Value at Risk: saiba como avaliar os riscos de seu investimento

Por Redação Onze

Value-at-Risk

Se você já é ou pensa em se tornar um investidor, certamente já se deparou com alguns termos aparentemente complexos. O Value at Risk (VaR) pode ser um deles.

Este é um método popular para mensuração de risco. Através do VaR calcula-se a probabilidade de um investimento gerar perda, durante um determinado período e contra um determinado nível de confiança.

Além disso, os investidores têm uma indicação do nível de risco que vão assumir com um determinado investimento. Isso pode ajudá-los a decidir se o ganho possível vale a perda máxima potencial.

Entenda melhor o conceito, sua aplicação e importância para seus investimentos a seguir.

Entendendo o Value at Risk

A modelagem de VaR determina o potencial de perda na entidade que está sendo avaliada, assim como a probabilidade de ocorrência da perda definida.

Mensura-se o Value at Risk avaliando a quantidade de perda potencial, a probabilidade de ocorrência da quantidade de perda e o prazo.

Os bancos de investimento geralmente aplicam a modelagem de VaR ao risco em toda a empresa. Isso ocorre devido ao potencial de mesas de negociação independentes exporem involuntariamente a empresa a ativos altamente correlacionados.

O uso de uma avaliação de Value at Risk permite determinar os riscos cumulativos de posições agregadas mantidas por diferentes mesas de negociação e departamentos da instituição. Usando os dados fornecidos pela modelagem do VaR, as instituições financeiras podem determinar se possuem reservas de capital suficientes para cobrir perdas ou se riscos acima do aceitável exigem a redução nas participações concentradas.

Mas o Value at Risk não se aplica apenas para grandes empresas ou investidores: ele pode ser calculado tanto para um ativo quanto para um portfólio de múltiplos ativos de uma empresa inteira.

Ou seja: mesmo que você tenha pouco dinheiro para investir, é importante calcular o VaR sobre suas movimentações.

5 vantagens de aplicar o Value at Risk (VaR)

Seja qual for o seu perfil de investidor, entender o conceito e aplicar o VaR é estratégico e ajuda a avaliar os riscos de uma movimentação financeira, independentemente de seu porte. Além disso, o Value at Risk é / tem:

1) Fácil de entender

Value at Risk é um número único que indica a extensão do risco em um determinado portfólio. Este valor é mensurado em unidades de preço ou em porcentagem. Isso torna a interpretação e o entendimento relativamente simples.

2) Eficaz na localização dos fatores de risco de mercado

Os principais direcionadores do Value at Risk são as posições e a volatilidade dos preços dos mercados de commodities.

O modelo VaR mostra as posições e a volatilidade por mês, fornecendo uma visão completa dos fatores de risco.

3) Aplicabilidade facilitada

Aplicável a todos os tipos de ativos – títulos, ações, derivativos, moedas, entre outros – pode ser facilmente usado por diferentes bancos e instituições financeiras para avaliar a lucratividade e o risco de diferentes investimentos e alocar o risco com base no Value at Risk.

4) Garantia de não comprometimento dos limites de negociação

A cada dia o modelo compara o VaR calculado com o limite apropriado do VaR. Dessa forma cada investidor pode definir o limite não só em seu portfólio total, mas também em um subnível (livro, mercadoria, etc.).

Caso um limite de VaR seja violado, é dado um sinal claro que pode ser usado para reduzir o risco de mercado.

5) Universal

O valor do Value at Risk é amplamente utilizado, por isso é um padrão aceito na compra, venda ou recomendação de ativos.

Como calcular o Value at Risk na prática

Um cálculo de VaR consiste em três elementos:

  • Nível de confiança: este elemento representa a chance de um determinado risco ocorrer;
  • Intervalo de tempo: representa o período de tempo durante o qual a perda pode ser realizada. Isso pode ser expresso em períodos diários, mensais ou mesmo anuais. Esse elemento é um fator para determinar se um investimento representa um risco de curto ou longo prazo;
  • Perda máxima esperada: elemento crucial, já que indica qual seria o pior cenário, caso o risco se tornasse realidade. Esse elemento deve ser considerado antes de fazer um investimento, para determinar o que essa perda máxima pode fazer em uma conta de negociação. Além disso, pode auxiliar a decidir se a perda é aceitável, considerando o lucro potencial obtido no investimento.

A grande questão na hora de calcular o VaR está justamente em suas limitações. Existem métodos diferentes de cálculo, que podem gerar resultados diferentes usando os mesmos dados.

Além disso, como ele calcula a perda potencial no espectro do nível de confiança, não há indicação alguma do tamanho da perda que está fora desse espectro.

Por isso a melhor solução é contar com especialistas – como o time da Onze Investimentos. Clique e descubra quais são os investimentos mais adequado para seu perfil e metas.