O que é e como avaliar risco e retorno nos investimentos

Por Redação Onze

risco e retorno

Todo investimento pressupõe um retorno financeiro, mas também um risco, correto? Sendo ele em maior ou menor grau. Agora, como avaliar risco e retorno de investimentos de forma a tomar uma decisão antes de fechar um negócio? É o que vamos responder ao longo deste artigo.

Risco e retorno

Começamos pelo conceito de risco. Pois bem. Em finanças, risco é a probabilidade de que o retorno seja menor do que o padrão histórico observado. Existe uma série de fatores de risco, sendo alguns deles:

  • Inflação
  • Volatilidade (desvio padrão)
  • Baixa produtividade de uma empresa
  • Quebra da empresa
  • Crises econômicas
  • Mudanças no câmbio

Com tantos tipos diferentes de riscos em jogo, nem é preciso dizer que quantificar o risco de um investimento é muito difícil – apesar de ser avaliável, como mostraremos mais adiante.

Vamos, então, para o conceito de retorno. O retorno de investimento é a porcentagem de lucro obtida sobre o investimento inicial, ou o retorno de um ativo durante um determinado período de tempo. Também chamado de ROI, inglês para retorno do investimento, esse é um dos indicativos mais importantes do mundo financeiro e um parâmetro muito abrangente, podendo ser utilizado para avaliar desde campanhas de marketing até a aquisição de um título de renda fixa. Para o investidor, o ROI é o indicador de mais interesse. No fim, todos querem saber o quanto ganharam, ganharão ou poderão ganhar (ou, infelizmente, perder) ao investir em um determinado negócio.

Avaliando o risco e retorno – ponto de equilíbrio

Risco e retorno precisam ser avaliados para que se tome decisões sobre realizar ou não determinado investimento. E como fazer essa avaliação? O mais indicado é contratar um consultor de investimentos para auxiliá-lo nesse processo. Basicamente, esse profissional tentará montar uma carteira para equilibrar risco e retorno, baseado no seu perfil de investidor, ou, em outras palavras, o quanto de risco você está disposto a correr.

Dito isso, é bom destacar que nenhum investimento é isento de riscos, nem mesmo poupança ou CDI, chamados de ativos livres de risco. O que acontece é que a probabilidade de você perder dinheiro com esses investimentos é ínfima. No entanto, a rentabilidade será bastante estável e, infelizmente, baixa. Já investimentos com alto risco possuem uma chance de rentabilidade muito maior.

O que um consultor provavelmente fará para equilibrar risco e retorno? Diversificará sua carteira de investimentos! Ele analisará retornos reais e estimados, além de dados econômicos e particularidades de cada investimento para que a possível perda em um fundo, por exemplo, compense a estabilidade de outro. Esse processo o ajudará a montar uma carteira de investimentos sólida, com a combinação certa de títulos para maximizar os retornos e minimizar os riscos.

Muitas vezes, será preciso realizar ajustes nessa carteira, já que o mercado é um ente em constante movimento e exige frequente reavaliação de investimentos. É por isso que contar com um suporte de profissionais especializados (ou casas de investimentos como a Onze) é fundamental para alcançar esse equilíbrio entre risco e retorno.

Índice de Sharpe – um cálculo de risco e retorno

O índice de Sharpe é um cálculo muito utilizado atualmente para determinar a rentabilidade de um investimento, considerando o seu risco. Ele considera quanto de retorno um determinado investimento entregou acima de um ativo livre de risco, como o CDI. O cálculo é feito da seguinte forma:

Calculando o Índice de Sharpe

Quanto maior o número resultante dessa equação, melhor a relação entre risco e retorno de um investimento.

Quer saber mais? Leia o artigo Índice de Sharpe: o que é e como funciona

Avaliar risco e retorno é essencial para compor uma carteira de investimentos equilibrada. Mais fundamental ainda é contar com a ajuda de um profissional para realizar essa avaliação e escolher os investimentos que se adequem ao perfil de cada investidor. Além disso, é importante estar sempre de olho no mercado para manter esse equilíbrio e ajustar a carteira quando necessário.

Sobre a Onze

Onze é uma casa de investimentos que tem o propósito de gerir o patrimônio financeiro de longo prazo dos investidores. Para isso, oferece planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia brasileira. A Onze também oferece uma experiência digital personalizada e simples, de modo que o investidor tenha acesso a produtos financeiros exclusivos a taxas justas.