareza do seu propósito para não deixar que nada abale seu sonho. Ninguém vence sendo pessimista e dando ouvidos a críticas infundadas.

Foque no seu objetivo e no compromisso com você mesmo por saber qual caminho está trilhando e vá em frente. Enfrente os maus agouros e siga, de coluna ereta e cabeça erguida, sem jamais perder de vista que ser positivo já é metade do caminho!

4º P – Potência

Você está alinhado com seu propósito, perseverante e em dia com a sua postura firme?  O quarto P é para se pensar sobre a potência das suas atitudes.

Tecnicamente, a potência é a capacidade de transformar uma energia em outro tipo de energia, ou seja, é o vigor e a força que você pode colocar em cada atitude diária para transformar seus objetivos em realidade.

Grandes sonhos exigem muito trabalho e determinação. É importante colocar-se em movimento direcionado para suas metas, e quanto mais potência, maiores e mais rápidos vêm os resultados. Potência é poder de mudança e intensidade nas ações.  E é por isso que ele faz parte dos 4Ps da riqueza.

Como seguir os 4Ps da riqueza

Para auxiliar no planejamento e te ajudar a seguir os 4 Ps, separamos algumas dicas práticas que podem te ajudar:

  • Inclua no seu cotidiano técnicas de meditação e mindfulness: se conhecer pode ser um passo importante para encontrar seu propósito e potencializar sua perseverança!
  • Mapeie seus hábitos: onde dá para encaixar mais positividade na sua vida?
  • Encontre pessoas que buscam objetivos semelhantes aos seus: dialogar com seus pares e trocar ideias pode ampliar ainda mais seus horizontes.
  • Faça um planner com sua agenda, incluindo atitudes diárias que o farão atingir seu objetivo: coloque potência nessas ações.

Além disso, você pode conferir aqui mais algumas das nossas dicas para seu sucesso financeiro.

Os  Ps da riqueza não tratam de fórmulas mágicas para o sucesso financeiro, mas de mudanças de mindset, de conhecer-se a fundo, de se tornar uma pessoa com atitude.

É sobre como se relacionar consigo mesmo, com os desafios e estabelecer metas, sejam elas quais forem: de aposentadoria, de montante de dinheiro e bens, de viagens, de planos de vida ou projetos pessoais. A partir daí, é só aproveitar as aprendizagens do caminho rumo à sua riqueza.

E aí, está pronto para construir o seu caminho para a riqueza? Você sabia que pode contar com ajuda para isso? A Onze Investimentos poderá lhe ajudar a trilhar esse caminho. Inscreva-se hoje ainda.