Uber vale a pena? Como ser motorista de aplicativo

Encontrar uma renda extra ou principal é o objetivo de muitas pessoas, que gostariam de multiplicar seus ganhos e conseguir liberdade para trabalhar nos horários desejados. Nesse contexto, muitos ainda têm dúvida se o Uber vale a pena, devido as oportunidades que outros aplicativos trazem e também pela alta concorrência.

Para ajudar a entender esse tema e tomar a sua decisão, traremos as principais vantagens e desvantagens do Uber.

Além disso, mostraremos quanto ganha em média um motorista e no aplicativo e quais são os requisitos para ser um parceiro. Acompanhe a leitura!

Uber vale a pena? Prós e contras

Antes de conhecermos os prós e contras, é preciso conhecer o que é a Uber. Ela é uma empresa que disponibiliza uma plataforma online, que motoristas cadastrados e parceiros utilizam para conseguir passageiros.

As corridas são conseguidas por meio de um aplicativo de celular, pelo qual a Uber integra motoristas à usuários, facilitando o caminho para quem precisa de um deslocamento. A plataforma opera 24h por dia, durante todos os dias da semana, o que proporciona a liberdade para os parceiros decidirem o período de trabalho.

Deste modo, quanto mais trabalhar, mais dinheiro o motorista receberá, sendo ele o responsável pelos horários e pelo tempo de trabalho. Na sequência, veremos as principais vantagens e desvantagens desse aplicativo. Confira!

Vantagens

As vantagens do Uber para os motoristas são:

  • Liberdade: o motorista pode fazer seus horários e determinar o tempo de trabalho;
  • Demanda: o Uber tem milhares de usuários, o que garante uma boa demanda de corridas para os motoristas;
  • Descontos: É possível obter preços vantajosos em combustível, planos de telefonia e na compra de carros;
  • Suporte: os problemas podem ser resolvidos diretamente no aplicativo, facilitando a vida do motorista.

Desvantagens

Assim como tudo, o Uber também tem suas desvantagens, que são:

  • Alta concorrência: o número de motoristas é alto, o que pode diminuir a quantidade de passageiros. Além disso, quando muitos carros estão disponíveis para poucos passageiros, o valor da corrida diminui;
  • Sem salário fixo: os ganhos são variáveis e dependem do trabalho e demanda. Além disso, o parceiro atua como autônomo, logo não tem direito que um trabalho registrado traria, como a férias, FGTS, 13º e outros benefícios.
  • Insegurança: os assaltos, infelizmente, fazem parte da rotina dos motoristas, que podem sofrer perdas materiais e também físicas durante essas ocorrências.

Quanto ganha um motorista no Uber?

Uma das principais dúvidas sobre a Uber é o quanto ganha um motorista. Como a jornada diária de trabalho e a nota dos motoristas é variável, é difícil fazer estipular um valor correto, mas algumas estimativas podem ser feitas.

De acordo com informações da Isto é Dinheiro, um motorista Uber pode ganhar cerca de R$ 2 mil a R$ 3 mil reais líquidos por mês, no Brasil. Esse valor pode variar, de acordo com o número de horas trabalhadas pelo profissional, assim como a cidade e o movimento. A média feita pelo especialista considera um motorista que trabalha cerca de 10 horas por dia, durante 6 dias da semana.

Outro fator que pode influenciar os ganhos é a reputação do motorista no aplicativo. Quanto maior for a nota de avaliação dos passageiros, melhor serão os resultados obtidos, o que influencia diretamente no valor recebido.

Como ser motorista no Uber?

Agora, que já entendemos um pouco como funciona o aplicativo e qual pode ser a renda média conseguida, vamos ver o que deve ser feito para trabalhar como motorista no Uber.

O primeiro passo é o cadastramento com a empresa. A entrega dos documentos é feita por de modo digital por meio do site da Uber. Os interessados precisam ter no mínimo 21 anos e a CNH precisa ser da categoria B ou superior, com a observação “Exerce Atividade Remunerada – EAR”.

Caso você não tenha essa especificação, é necessário acionar o Detran e pedir a alteração, que será concedida após um exame psicotécnico e a emissão de uma nova CNH com a observação. Além disso, é necessário apresentar um Atestado de Antecedentes Criminais, comprovando que você não tem nenhuma pendência com a justiça.

Veículo

Além das exigências para o motorista, a Uber também tem alguns requisitos para o carro, que precisa se encaixar nesse perfil:

  • a partir de ano modelo 2008;
  • 4 portas e 5 lugares;
  • ar condicionado.

Também não são aceitos carros com placa vermelha, pick-ups, vans e caminhonetes. Outra restrição é sobre os veículos adesivados, plotados, sinistrados e com alteração no sistema de suspensão ou freios.

Uber x outros apps

Quem pretende trabalhar como motorista não tem apenas uma opção de aplicativo. Além do Uber, existem outras alternativas, sendo importante conhecer as informações sobre cada uma delas.

As três principais opções para os motoristas são Uber, Cabify e 99. As taxas cobradas são calculadas de forma individual por cada aplicativo, sendo que os valores são aproximados.

Uma das principais vantagens do Uber é a demanda, que costuma ser maior do que a de seus concorrentes. Outro benefício é a facilidade de comunicação com o suporte, facilitando a vida do motorista.

Outras vantagens estão relacionadas aos descontos oferecidos para os parceiros. É possível conseguir preços vantajosos em postos de combustíveis, desconto na compra de carros e valores promocionais em planos de telefonia. Desse modo, o motorista consegue economizar e potencializar o lucro.

Neste artigo, você recebeu informações que ajudam a decidir se o Uber vale a pena. Como vimos, ele é um aplicativo consolidado e que tem bastante demanda, dando espaço para os motoristas trabalharem e tirarem o seu ganho mensal. Os resultados obtidos dependem muito do tempo trabalhado e da demanda de passageiros, porém, a fama do aplicativo faz com que ele tenha milhares de usuários, tornando mais fácil a vida dos parceiros.

Gostou de aprender sobre este tema? Então, aproveite para ver outros conteúdos da Onze e receber mais informações sobre finanças e investimentos!